Ideas for Milk: 10 finalistas no desafio de startups - Digital Balde Branco

Dos 83 ins­cri­tos, dez pro­je­tos foram sele­ci­o­na­dos e par­ti­ci­pam da eta­pa final, no dia 9 de dezem­bro, em Juiz de Fora-MG

Com a par­ti­ci­pa­ção de star­tups das cin­co regiões do país, num total de 83 pro­je­tos ins­cri­tos, o Ide­as for Milk – Desa­fio de Star­tups entrou em sua últi­ma fase com a sele­ção das dez pro­pos­tas fina­lis­tas. Os empre­en­de­do­res são pro­ve­ni­en­tes dos esta­dos de Minas Gerais, São Pau­lo, Para­ná e Rio Gran­de do Sul e vão dis­pu­tar o prê­mio de R$20 mil ofe­re­ci­do à gran­de vencedora.

Para isso, devem apre­sen­tar e defen­der o pro­je­to, pre­sen­ci­al­men­te, para uma ban­ca com­pos­ta por pro­fis­si­o­nais da cadeia pro­du­ti­va do lei­te, de ino­va­ção e de tec­no­lo­gia da infor­ma­ção e comu­ni­ca­ção (TIC), na sede da Embra­pa Gado de Lei­te, em Juiz de Fora (MG), no dia 9 de dezem­bro. Na opor­tu­ni­da­de, serão ava­li­a­dos cri­té­ri­os como impac­to econô­mi­co, visão de futu­ro, bar­rei­ras de entra­da, desen­vol­vi­men­to e execução.

Para che­gar às dez fina­lis­tas, a comis­são, for­ma­da por 112 pro­fis­si­o­nais espe­ci­a­li­za­dos em lei­te, mode­los de negó­cio ino­va­do­res e TIC, ava­li­ou a ficha de ins­cri­ção e o pit­ch envi­a­dos pelas star­tups par­ti­ci­pan­tes. Segun­do os orga­ni­za­do­res, as pro­pos­tas reve­la­ram um gran­de ama­du­re­ci­men­to do cená­rio AgTe­ch vol­ta­do ao agro­ne­gó­cio do lei­te, demons­tran­do o dina­mis­mo cres­cen­te do setor.

O Ide­as for Milk bus­ca desen­vol­ver solu­ções digi­tais para os diver­sos seto­res pro­du­ti­vos da cadeia do lei­te – a mais exten­sa do agro­ne­gó­cio, pre­sen­te em 99% dos muni­cí­pi­os bra­si­lei­ros e que empre­ga 4 milhões de pes­so­as, movi­men­tan­do um quar­to do Pro­du­to Inter­no Bru­to do país. É uma com­pe­ti­ção naci­o­nal entre empre­en­de­do­res que visa esti­mu­lar idei­as ino­va­do­ras de mode­lo de negó­cio, pro­du­to, pro­ces­so ou ser­vi­ço, base­a­das em soft­ware web, apli­ca­ti­vo mobi­le e/ou solu­ção em hard­ware, incluin­do Inter­net das Coi­sas (IoT). As solu­ções devem pro­mo­ver a efi­ci­ên­cia no setor lácteo.

O suces­so da pri­mei­ra edi­ção, em 2016, cha­mou a aten­ção de inves­ti­do­res do Sil­li­con Val­ley (EUA) e do gover­no da Índia – mai­or pro­du­tor mun­di­al de lei­te – inte­res­sa­dos em acom­pa­nhar o pro­ces­so bra­si­lei­ro de inclu­são do agro­ne­gó­cio do lei­te, na indús­tria 4.0. Pro­pos­to pela Embra­pa Gado de Lei­te, o Ide­as for Milk tem como par­cei­ros a Car­rus­ca Inno­va­ti­on, o Agri­point, o Qra­nio e a Kick Ventures.

Tam­bém inte­gra o pro­gra­ma do Ide­as for Milk o Vacathon, um iné­di­to hac­kathon rural que será dis­pu­ta­do na sede e na fazen­da da Embra­pa Gado de Lei­te, em Coro­nel Pache­co (MG), com a par­ti­ci­pa­ção de qua­se 20 uni­ver­si­da­des bra­si­lei­ras. A final do Vacathon será no dia 10 de dezembro.

Rolar para cima