IDEAS FOR MILK 2020 - Digital Balde Branco

CRÔNICA

Paulo do Carmo Martins 

Chefe-geral da Embrapa Gado de Leite

 Ide­as for Milk é um movi­men­to de trans­for­ma­ção digi­tal que impac­ta a manei­ra de pen­sar dos par­ti­ci­pan­tes. É tam­bém uma opor­tu­ni­da­de de tro­ca de expe­ri­ên­ci­as, de rea­li­za­ção de inves­ti­men­tos em star­tups e de des­co­ber­ta de jovens talen­tos

IDEAS FOR MILK 2020 

Pou­cos per­ce­bem que o lei­te é o úni­co pro­du­to do agro­ne­gó­cio que somen­te pode ser comer­ci­a­li­za­do após pas­sar por pro­ces­sa­men­to indus­tri­al. É a agroin­dús­tria com a cadeia de valor mais lon­ga, pois é for­ma­da por mui­tos elos, e fatu­ra R$ 100 bilhões por ano, mes­mo em tem­pos de pan­de­mia. É tam­bém a úni­ca cadeia pro­du­ti­va com ecos­sis­te­ma de ino­va­ção con­so­li­da­da, ou seja, o úni­co setor que con­se­guiu reu­nir pes­qui­sa­do­res e pro­fes­so­res uni­ver­si­tá­ri­os, téc­ni­cos, pro­du­to­res e empre­sá­ri­os, visan­do cri­ar solu­ções ino­va­do­ras. E isso é resul­tan­te do Ide­as for Milk, um movi­men­to lide­ra­do pela Embra­pa e pre­mi­a­do no Bra­sil e no Exte­ri­or.

O Ide­as for Milk 2020 será inter­con­ti­nen­tal e virá com mui­tas novi­da­des. Este ano, tere­mos cin­co moda­li­da­des: Cara­va­na 4.0, Ide­as For Milk Lives, Vacathon Digi­tal, Desa­fio de Star­tups e o Prê­mio Ide­as for Milk de Ino­va­ção. Todas serão em for­ma­to digi­tal e você, que nun­ca par­ti­ci­pou, pode­rá assis­tir de casa e inte­ra­gir com os par­ti­ci­pan­tes em tem­po real, ampli­an­do o envol­vi­men­to efe­ti­vo dos dife­ren­tes seg­men­tos do ecos­sis­te­ma de ino­va­ção do setor lác­teo, com uma mai­or inte­ra­ção com as ins­ti­tui­ções e as empre­sas, com os pro­du­to­res e pes­qui­sa­do­res.

Todas as trans­mis­sões ocor­re­rão pelo Canal Embra­pa, no You­tu­be, pela pági­na da Embra­pa no Face­bo­ok, e pela Repi­lei­te, que é uma rede soci­al da Embra­pa Gado de Lei­te, for­ma­da por agen­tes for­ma­do­res da cadeia do lei­te, da pro­du­ção ao vare­jo, além de pro­fes­so­res e pes­qui­sa­do­res.

O Cara­va­na 4.0 será vol­ta­do somen­te para as uni­ver­si­da­des, pois o pro­pó­si­to é moti­var pro­fes­so­res e alu­nos a par­ti­ci­pa­rem das demais moda­li­da­des des­cri­tas. Estão sen­do rea­li­za­das lives espe­cí­fi­cas para as 27 das melho­res uni­ver­si­da­des bra­si­lei­ras, difun­din­do infor­ma­ções sobre o setor de lác­te­os, da pro­du­ção até o vare­jo. Este ano esta­mos ten­do a par­ti­ci­pa­ção das uni­ver­si­da­des de Por­tu­gal, Ango­la e Argen­ti­na. As lives são ende­re­ça­das a pro­fis­si­o­nais, estu­dan­tes e pro­fes­so­res de cur­sos de Agro­no­mia, Vete­ri­ná­ria, Zoo­tec­nia, Admi­nis­tra­ção, Eco­no­mia, Ciên­cia da Com­pu­ta­ção e todas as Enge­nha­ri­as.

O Ide­as For Milk Lives tem o pro­pó­si­to de levar ao públi­co temas da mai­or rele­vân­cia, dis­cu­ti­do por pro­fis­si­o­nais e pes­qui­sa­do­res mui­to qua­li­fi­ca­dos e reco­nhe­ci­dos. Está ocor­ren­do toda ter­ça-fei­ra, sem­pre às 17h00, aber­to à par­ti­ci­pa­ção do públi­co, duran­te o perío­do de 8 de setem­bro a 20 de outu­bro.

