A tradicional roda de reprodução, que controla a condição das vacas leiteiras no rebanho, tem agora uma versão gratuita em software, o que facilita a utilização e ainda disponibiliza outros recursos
Para facilitar o processo de gestão do rebanho leiteiro pelos produtores e agentes de extensão rural, a Embrapa lançou no início de setembro o aplicativo Roda da Reprodução. A ferramenta reproduz, em meio digital, o quadro físi¬co usado no campo para acompanhar o ciclo de reprodução do rebanho, desde o momento da cobertura ou inseminação artificial da vaca até o parto.
O quadro, uma peça circular com 365 divisões, relativas ao período de um ano, pode ser substituído pela ferramenta digital. Além de visualizar a situação do rebanho com um toque na tela do celular, é possível ter acesso a vários recursos que informatizam a gestão. “A ideia é ampliar o uso da Roda da Reprodução nas atividades de gestão em qualquer tipo de propriedade leiteira”, afirma o pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária, Marcos Visoli, coordenador de desenvolvimento da tecnologia.
Cerca de 90% dos produtores que participam do programa Balde Cheio monitoram o manejo reprodutivo por meio do conhecido quadro manual. Um dos objetivos, segundo o pesquisador Artur Chinelato de Camargo, da Embrapa Pecuária Sudeste, é facilitar o acompanhamento da situação de cada vaca em um calendário circular anual.
Na roda física, o animal é representado por um ímã colorido, posicionado e movido de acordo com a fase reprodutiva em que se encontra. Seguindo o mesmo padrão, a versão digital representa cada animal por um círculo da mesma cor do ímã, que se movimenta automaticamente pela roda. Dessa forma, o produtor consegue visualizar a qualquer momento a situação reprodutiva do rebanho.
O aplicativo oferece funcionalidades como agenda para cadastro dos animais e controle do ciclo de eventos de todos os estágios dos processos produtivo e reprodutivo, seja um aborto, parto ou secagem, por exemplo. Outros benefícios são a possibilidade de realizar buscas entre os bovinos cadastrados, incluindo filtros de pesquisa de acordo com o status individual, e de compartilhar as informações por e-mail ou programas de mensagem instantânea com empregados ou outros produtores.
Leia a íntegra desta matéria na edição Balde Branco 622, de setembro 2016