Girolanda entra para o livro mundial dos recordes - Digital Balde Branco

Vaca Girolando entra para o Guinness World Records 

Ela quebrou um recorde que durava 39 anos

A  vaca da raça Giro­lan­do Marí­lia FIV Tea­tro de Nay­lo der­ru­bou um recor­de mun­di­al da pecuá­ria lei­tei­ra que já dura­va 39 anos. Nes­ta sema­na o Guin­ness World Records anun­ci­ou a fêmea bovi­na bra­si­lei­ra como a mai­or pro­du­to­ra de lei­te em um úni­co dia. Com esse fei­to, Marí­lia FIV Tea­tro de Nay­lo bateu a vaca cuba­na Ubre Blan­ca, que em junho de 1981 pro­du­ziu em um só dia 110,9 quilos/leite em regi­me de três ordenhas.

Marí­lia pro­du­ziu o total de 127,570 kg/leite em três orde­nhas, no dia 3 de agos­to de 2019, duran­te o 34° Tor­neio Lei­tei­ro de Areias/SP. “Foi o pri­mei­ro tor­neio em que ela par­ti­ci­pou e já saiu com essa gran­de con­quis­ta”, des­ta­cou Gus­ta­vo Sou­za, um dos pro­pri­e­tá­ri­os da recor­dis­ta. O tor­neio foi homo­lo­ga­do pelo Minis­té­rio da Agri­cul­tu­ra, Pecuá­ria e Abas­te­ci­men­to e pela Secre­ta­ria de Agri­cul­tu­ra e Abas­te­ci­men­to do Esta­do de São Paulo.

Ela nas­ceu em 16 de mar­ço de 2014, no cri­a­tó­rio Giro­lan­do NS, loca­li­za­do nos muni­cí­pi­os de Bana­nal e Areias/SP, que per­ten­ce aos pecu­a­ris­tas André Sou­za e Gus­ta­vo Sou­za. Filha do tou­ro Tea­tro da Sil­vâ­nia e da matriz Ape­lu­cio Edu­ar­da Glau­cia Lord Lily, Marí­lia é uma vaca CCG 1/2 HOL +1/2GIR e é regis­tra­da pela Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra dos Cri­a­do­res de Giro­lan­do. “Ela é mui­to boa na par­te repro­du­ti­va. Já teve 8 bezer­ras e 1 macho CCG 3/4. Marí­lia sem­pre pro­du­ziu mui­to bem na FIV. No últi­mo tra­ba­lho implan­ta­mos 16 embriões dela, fru­to de uma mes­ma cole­ta”, expli­cou Gus­ta­vo Souza.

No ano pas­sa­do, no Lei­lão 70 anos Gené­ti­ca NS, ocor­ri­do em setem­bro, Marí­lia FIV Tea­tro de Nay­lo teve 50% de sua cota comer­ci­a­li­za­da para a Fazen­da São Luís, dos cri­a­do­res Pau­lo Afon­so e Hugo Aran­tes, de Vol­ta Redonda/RJ. (Cré­di­to da foto: Raí­zes Rurais)

Rolar para cima