Associando a realidade da pecuária leiteira ao nosso programa, nós constatamos uma dificuldade na evolução da qualidade do leite. Então, quanto ao teor de sólidos até observamos um certo desenvolvimento, porém a CCS ainda é um grande desafio. Como a nossa base de dados é bastante pulverizada, a gente observa essa dificuldade como um todo no programa. Hoje, além dos gargalos de qualidade do leite, outro problema que consideramos de suma importância para o setor, e que precisa de mudança, é sobre a gestão da propriedade. Os produtores precisam fazer a gestão financeira e produtiva da fazenda, conhecer os índices zootécnicos para prosseguir na atividade”
Verônica Lopes, médica veterinária e coordenadora da categoria Gado de Leite da DSM no Brasil
Genômica
Uma das vantagens do genoma é encurtar o intervalo entre gerações, pois este é o principal desafio da pecuária. Hoje, para provarmos um touro em vias tradicionais do teste de progênie leva aproximadamente oito anos. A tecnologia da genômica simplifica e acelera todo programa de avaliação dos reprodutores e fêmeas. Basta o pecuarista coletar o pelo do bezerro Girolando, levar para o laboratório de análises, e prontamente já fica ciente se o animal é funcional ou não”
Odilon de Rezende Barbosa Filho,presidente da Girolando
Eficiência
Os resultados obtidos pelo Índice Ideagri (IILB) mostram que, com a eficiência produtiva, reprodutiva, sanitária e econômica na atividade leiteira, o produtor está mais preparado para lidar com os desafios futuros. Seja grande, médio ou pequeno, desde que haja competência na gestão da fazenda, é possível que a produção seja eficiente”
Heloise Duarte, CEO da Ideagri
Mulher
Vejo que a mulher tem uma visão muito ampla sobre a atividade leiteira, conseguindo trabalhar os detalhes de forma mais coesa dentro deste todo que ela avalia. Ao mesmo tempo em que consegue analisar situações que ocorrem em toda a propriedade, ela também consegue focar em detalhes do cuidado com cada animal. Aquele olhar de mulher/mãe: sempre de olho em tudo, porém atenta a cada detalhe”
Maria Rosinete S. Effting, da Cabanha Guinther, em Braço do Norte (SC)
Gestão
Temos observado, entre os produtores rurais, que existe um baixo nível de gestão financeira, com muito espaço para o produtor aprender a controlar as suas despesas e receitas, visando entender, de fato, a atividade leiteira como um negócio, e como pode transformar esse negócio em um modelo altamente lucrativo. Uma das coisas que o pecuarista precisa considerar é a respeito do capital investido na fazenda, pois existe um volume de recursos aplicados em terra, animais, instalações, e isso tudo afeta de alguma maneira o custo de produção”
Bruno Campos de Carvalho,Chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Gado de Leite