balde branco

Embrapa em parceria com dez universidades lançam competição para criar startups para o setor lácteo

Empreendedores, estudantes, pesquisadores e outros profissionais interessados em encontrar soluções tecnológicas para o mercado lácteo estão convidados a participar do desafio de startups Ideas for Milk, que está com inscrições abertas, até 12 de outubro. A Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP) é uma das Unidades da Empresa participantes da iniciativa, liderada pela Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora, MG), em parceria com dez universidades e outras instituições públicas e privadas.

O objetivo da competição é estimular projetos capazes de aumentar a eficiência da cadeia produtiva do leite no Brasil, além de oferecer às startups a oportunidade de alavancar um negócio lucrativo. Os participantes, que podem ser equipes informais ou startups já constituídas, devem submeter ideias de soluções web, mobile ou hardware que apresentem inovações em modelos de negócio, produtos, processos, serviços e tecnologias. As propostas devem ter foco nas grandes áreas temáticas do agronegócio do leite, como insumos agropecuários, captação e distribuição, indústria de laticínios, mercado e consumidores finais.

Com o desafio, os organizadores buscam impulsionar e valorizar o mercado lácteo. O setor está em crescimento e requer cada vez mais iniciativas capazes de otimizar os processos de produção e melhorar a renda dos produtores. Atualmente, os autores da iniciativa consideram o o leite como novidade no contexto das startups. E apenas 23 das 4.180 startups brasileiras, cerca de 0,5% estão relacionadas ao agronegócio de modo geral. De acordo com o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Informática Agropecuária, Carlos Alberto Meira, o Ideas for Milk pode trazer avanços para esse campo, com diversas soluções tecnológicas voltadas à cadeia produtiva do leite.

A competição terá três etapas: seleção das cinco melhores ideias inscritas em cada uma das oito cidades-sede do evento; escolha da melhor proposta de cada cidade-sede; e participação das oito ganhadoras locais na Final Nacional, que será realizada em 14 de dezembro, em Brasília. As cidades-sede são Belo Horizonte, Juiz de Fora, Lavras e Viçosa, em Minas Gerais; Campinas, Piracicaba e São Carlos, no estado de São Paulo, além de Porto Alegre (RS). Mais informações: www.ideasformilk.com.br

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?