Pelo quinto ano, a Embrapa Gado de Leite promove caravanas, maratona de pesquisa e concursos para fomentar soluções tecnológicas para o setor. Alinhada ao conceito 4.0, a pecuária voltada para a produção de leite ganha ajuda de tecnologias e programas. O movimento Ideas for Milk ocorre anualmente em quatro etapas: Caravana, Vacathon (foto), Desafio de Startups e Prêmio Ideas for Milk de Inovação. A premiação contempla empresas que apresentaram soluções inovadoras por meio de produtos e processos que atendem às expectativas do consumidor consciente, além de estarem inseridas na ótica de FoodTech. Os vencedores serão conhecidos no dia 4 de dezembro.
A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, participaram, no dia 3 de outubro, no Sindicato Rural de Alexânia, da entrega do Selo Arte a produtores de queijo artesanal. Goiás é o primeiro Estado do Centro-Oeste a conceder o selo. O selo foi entregue aos produtores de queijarias artesanais da Fazenda Coqueiral (Corumbá de Goiás), Santa Fé da Lagoinha (Santo Antônio do Descoberto) e Queijaria Lima (Alexânia). O Selo Arte permite a venda dos alimentos, como lácteos e cárneos, produzidos de forma artesanal em diversos Estados, abrindo oportunidade para o produtor incrementar sua renda. É também uma garantia de que o produto foi fabricado conforme características e métodos tradicionais ou regionais próprios, além de seguir as boas práticas agropecuárias e de fabricação.
Com a expectativa de reunir mais uma vez as principais raças leiteiras do Brasil em um único evento, a Megaleite 2021 (Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite) já tem data marcada. A próxima edição da feira será realizada de 16 a 19 de junho do próximo ano, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte (MG). A expectativa é de que mais de mil animais das raças Girolando, Gir Leiteiro, Holandês, Pardo-Suíço, Guzerá, Simental, Indubrasil e Jersey participem das competições de julgamento ou torneio leiteiro. Também serão realizados leilões, rodadas de negócios, palestras, reuniões de entidades do setor, ações voltadas para o público infantil, dentre outros eventos.
O Concurso Leiteiro promovido pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), na Expointer Digital 2020, ocorrido no dia 1º de outubro, elegeu como vencedores nas categorias Vaca Adulta e Vaca Jovem, animais de um mesmo produtor. Mateus Guilherme Bazzotti, da Granja Bazzotti, de Ponte Preta (RS), participou pela primeira vez da feira e é novo associado da entidade. A vaca campeã Adulta (Santa Clara Bazzotti 352 Garrett) produziu 76,7 quilos de leite durante as cinco coletas acompanhadas nas ordenhas da competição. Já a vaca campeã Jovem (Santa Clara Bazzotti 491 Josuper) produziu 75,85 quilos de leite. O criador se emocionou com a conquista. “É uma vitória muito importante porque trabalhamos para chegar até aqui. Nada é em vão, foi bastante sofrido, mas a vitória veio, graças a Deus”, declarou.
O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) aprovou a patente de composições baseadas em nanopartículas de própolis, processos de obtenção e uso, desenvolvida pela Embrapa Gado de Leite. “A aprovação se deu após oito anos de trabalhos e várias defesas”, comemora o pesquisador da Embrapa e um dos inventores da tecnologia, Humberto de Mello Brandão. A própolis apresenta características farmacológicas, tais como bactericida, e ação contra vários microrganismos, como o Staphylococcus aureus, e pode ser usada no tratamento da mastite bovina. A própolis é um antimicrobiano natural produzido naturalmente pelas abelhas e pode ser utilizado em sistemas de produção orgânicos de leite.
Todos os Direitos Reservados - Balde Branco © 2023
Personalidade Virtual