Girolando confirma segunda edição da Exposição Interestadual em Uberaba - Digital Balde Branco

A pri­mei­ra edi­ção da Expo­si­ção Inte­res­ta­du­al de Giro­lan­do – Cir­cui­to Mega­lei­te Eta­pa Sul/Sudeste, que ocor­reu de 17 a 24 de feve­rei­ro no Par­que Fer­nan­do Cos­ta, em Uberaba/MG, con­fir­mou a gran­de evo­lu­ção da raça Giro­lan­do. Mais de 200 ani­mais Giro­lan­do de diver­sos cri­a­tó­ri­os do Bra­sil par­ti­ci­pa­ram das com­pe­ti­ções de jul­ga­men­to e tor­neio lei­tei­ro. Para o pre­si­den­te da Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra dos Cri­a­do­res de Giro­lan­do, Luiz Car­los Rodri­gues, esta pri­mei­ra edi­ção foi um suces­so. “A expo­si­ção aten­deu todas as nos­sas expec­ta­ti­vas e per­mi­tiu mai­or união com as raças Nelo­re, Gir Lei­tei­ro, Indu­bra­sil e Guze­rá, for­ta­le­cen­do ain­da mais a Giro­lan­do. Assim, nos­sos asso­ci­a­dos podem come­çar o ano com espe­ran­ça de que dias melho­res virão, pois a expo­si­ção aten­deu mui­to bem o anseio de todos os expo­si­to­res. A dire­to­ria já apro­vou o even­to para o pró­xi­mo ano nos mes­mos mol­des des­sa pri­mei­ra edi­ção.”, asse­gu­ra o pre­si­den­te. Soman­do os ani­mais par­ti­ci­pan­tes de todas as raças que fize­ram expo­si­ções simul­ta­ne­a­men­te à Expo­si­ção Inte­res­ta­du­al de Giro­lan­do, o Par­que Fer­nan­do Cos­ta rece­beu 1200 exemplares.

A Expo­si­ção Inte­res­ta­du­al de Giro­lan­do – Cir­cui­to Mega­lei­te Eta­pa Sul/Sudeste ain­da abriu espa­ço para apre­sen­tar as rei­vin­di­ca­ções do setor. O pre­si­den­te Abra­lei­te (Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra dos Pro­du­to­res de Lei­te), Geral­do Bor­ges, minis­trou pales­tra sobre “Pla­ne­ja­men­to, pro­du­ção e pers­pec­ti­vas de pre­ço para 2018”. Segun­do ele, ape­sar da melho­ria do sis­te­ma de pro­du­ção nas fazen­das e do aumen­to do volu­me anu­al pro­du­zi­do, fal­tam leis para defen­der o setor de medi­das econô­mi­cas con­si­de­ra­das pre­ju­di­ci­ais, como, por exem­plo, a impor­ta­ção de lei­te em pó do Uru­guai. “Já exis­te um Pro­je­to de Lei em tra­mi­ta­ção no Con­gres­so que obri­ga a uti­li­za­ção da pala­vra lei­te somen­te para pro­du­tos que são exclu­si­va­men­te lei­te. Lei­te de soja, lei­te de coco, lei­te de arroz, lei­te de amên­doa não pode­ri­am mais usar a pala­vra lei­te.”, des­ta­ca Bor­ges. Outros 17 Pro­je­tos de Lei que bene­fi­ci­am a pecuá­ria lei­tei­ra tam­bém estão em tramitação.

Dois momen­tos mui­to espe­ra­dos pelos pecu­a­ris­tas foram as com­pe­ti­ções de jul­ga­men­to e tor­neio lei­tei­ro. Na pis­ta, a Gran­de Cam­peã da com­po­si­ção raci­al 1/2HOL + 1/2GIR foi DAMA FIV da Muri­a­ma, do expo­si­tor Pau­lo Vic­tor Sou­sa Macha­do. Na com­po­si­ção raci­al 3/4HOL + 1/4GIR, a Gran­de Cam­peã foi GOBO GIL­LESPY FIV da Xape­tu­ba, do expo­si­tor José Antô­nio da Sil­vei­ra. O Gran­de Cam­peão foi Dis­ci­pli­na­do Luxo Estân­cia San­ta Hele­na, do expo­si­tor Alex Lima Alves. Na com­po­si­ção raci­al 5/8HOL + 3/8GIR, a Gran­de Cam­peã foi ICH Liria Aftershock, do expo­si­tor José Rena­to Chi­a­ri. O jura­do Fábio Foga­ça foi o res­pon­sá­vel pela esco­lha dos campeões.

No Tor­neio Lei­tei­ro, a cam­peã geral em “Pro­du­ção Abso­lu­ta de Lei­te” foi 154 FIV San­chez, com pro­du­ção total de 227,640 kg/leite e média de 75,880 kg/leite. Ela per­ten­ce ao expo­si­tor Antô­nio Gil­ber­to de Cas­tro e Outros (Con­do­mí­nio Miran­te). Ela tam­bém ven­ceu na com­pe­ti­ção “Com­po­si­ção do Lei­te”, com pro­du­ção 174,663 kg e média de 58,221 kg.

Orga­ni­za­da pela Giro­lan­do, a 1ª Expo­si­ção Inte­res­ta­du­al de Giro­lan­do – Cir­cui­to Mega­lei­te Eta­pa Sul/Sudeste teve a par­ce­ria na rea­li­za­ção da Asso­ci­a­ção Minei­ra dos Cri­a­do­res de Nelo­re (AMCN) e da Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra dos Cri­a­do­res de Zebu (ABCZ), além do apoio da empre­sa de con­sul­to­ria pecuá­ria Boi/Beef Milk Bra­sil, da Pre­fei­tu­ra de Ube­ra­ba, da Câma­ra Muni­ci­pal de Ube­ra­ba, da Cer­trim e do Sico­ob Uberaba.

Rolar para cima