balde branco

Importância do NUL

Marina Danes
professora do Departamento de Zootecnia da Universidade de Lavras (MG)

A forma mais útil de se obter informação sobre NUL (nitrogênio ureico no leite) é por meio das amostras individuais, fazendo a média dos resultados por lote de vacas, já que é a unidade de alimentação na fazenda. Nessas amostras, a análise mensal é adequada, pois geralmente é a frequência com que a dieta é reformulada. Para animais em pastagens, a composição da forragem varia mais e, como geralmente todas as vacas pastejam juntas, a análise de tanque se torna mais útil para detectar grandes variações e pode ser feita com maior frequência. A análise de NUL no tanque pode ser semanal e combinada para ser enviada pelo laticínio junto com a de outras fazendas”

Pasto irrigado

Carlos Eduardo Freitas Carvalho
engenheiro agrônomo e consultor, especialista em pastagens irrigadas

Falar apenas em faturamento por área não traduz a lucratividade do sistema de irrigação de pastagem. É necessário buscar, e a irrigação pode ajudar nesse quesito, a elevação das margens da atividade com a diminuição de volumosos mais caros, bem como na quantidade de concentrado para as vacas. Com esses fatores sendo alcançados, sistemas irrigados têm o potencial de atingir produtividades acima de 30.000 litros/ha/ano, desde que outros indicadores co­mo produtividade animal e estruturação do rebanho estejam adequados”

 

Bem-estar animal

Eduardo Falcão
proprietário da Estância Silvânia, em Caçapava (SP)

Foi todo um conceito de sistema de produção de leite, na Estância Silvânia, que desde o início focou no bem-estar animal, na conservação da natureza, sempre agregando novas práticas para se ter mais recursos naturais e menos impactos ambientais, mantendo a qualidade de vida não só dos animais, mas também das pessoas que moram e trabalham aqui. Com isso, a fazenda tornou-se a primeira na América Latina a ter certificação por bem-estar animal. Tudo para que os animais não sofram nenhum tipo de estresse. Isso pode ser facilmente constatado na hora da ordenha, quando as vacas continuam ruminando, não defecam e ficam muito bem adaptadas ao serviço ao qual estão sendo submetidas”

Homeopatia

Teresa Alves
pesquisadora da Embrapa Pecuária Sudeste

Os produtos homeopáticos são misturados à ração para diminuir problemas, como diarreia em bezerros, carrapatos nos animais e sistema imunológico debilitado. As primeiras semanas de vida do animal são as mais críticas, devido à imunidade baixa, e evitar a diarreia dos bovinos é essencial. Prevenir a incidência de parasitas nessa fase resulta em um bom desenvolvimento produtivo e reprodutivo do bezerro. Segundo pesquisa da Embrapa Pecuária Sudeste, de 2015, 25% dos animais tratados com homeopatia não tiveram nenhuma ocorrência de diarreia no período do experimento. O estudo foi realizado com bezerros de leite recém-nascidos até completarem 60 dias de vida”

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?