balde branco

Trajetória

Mateus Ribeiro
zootecnista e coordenador
da consultoria Vacas & Homens

Não sei como falar do inicio da minha história na pecuária de leite. Por ser filho de produtor, quando vi já estava lá no curral às 5h da manhã, soltando e amarrando bezerro, e sonhando com o dia em que eu iria ordenhar minha primeira vaca sozinho – por volta dos 8-10 anos. Acho que foi assim também que muitos começaram a se envolver e se apaixonar por essa atividade. Como sou nascido e criado no interior da Zona da Mata Mineira, o anormal era não ter um curral com pelo menos cinco vaquinhas. Aos 17 anos entrei para a faculdade, a IFMG, campus Rio Pomba. Logo muito cedo estava como estagiário do setor de bovinocultura, e um pouco depois estava rodando o País, estagiando e trabalhando em feiras agropecuárias como cuidador de animais e também realizando alguns trabalhos na parte de manejo e doma, principalmente da raça Girolando”

Iniciativa

Cristina Patyk e o marido, Luiz Carlos Patyk
do Projeto Queijarias de Araucária, no Paraná, programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura

Trabalhamos com queijos há cerca de 20 anos, sempre aprimorando nossas receitas e, hoje, a família produz em média 20 queijos por dia, intercalando com outros itens derivados. Contamos com sete animais da raça Jersey que produzem, em média, um total de 60 litros de leite diariamente. Participamos do Projeto Queijarias de Araucária, que tem o objetivo de regularizar a venda de produtos fabricados, em sua grande maioria, por mulheres do município. O principal produto é o queijo, mas há outros que também são fabricados por elas, como a nata, a manteiga, o requeijão e o doce de leite, que impressionam pelo sabor e tradição”

Nutrição correta

Lécio Queiroz Soares
zootecnista, mestre em forragicultura e pastagens, diretor da Cerradopec Consultoria Agropecuária

A integração de fatores biológicos e econômicos traz complexidade para o sistema de produção de leite, pois, sem uma alimentação correta, não é possível que um animal expresse o seu potencial produtivo, causando impacto também na saúde e na reprodução. Dessa forma, não se deve negligenciar a prática do controle leiteiro e a elaboração das dietas devidamente balanceadas de todo o rebanho”

Raça Girolando 5/8

Eugênio Deliberato Filho
criador de Mogi das Cruzes (SP)

Produzo atualmente cerca de 12.100 litros de leite/dia e faço um trabalho constante de melhoramento genético da raça Girolando. Comecei com o uso de IA e atualmente trabalho quase exclusivamente com transferência de embriões e totalmente focado na produção do Girolando 5/8 e do PS. O meu manejo é rústico, em piquetes, e complementação com silagem e concentrado. Participo do Programa de Melhoramento Genético do Girolando (PMGG), promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, realizo controle leiteiro oficial da associação e, com esse trabalho, já possuo alguns touros 5/8 em coleta em Centrais de Sêmen”

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?