Sistemas agroflorestais

Ana Lúcia Hanisch
engenheira agrônoma e pesquisadora da Epagri, Estação Experimental de Canoinhas

No cenário atual da agropecuária mundial, a busca por sistemas sustentáveis é uma realidade que não podemos mais adiar. Neste sentido, o Brasil já caminha na frente do mundo há algumas décadas, buscando o desenvolvimento de sistemas integrados de produção, seja integração lavoura-pecuária, sistemas silvipastoris ou os sistemas agroflorestais. Nos sistemas que envolvem árvores, animais e pastagens, como as caívas, apesar da complexidade, os resultados de pesquisa e nas propriedades tem comprovado que, quando adotadas tecnologias próprias para essas condições, conseguimos alcançar dois objetivos fundamentais para o meio rural: conservação da vegetação nativa e geração de lucro na atividade leiteira”

Bonificações

Adilson de Paula Aguiar
zootecnista, professor de manejo de pastagem e consultor em projetos de pecuária de leite e corte

A indústria de laticínios bonifica pelo teor de sólidos do leite porque, mundialmente, mais de 80% do leite comprado é destinado à produção de derivados. No Brasil, passa de 70% do leite comprado pela indústria. Quanto maior é o teor de sólidos, maior é o rendimento industrial. Por exemplo, um aumento de 0,5% no teor de proteína aumenta em 16% o rendimento industrial de queijo, enquanto um aumento de 0,5% no teor de gordura aumenta em 14% o rendimento industrial de manteiga. Maior teor de sólidos do leite ainda significa menores custos para transportar, estocar e industrializar o leite, e menor impacto ambiental. No Brasil, apesar da crescente adoção de bonificação por sólidos pela indústria brasileira, já há mais de duas décadas, a cadeia do leite nacional ainda não usa o indicador sólidos do leite como parâmetro de referência”

 

Girolando versátil

Leandro Paiva
superintendente técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando

A raça Girolando foi desenvolvida com este propósito, que é o de produzir leite a pasto de forma sustentável e com grande viabilidade econômica. Porém, com a evolução dos sistemas de produção e com o emprego de novas tecnologias, as fazendas estão cada vez mais tecnificadas e buscando a máxima eficiência, utilizando muito os sistemas de semiconfinamento e de confinamento, principalmente com a utilização do modelo conhecido como compost barn. Os animais Girolando se mostram muito eficientes nesses sistemas e reforçam sua fama de se adaptarem a diferentes tipos de sistemas, manejo e clima, oferecendo uma grande oportunidade aos produtores e criadores. Portanto, o produtor e criador, independentemente do sistema de produção, poderá usufruir de toda essa versatilidade que a raça Girolando oferece”

Bem-estar animal na fazenda

Tamires Krupp Galart
Produtora da Agropecuária Galart, do município gaúcho de Entre-Ijuís, vencedora do “Programa Qualidade do Leite Começa Aqui!”, em 2022

Proporcionar espaço adequado que garanta o bem-estar animal e fazer a manutenção correta dos equipamentos são bases para que os processos sejam realizados de forma correta na propriedade. Uma ordenhadeira sem a manutenção adequada, por exemplo, pode causar lesões que provocam o sofrimento das vacas e a consequente queda na produção”

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?