balde branco

Agrishow

Xico Graziano
conselheiro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS)

O resultado positivo da Agrishow, realizada de 25 a 29 de abril, em Ribeirão Preto (SP), confirma que o agronegócio se tornou o melhor negócio do Brasil. Em comparação com a última edição da feira, realizada em 2019, o valor das vendas de máquinas e implementos agrícolas cresceu 286,2%. Mesmo considerando a elevação de preços no período, os negócios efetivados atestam, objetivamente, um forte aquecimento do agro. Informação relevante: com o crédito rural oficial, subsidiado pelo Tesouro, anda travado, visto o teto do gasto público, as aquisições de bens agrícolas foram efetuadas com financiamentos lastreados em fontes de recursos privados. Fora do Plano Safra 2021/22″

Agenda ESG

Paulo Sérgio Silva Ramos
engenheiro agrônomo, diretor da Perene Agronegócios

Considero o ESG (sigal em inglês para ambiental, social e governança) como a ferramenta certa no sentido da profissionalização do produtor de leite. É a decisão mais acertada para aquele que deseja obter o melhor desempenho em sua propriedade, nos vários quesitos que cercam a produção. A agenda ESG passa a ser um norteador para os processos de melhoria dentro do seu ambiente familiar, produtivo, social e ambiental, seja qual for o porte da atividade leiteira. Por isso, não é um modismo ou, simplesmente, três novas letrinhas de um alfabeto temporário. Trata-se de uma filosofia de vida, uma questão conceitual, prática e de sobrevivência para a atividade leiteira”

Manejo eficiente

Felipe Dubenczuk
médico veterinário e produtor de leite do município de Getúlio Vargas (RS)

Na questão da sanidade, meu foco é reduzir a incidência de mastite na propriedade. Quando comecei a avaliar a questão da qualidade do leite na fazenda, eu tinha registros de 70% do rebanho positivo para Staphylococcus aureus, e foi uma grande dificuldade que tive na fazenda. Por isso, aos poucos, fui eliminando esses animais, e evitando que contaminassem o rebanho sadio. Segundo ponto associado a nutrição e sanidade, o pré-parto foi fundamental dentro da Fazenda Dubenczuk, pois ajustei o manejo de uma forma que os animais estão parindo bem. Aliás, é o principal momento em que vou evitar doenças, fazer com que esse animal seja mais produtivo e viabilizando a prenhez no pós-parto”

 

Sistema agroflorestal

João e Odália Neves
casal de produtores do Sítio São Francisco de Assis, em Major Vieira (SC)

Desde que começamos com o sistema agroflorestal (SAF), já conseguimos aumentar a quantidade de animais de 12 vacas com uma média de 12 litros de leite animal/dia em 2006, para 31 animais em lactação com uma média de 22 litros de leite por animal atualmente. Nossa meta para os próximos anos é chegar a 40 animais em lactação com uma média mínima de 25 litros de leite por animal/dia. Isso era uma meta muito distante antes do uso do SAF em nossa propriedade. Agora já vemos cada área de terra da propriedade como produtiva e conseguindo manter o equilíbrio com a natureza”

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?