balde branco

CRÔNICA

Paulo do Carmo Martins

Chefe-geral da Embrapa Gado de Leite

 Ao todo, o curso Jovens do Leite certificou 5.229 alunos, o que é um número considerável. Mas, com as palestras virtuais, o número de beneficiados não para de crescer”

Jovens do leite

AEmbrapa Gado de Leite iniciou a comemoração dos seus 45 anos no mês de maio e vai fazer entregas de soluções à sociedade até outubro. Em maio, entregou um curso e um novo livro. Ambos estão disponíveis para você e os relato aqui para lhe inspirar.

A Embrapa, a Abraleite e o Inaes/Faemg finalizaram, em 26 de maio, um curso pioneiro que, por nove meses, levou aprendizagem a jovens de até 29 anos e que se dedicam à atividade leiteira. O Curso Jovens do Leite foi lançado ainda em 2020, no dia 12 de agosto. A data escolhida foi proposital, por ser comemorativa do Dia Mundial da Juventude. Neste curso, totalmente gratuito, custeado com uma emenda parlamentar do deputado federal Charles Evangelista, os alunos tiveram acesso a conhecimento estratégico da atividade.

Uma etapa rica se deu com sete cursos temáticos de EAD (educação à distância) oferecidos. Três focaram a alimentação do rebanho. São eles: Silagem de capim para a produção de leite, Silagem de milho e de sorgo para gado de leite e Forrageiras para a produção de leite a pasto. Vale registrar que a alimentação é o principal item de custo em qualquer propriedade, girando em torno de 60% e que este tipo de abordagem é de grande importância, ainda mais neste momento, em que os custos de ração estão destruindo a rentabilidade de todas as propriedades leiteiras.

Na questão da sanidade, atenção especial foi dada a um vilão presente em praticamente todas as propriedades leiteiras em ambiente tropical, com forte impacto na produção e na receita, por reduzi-las, e no custo de produção, por elevá-lo. Isso sem contar o risco de contaminação do meio ambiente, do trabalhador e do próprio leite produzido. Daí a importância do curso Controle estratégico do carrapato dos bovinos de leite.

O rebanho também foi tratado no curso Melhoramento genético e controle zootécnico para a produção de leite. Este curso é estratégico para que o produtor assegure a melhoria contínua de produtividade em saltos, independentemente da raça que seja a base de seu processo produtivo. Além de estratégias de acasalamento, a visão de planejamento dada pelos ensinamentos advindos do controle zootécnico capacitou os participantes a terem um olhar de longo prazo para a atividade.

Dois cursos focaram o produto leite e os cuidados necessários para assegurar a captura de valor pelo produtor. O primeiro foi o Produção de leite de qualidade, em que todos os procedimentos foram intensamente discutidos com os participantes. Desde a produção até o armazenamento, considerando as questões regulatórias. O segundo foi a visão do caminhoneiro e da indústria, no curso Amostragem, coleta e transporte da produção de leite. Durante a realização dos sete cursos, ocorreram lives de perguntas e respostas, que contaram com 15 pesquisadores da Embrapa Gado de Leite.

Numa segunda etapa, os alunos tiveram palestras virtuais que trouxeram dez temas de impacto. A primeira foi Por que sua fazenda precisa produzir considerando o conceito ESG. Mas o que é isso? Este é um assunto muitíssimo atual. O nível de exigência ao se produzir leite está aumentando e os laticínios caminham para ter como fornecedores somente produtores que respeitam o meio ambiente, as pessoas e as vacas. Como soluções ao meio ambiente, três palestras virtuais: ILPF: Produção de leite de qualidade no mundo do futuro; Tratamento e uso de resíduos da pecuária leiteira, biodigestor e compostagem de carcaças; Sustentabilidade e sistemas ecoeficientes na produção de leite.

Para atender à demanda de conhecimento relacionado à alimentação do rebanho, tivemos a palestra Conceitos básicos de nutrição, alimentos e alimentação, e estratégias de suplementação em rebanhos leiteiros. Já na questão sanitária, dois assuntos que são problemas frequentes nas propriedades foram tratados: Prevenção e controle da mastite e Tuberculose bovina e saúde única: o que o produtor de leite precisa saber? Um período importante no trato dos animais não foi esquecido, na palestra virtual Cuidados no pré e pós-parto e sua relação com a fertilidade das vacas de leite. E, para terminar, Automação e monitoramento animal para gestão da saúde, bem-estar e fertilidade do rebanho.

Ao todo, o curso Jovens do Leite, em sua primeira edição, certificou 5.229 alunos, o que é um número considerável. Mas, com as palestras virtuais, o número de beneficiados não para de crescer. Até no dia 31 de maio, já ultrapassava a 19 mil pessoas. Isso mostra um dos poucos lados bons desta pandemia, ou seja, o mundo virtual entrou para a nossa rotina de modo definitivo, permitindo-nos adquirir conhecimento sem sair de casa.

A segunda entrega comemorativa dos 45 anos da Embrapa Gado de Leite é o livro BRS Capiaçu e BRS Kurumi: Cultivo e uso. Para obtê-lo gratuitamente, baixe o diretamente da página da Embrapa Gado de Leite na internet. Lá, você também encontrará os cursos EAD aqui relatados. Já as palestras estão no canal da Embrapa no Youtube. Novas entregas virão.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?