Ideas for Milk é mostrado nos EUA - Digital Balde Branco

O che­fe-geral da Embra­pa Gado de Lei­te, Pau­lo do Car­mo Mar­tins, mais o ana­lis­ta Wag­ner Arbex par­ti­ci­pa­ram do Sil­li­con Val­ley Forum 

O desa­fio de star­tups Ide­as for Milk, rea­li­za­do pela Embra­pa Gado de Lei­te ano pas­sa­do, foi um dos des­ta­ques do even­to Seeds of Our Futu­re — Agte­ch & the Con­nec­ted World, que inte­grou o fórum. O deba­te con­tou com a pre­sen­ça de doze paí­ses: Bra­sil, Cana­dá, Chi­le, Chi­na, Colôm­bia, Dina­mar­ca, Espa­nha, Fran­ça, Isra­el, Japão, Méxi­co e Nova Zelândia.

A apre­sen­ta­ção foi fei­ta no Plu­gand­Play­Te­ch­Cen­ter, uma ace­le­ra­do­ra de onde saiu uma cen­te­na de star­tups de suces­so, den­tre elas a drop­box e a pay­pal, ven­di­das por mais de US$ 1 bilhão cada. O pai­nel do Bra­sil foi “Dis­rup­ting Dairy – Milk Agri­bu­si­ness in Brazil’s Inno­va­ti­ve Ecosys­tem” e foi base­a­do no Ide­as For Milk.

Além de Mar­tins e Arbex, par­ti­ci­pa­ram do pai­nel Harol­do Kor­te e Fran­cis­co Jar­dim, dos Fun­dos deIn­ves­ti­men­to Atô­mi­co e SP Ven­tu­re, e Dani­lo Leão, da Star­tup bra­si­lei­ra Bov­con­trol. Segun­do Mar­tins, a par­ti­ci­pa­ção foi mais uma con­quis­ta da par­cei­ra vito­ri­o­sa da Embra­pa com a Lit­te­ris Con­sul­ting, Qrâ­nio, Car­rus­ca Inno­va­ti­on e Agri­point, que rea­li­za­ram o desa­fio de star­tups com foco no agro­ne­gó­cio do lei­te no ano passado.

O Sili­con Val­ley é um hots­pot empre­en­de­dor exclu­si­vo onde cor­po­ra­ções de tec­no­lo­gia, uni­ver­si­da­des de pon­ta e labo­ra­tó­ri­os de pes­qui­sa cri­am o ecos­sis­te­ma per­fei­to para ino­va­ção e desen­vol­vi­men­to. Mar­tins des­ta­ca que algu­mas das his­tó­ri­as de suces­so mais impres­si­o­nan­tes do mun­do e avan­ços tec­no­ló­gi­cos ino­va­do­res acon­te­ce­ram em even­tos do Sil­li­con Val­ley Forum, que é par­te do DNA do suces­so do Vale do Silí­cio des­de seu surgimento.

Ide­as for Milk - O desa­fio de star­tups Ide­as for Milk foi ide­a­li­za­do pela Embra­pa Gado de Lei­te para esti­mu­lar o desen­vol­vi­men­to de fer­ra­men­tas ino­va­do­ras úteis a pro­fis­si­o­nais do setor lác­teo e pos­sí­veis de serem usa­das em dis­po­si­ti­vos móveis, como smartpho­nes, tablets e hardwa­res com sensores.

A ini­ci­a­ti­va visa­va ade­quar a pecuá­ria de lei­te aos novos tem­pos, uma vez que tais equi­pa­men­tos já são rea­li­da­de no cam­po e em outras cadei­as pro­du­ti­vas sua uti­li­za­ção encon­tram-se em está­gio mais avan­ça­do. Foi uma com­pe­ti­ção entre jovens empre­en­de­do­res que tra­ba­lham em desen­vol­vi­men­to de fer­ra­men­tas tec­no­ló­gi­cas, como alu­nos de uni­ver­si­da­des par­ce­ri­as da Embra­pa Gado de Leite.

Lan­ça­do em abril, Ide­as for Milk foi com­pos­to de três eta­pas. A pri­mei­ra foi a sele­ção das cin­co melho­res idei­as ins­cri­tas em cada sede onde have­ria uma Final Local. Os pro­po­nen­tes tive­ram apoio de uma rede men­to­res para apoio no desen­vol­vi­men­to das pro­pos­tas. Eram espe­ci­a­lis­tas em TI ou nas diver­sas áre­as do agro­ne­gó­cio do lei­te, liga­dos à Embra­pa ou às uni­ver­si­da­des par­cei­ras no desa­fio. No total foram ins­cri­tas 137 ideias.

 

Rolar para cima