balde branco

Férias, merecidas férias

Celis Andressa Gasparetto e André Rego
produtores que saem de férias todos os anos

Quem nos substitui na lida do Rancho João? Temos uma pessoa treinada que sempre cobre nossas férias. É contratado na semana que antecede alguma viagem. Assim, ele fica sabendo de toda a rotina de trabalho. E conseguimos sair por algumas semanas. Em março, todas as vacas estarão secas e o trabalho consiste em trocá-las de piquete, tratar as novilhas e ofertar volumoso se necessário. E assim temos nossas férias e descanso merecidos”

Mastite

Alessandro de Sá Guimarães
pesquisador da Embrapa Gado de Leite

Uma das doenças mais importantes na pecuária leiteira é a mastite e o veterinário pode orientar o produtor com relação ao controle da doença no rebanho e no tratamento dos casos de mastite clínica. Ele também deve monitorar os agentes causadores da mastite em cada rebanho, por meio de testes microbiológicos seguidos por antibiogramas, em que é possível identificar as bactérias presentes e os antimicrobianos mais eficazes para tratamento (casos clínicos) e prevenção (vacas secas). Cada propriedade tem um perfil de agentes causadores de mastite e de sensibilidade a antimicrobianos, e o monitoramento desse perfil e registro dos casos de mastite subclínica e clínica é importante. Antes da compra de animais, é importante coletar amostras de leite para cultura microbiológica”

Manejo

Valdemiro Luís Dubenczuk
produtor em Getúlio Vargas (RS)

O período pré-parto é fundamental dentro da Fazenda Dubenczuk, tanto que ajusto o manejo de uma forma que os animais estão parindo bem. É o principal momento em que posso evitar doenças, fazer com que esse animal seja mais produtivo e viabilizando a prenhez no pós-parto. Dessa forma, o último mês de gestação é o principal momento no qual terei saúde de rebanho, produção e reprodução, desde que se faça uma boa gestão no pré-parto para sabermos qual será o futuro dessa vaca na próxima gestação”

Pegada de carbono

Pedro Arcuri
pesquisador da Embrapa Gado de Leite

Nos países produtores de leite, instituições de pesquisa, indústrias e governos estão procurando meios para diminuir a pegada de carbono, adaptando práticas de produção e fazendo com que essa nova atitude, diminuir a pegada de carbono, seja conhecida e entendida pelos consumidores nas cidades. Cumprindo sua missão de entregar soluções para os produtores rurais brasileiros, a Embrapa e seus parceiros estão desenvolvendo ferramentas para medir a pegada de carbono”

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?