IZ/Apta convoca iniciativa privada para pesquisar bezerros leiteiros

Secre­ta­ria de Agri­cul­tu­ra e Abas­te­ci­men­to do Esta­do de São Pau­lo, por meio do Ins­ti­tu­to de Zoo­tec­nia (IZ/Apta), anun­cia a publi­ca­ção de Edi­tal Cha­ma­men­to Públi­co que visa cele­brar par­ce­ri­as de Coo­pe­ra­ção Téc­ni­co Cien­tí­fi­ca com a ini­ci­a­ti­va pri­va­da, para o desen­vol­vi­men­to de solu­ções ino­va­do­ras de pro­du­tos e pro­ces­sos para cri­a­ção de bezer­ros lei­tei­ros jovens machos e fême­as. Os pro­je­tos ocor­re­rão na Uni­da­de de Refe­rên­cia em Ino­va­ção Tec­no­ló­gi­ca e Pes­qui­sa de Bezer­ros Lei­tei­ros do IZ loca­li­za­da na uni­da­de de Ribei­rão Pre­to (SP).

Pes­qui­sa

Para desen­vol­ver a pes­qui­sa será implan­ta­da uma uni­da­de de cri­a­ção de bezer­ros para o desen­vol­vi­men­to de pro­je­tos em novos pro­du­tos e tec­no­lo­gi­as nas áre­as de nutri­ção, ali­men­ta­ção, sani­da­de, imu­no­lo­gia, mane­jo, bem-estar ani­mal, e de zoo­tec­nia de pre­ci­são com bezer­ros (as) em alei­ta­men­to e após o des­ma­me, nos dife­ren­tes sis­te­mas de cri­a­ção. Será for­ma­da uma equi­pe de pes­qui­sa­do­res pro­ce­den­tes do IZ, téc­ni­cos das empre­sas par­cei­ras, pes­qui­sa­do­res de outras ins­ti­tui­ções e uni­ver­si­da­des públi­cas ou privadas.

Difu­são de Tecnologia

Have­rá a difu­são e pos­te­ri­or ado­ção de novas tec­no­lo­gi­as e téc­ni­cas desen­vol­vi­das pela Uni­da­de ou pelas empre­sas par­cei­ras. As difu­sões pode­rão ser fei­tas com dias de cam­po, pales­tras, even­tos téc­ni­cos para agen­tes exten­si­o­nis­tas e pro­du­to­res, site, entre­vis­tas para impren­sa via Cen­tro de Comu­ni­ca­ção e Trans­fe­rên­cia do Conhe­ci­men­to do IZ, e em even­tos pro­gra­ma­dos den­tro e fora do esta­do. Have­rá uma equi­pe de pes­qui­sa­do­res pro­ce­den­tes do Ins­ti­tu­to, agen­tes da Coor­de­na­do­ria de Defe­sa Agro­pe­cuá­ria (CDA) e Coor­de­na­do­ria de Desen­vol­vi­men­to Rural Sus­ten­tá­vel (CDRS), e téc­ni­cos das empre­sas parceiras.

Trei­na­men­tos

Será pos­sí­vel tam­bém esta­be­le­cer con­vê­ni­os com uni­ver­si­da­des, colé­gi­os téc­ni­cos e asso­ci­a­ções de pro­du­to­res para o trei­na­men­to de recur­sos huma­nos e de fun­ci­o­ná­ri­os trei­na­dos espe­ci­fi­ca­men­te para mane­jar bezer­ros jovens na Uni­da­de de Refe­rên­cia do IZ.

Par­ce­ria

Todo o trâ­mi­te de coo­pe­ra­ção será inter­me­di­a­do pela Fun­da­ção de Desen­vol­vi­men­to da Pes­qui­sa do Agro­ne­gó­cio (Fun­de­pag), jun­ta­men­te com empre­sas inte­res­sa­das. Será for­ma­li­za­do Ins­tru­men­to para a con­se­cu­ção de fina­li­da­de de inte­res­se públi­co e recí­pro­co, sem envol­vi­men­to de trans­fe­rên­cia de recur­sos finan­cei­ros estaduais.

A par­ce­ria a ser cele­bra­da terá vigên­cia de até 05 anos e o ter­mo de coo­pe­ra­ção será publi­co no Diá­rio Ofi­ci­al. As empre­sas inte­res­sa­das podem aces­sar o edi­tal para mais deta­lhes e envi­ar suas pro­pos­tas de pro­je­tos, den­tro do pra­zo pro­pos­to nos docu­men­tos, aces­san­do https://portal.fundepag.br/editais

Fon­te: IZ/Apta

Rolar para cima