As três cooperativas paranaenses adotam marca comum, que acompanhará todos os produtos comercializados no varejo e atacado
A Unium (fusão das palavras “união” e “um”) se alinha às demandas do mercado brasileiro e passará a representar os projetos em que as cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal atuam em parceria. Entre outros produtos, como suínos, grãos e farinhas, a marca Unium conta com três marcas de lácteos: Colaso, Colônia Holandesa e Naturalle – esta, de produtos livres de aditivos. Com origens e produção semelhantes, as cooperativas da região dos Campos Gerais criam, dessa forma, uma marca que surge consolidada com a intercooperação.
Segundo Renato Greidanus, diretor-presidente da Frísia Cooperativa Agroindustrial, com sede em Carambeí, a Unium simboliza o alinhamento de objetivos. Para Frans Borg, diretor-presidente da Castrolanda Cooperativa Agroindustrial, com sede em Castro, a industrialização dos produtos agropecuários promove ganhos a todos os envolvidos, do cooperado ao consumidor final, com destaque para o controle total da cadeia, além da garantia da qualidade e da segurança dos alimentos.
Erik Bosch, diretor-presidente da Capal Cooperativa Agroindustrial, com sede em Arapoti, lembra que as cooperativas sempre mantiveram sua essência no trabalho e nos produtos industrializados. “Uma das várias vantagens de termos a Unium é que trabalhamos com uma produção 100% própria. A nova marca é um passo fundamental para o aumento da competitividade do agronegócio local”.