Ideas for Milk consolida movimento por inovação na cadeia leiteira - Digital Balde Branco

CURTAS

Ideas for Milk consolida movimento por inovação na cadeia leiteira

Pelo quin­to ano, a Embra­pa Gado de Lei­te pro­mo­ve cara­va­nas, mara­to­na de pes­qui­sa e con­cur­sos para fomen­tar solu­ções tec­no­ló­gi­cas para o setor. Ali­nha­da ao con­cei­to 4.0, a pecuá­ria vol­ta­da para a pro­du­ção de lei­te ganha aju­da de tec­no­lo­gi­as e pro­gra­mas. O movi­men­to Ide­as for Milk ocor­re anu­al­men­te em qua­tro eta­pas: Cara­va­na, Vacathon (foto), Desa­fio de Star­tups e Prê­mio Ide­as for Milk de Ino­va­ção. A pre­mi­a­ção con­tem­pla empre­sas que apre­sen­ta­ram solu­ções ino­va­do­ras por meio de pro­du­tos e pro­ces­sos que aten­dem às expec­ta­ti­vas do con­su­mi­dor cons­ci­en­te, além de esta­rem inse­ri­das na óti­ca de Food­Te­ch. Os ven­ce­do­res serão conhe­ci­dos no dia 4 de dezembro.

Ministra Tereza Cristina entrega Selo Arte a produtores artesanais de queijo de Goiás 

A minis­tra Tere­za Cris­ti­na (Agri­cul­tu­ra, Pecuá­ria e Abas­te­ci­men­to) e o gover­na­dor de Goiás, Ronal­do Cai­a­do, par­ti­ci­pa­ram, no dia 3 de outu­bro, no Sin­di­ca­to Rural de Ale­xâ­nia, da entre­ga do Selo Arte a pro­du­to­res de quei­jo arte­sa­nal. Goiás é o pri­mei­ro Esta­do do Cen­tro-Oes­te a con­ce­der o selo. O selo foi entre­gue aos pro­du­to­res de quei­ja­ri­as arte­sa­nais da Fazen­da Coquei­ral (Corum­bá de Goiás), San­ta Fé da Lagoi­nha (San­to Antô­nio do Des­co­ber­to) e Quei­ja­ria Lima (Ale­xâ­nia). O Selo Arte per­mi­te a ven­da dos ali­men­tos, como lác­te­os e cár­ne­os, pro­du­zi­dos de for­ma arte­sa­nal em diver­sos Esta­dos, abrin­do opor­tu­ni­da­de para o pro­du­tor incre­men­tar sua ren­da. É tam­bém uma garan­tia de que o pro­du­to foi fabri­ca­do con­for­me carac­te­rís­ti­cas e méto­dos tra­di­ci­o­nais ou regi­o­nais pró­pri­os, além de seguir as boas prá­ti­cas agro­pe­cuá­ri­as e de fabricação.

Definida a data da Megaleite 2021 

Com a expec­ta­ti­va de reu­nir mais uma vez as prin­ci­pais raças lei­tei­ras do Bra­sil em um úni­co even­to, a Mega­lei­te 2021 (Expo­si­ção Bra­si­lei­ra do Agro­ne­gó­cio do Lei­te) já tem data mar­ca­da. A pró­xi­ma edi­ção da fei­ra será rea­li­za­da de 16 a 19 de junho do pró­xi­mo ano, no Par­que da Game­lei­ra, em Belo Hori­zon­te (MG). A expec­ta­ti­va é de que mais de mil ani­mais das raças Giro­lan­do, Gir Lei­tei­ro, Holan­dês, Par­do-Suí­ço, Guze­rá, Simen­tal, Indu­bra­sil e Jer­sey par­ti­ci­pem das com­pe­ti­ções de jul­ga­men­to ou tor­neio lei­tei­ro. Tam­bém serão rea­li­za­dos lei­lões, roda­das de negó­ci­os, pales­tras, reu­niões de enti­da­des do setor, ações vol­ta­das para o públi­co infan­til, den­tre outros eventos.

Produtor estreante vence nas duas categorias do Concurso Leiteiro na Expointer 

O Con­cur­so Lei­tei­ro pro­mo­vi­do pela Asso­ci­a­ção dos Cri­a­do­res de Gado Holan­dês do Rio Gran­de do Sul (Gado­lan­do), na Expoin­ter Digi­tal 2020, ocor­ri­do no dia 1º de outu­bro, ele­geu como ven­ce­do­res nas cate­go­ri­as Vaca Adul­ta e Vaca Jovem, ani­mais de um mes­mo pro­du­tor. Mateus Gui­lher­me Baz­zot­ti, da Gran­ja Baz­zot­ti, de Pon­te Pre­ta (RS), par­ti­ci­pou pela pri­mei­ra vez da fei­ra e é novo asso­ci­a­do da enti­da­de. A vaca cam­peã Adul­ta (San­ta Cla­ra Baz­zot­ti 352 Gar­rett) pro­du­ziu 76,7 qui­los de lei­te duran­te as cin­co cole­tas acom­pa­nha­das nas orde­nhas da com­pe­ti­ção. Já a vaca cam­peã Jovem (San­ta Cla­ra Baz­zot­ti 491 Josu­per) pro­du­ziu 75,85 qui­los de lei­te. O cri­a­dor se emo­ci­o­nou com a con­quis­ta. “É uma vitó­ria mui­to impor­tan­te por­que tra­ba­lha­mos para che­gar até aqui. Nada é em vão, foi bas­tan­te sofri­do, mas a vitó­ria veio, gra­ças a Deus”, declarou.

Embrapa: nanopartículas de Própolis para combater infecções 

O Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Pro­pri­e­da­de Indus­tri­al (Inpi) apro­vou a paten­te de com­po­si­ções base­a­das em nano­par­tí­cu­las de pró­po­lis, pro­ces­sos de obten­ção e uso, desen­vol­vi­da pela Embra­pa Gado de Lei­te. “A apro­va­ção se deu após oito anos de tra­ba­lhos e vári­as defe­sas”, come­mo­ra o pes­qui­sa­dor da Embra­pa e um dos inven­to­res da tec­no­lo­gia, Hum­ber­to de Mel­lo Bran­dão. A pró­po­lis apre­sen­ta carac­te­rís­ti­cas far­ma­co­ló­gi­cas, tais como bac­te­ri­ci­da, e ação con­tra vári­os micror­ga­nis­mos, como o Staphy­lo­coc­cus aureus, e pode ser usa­da no tra­ta­men­to da mas­ti­te bovi­na. A pró­po­lis é um anti­mi­cro­bi­a­no natu­ral pro­du­zi­do natu­ral­men­te pelas abe­lhas e pode ser uti­li­za­do em sis­te­mas de pro­du­ção orgâ­ni­cos de leite.

Rolar para cima