balde branco

Expansão

Caio Vinicius Di Helena Rossato
presidente da Associação Brasileira de
Criadores de Búfalo (ABCB)

A bubalinocultura é a atividade pecuária que mais cresceu no País nos últimos 20 anos e, além de grande potencial econômico, tem grande importância social. Hoje, a atividade está consolidada na transformação do leite de búfala em derivados lácteos, respeitando o meio ambiente, o bem-estar animal e levando ao consumidor final produtos de excelente qualidade para a saúde”

Pesquisas

Renata Negri
pesquisadora da UFRGS, contratada pelo PMGG

O índice de temperatura e umidade (ITU), muito utilizado em estudos de estresse térmico, desempenha papel expressivo na caracterização de diferentes ambientes produtivos. Como o nome já diz, o índice combina, em uma única variável, os valores de temperatura e umidade relativa do ar e serve para avaliar o conforto ou desconforto (estresse térmico) do animal em relação ao ambiente. Em 2021, os trabalhos com termotolerância começaram a ser realizados dentro do PMGG. A partir da base de dados coletada pela Girolando por 20 anos, foi possível utilizar mais de 650 mil informações de controle leiteiro, de cerca de 69 mil vacas e com aproximadamente 21 mil animais genotipados, de forma a desenvolver um estudo minucioso do estresse térmico nas diferentes composições raciais”

Visão empresarial

André Luís Guimarães Diogo
médico veterinário e consultor técnico Educampo/Sebrae
do Leite e Feira de Queijos Artesanais, realizados nos dias 12 e 13 de julho, em Brasília (DF)

Hoje a atividade leiteira ficou, a meu ver, muito seletiva. Só restará na atividade o produtor que trata a propriedade como uma empresa rural, que busca, assim como uma grande empresa, comprar bem os insumos, estrategicamente, e a escala de produção. Quando falamos em escala, necessariamente não precisamos de volume de leite muito grande, mas sim de aumento na produtividade das vacas em lactação, além da mão de obra engajada, pois as pessoas são primordiais para superarem, junto ao produtor, os desafios impostos na atividade nos últimos anos”

Qualidade

Luiz Carlos Roma Júnior
diretor do Centro de Pesquisa Bovinos de Leite do Instituto de Zootecnia de São Paulo/Apta

É importante o produtor enxergar além dos números da qualidade do leite. Às vezes, os números podem parecer uma ‘punição’, mas na verdade é a partir desse número que deve começar o planejamento para o progresso do negócio (negócio leite). Os números estão para auxiliar em todos os aspectos envolvidos na produção e qualidade. Seja para o produtor, seja para os colaboradores (médicos veterinários, agrônomos, zootecnistas), são informações úteis para saber como e onde se deve melhorar”

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?