“É muito difícil conquistar esse nicho de mercado, extremamente exigente e profundo conhecedor do assunto. Quando apresentamos os produtos, eles querem referências sobre a origem, sobretudo quanto à segurança do alimento e à sanidade do rebanho. Até o produtor de queijos artesanais se estabelecer no mercado, é um caminho árduo e longo, puxado pela qualidade e diferenciais do produto”
João Laura (João Antônio Nogueira Filho)
produtor de leite e de queijos artesanais na Fazenda Velha e Queijaria Santo Antônio, em Passa Quatro (MG)
“Quando não são aplicadas medidas eficazes de controle de mastite durante o período seco, há aumento de quartos infectados no momento do parto em relação à secagem. Vacas com histórico de mastite na lactação anterior têm duas vezes mais risco de desenvolver mastite na lactação seguinte. A maioria desses novos casos desenvolve-se no fim da lactação, durante as três primeiras semanas após a secagem e durante os estágios finais do período seco”
Marcos Veiga dos Santos
professor da FMVZ-USP e coautor do livro “Controle da mastite e qualidade do leite – desafio e soluções”
“Analisando o banco de dados da consultoria Labor Rural, temos que as fazendas mais rentáveis comprometem até 35% da renda bruta da atividade com concentrado. Vale ressaltar que o ideal, para as propriedades com custo maior, não é baixar desenfreadamente os gastos com concentrado, mas sim equilibrar essa despesa”
Willian Mariano
zootecnista e consultor da Labor Rural
“Não adianta realizar vacinação sem o protocolo correto, ou seja, sem respeitar a frequência correta de imunização, que varia de acordo com a doença. Para doenças de caráter crônico (tuberculose e brucelose, por exemplo), observamos redução considerável do sacrifício de animais positivos, ao longo do tempo”
Guilherme Nunes de Souza
da Embrapa Gado de Leite
“Temos um enorme potencial de crescimento ao vencer gargalos dentro da porteira, com a necessidade de qualificação dos produtores, adoção de tecnologias já disponíveis ao campo, assistência técnica e extensão rural, com a consequência de uma maior produtividade e volume de produção”
Ronei Volpi
presidente da Comissão Técnica de Bovinocultura de Leite-Faep/Senar-PR e presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados-Mapa
Todos os Direitos Reservados - Balde Branco © 2023
Personalidade Virtual