Uma moda­li­da­de já mui­to conhe­ci­da é o Vacathon Digi­tal. Sem­pre pre­sen­ci­al, este ano vai ocor­rer na teli­nha do com­pu­ta­dor, o que irá pos­si­bi­li­tar a par­ti­ci­pa­ção de todos, sem terem que se des­lo­car para a sede da Embra­pa Gado de Lei­te. O Vacathon Digi­tal é um exer­cí­cio prá­ti­co de Ino­va­ção Aber­ta, com apren­di­za­gem para pro­fis­si­o­nais e jovens de todas as ida­des, não somen­te os alu­nos. Duran­te todo o even­to, ocor­re efe­ti­va inte­ra­ção entre empre­sas, ins­ti­tui­ções e equi­pe visan­do cri­ar solu­ções digi­tais para o setor. Par­ti­ci­pa­rão times das 27 melho­res uni­ver­si­da­des bra­si­lei­ras e dos três dos paí­ses cita­dos.

No even­to, os jovens vão conhe­cer as “dores” do setor e ofe­re­cer 30 solu­ções cri­a­das ali, com base em men­to­ri­as e lives, fei­tas por téc­ni­cos, pro­fes­so­res e pes­qui­sa­do­res das empresas/instituições. A esco­lha das melho­res solu­ções cri­a­das duran­te o even­to será fei­ta via inter­net pelo públi­co, em for­ma­to de rea­lity show, com trans­mis­são em tem­po real pelo Canal Embra­pa no You­tu­be, Face­bo­ok e na Repi­lei­te; o Vacathon Digi­tal vai ocor­rer no perío­do de 22 a 31 de outu­bro.

O Desa­fio de Star­tups reu­ni­rá as melho­res solu­ções cri­a­das por star­tups, apre­sen­ta­das num só even­to. O mai­or even­to já fei­to no Cubo — a mai­or casa de even­tos de ino­va­ção da Amé­ri­ca do Sul, será trans­mi­ti­do pela inter­net, pelos canais Embra­pa no You­tu­be e Face­bo­ok e na Repi­lei­te. Já esta­mos acei­tan­do ins­cri­ções de star­tups para o desa­fio, cuja final ocor­re­rá em 4 de dezem­bro.

Já o Prê­mio Ide­as For Milk de Ino­va­ção é con­ce­di­do a empre­sas que apre­sen­ta­rem ino­va­ções em pro­du­tos ou pro­ces­sos que impac­tem o novo con­su­mi­dor, sob a óti­ca de Food­Te­ch. Em 2020, as ganha­do­ras foram: Betâ­nia, Cotri­jal, Dano­ne, Let­ti, Nes­tlé, Tiro­lez e Ver­de Cam­po. O even­to ocor­re­rá em 4 de dezem­bro.

O Ide­as for Milk é um movi­men­to de trans­for­ma­ção digi­tal que impac­ta a manei­ra de pen­sar dos par­ti­ci­pan­tes. É tam­bém uma opor­tu­ni­da­de de tro­ca de expe­ri­ên­ci­as, de rea­li­za­ção de inves­ti­men­tos em star­tups e de des­co­ber­ta de jovens talen­tos. Num só ambi­en­te, pro­du­to­res, empre­en­de­do­res, pes­qui­sa­do­res, pro­fes­so­res, pro­fis­si­o­nais de ciên­ci­as exa­tas, negó­ci­os e ciên­ci­as agrá­ri­as. Todos, espe­ci­a­li­za­dos nos lác­te­os, da indús­tria de insu­mos ao vare­jo. O movi­men­to é rea­li­za­do pela Embra­pa Gado de Lei­te, em par­ce­ria com Agri­point, Bov­con­trol, Car­rus­ca Inn­va­ti­ons, Cia Téc­ni­ca, Qra­nio e Tex­to Comu­ni­ca­ção.

Aguar­da­mos sua par­ti­ci­pa­ção nes­te movi­men­to, nas vári­as moda­li­da­des des­cri­tas. Você pode­rá par­ti­ci­par, de gra­ça e sem sair de casa, do mai­or even­to de ino­va­ção do agro bra­si­lei­ro. Sai­ba mais em www.ideasformilk.com.br.

Rolar para cima