Lácteos: soluções a partir de startups - Digital Balde Branco

Embra­pa em par­ce­ria com dez uni­ver­si­da­des lan­çam com­pe­ti­ção para cri­ar star­tups para o setor lácteo

Empre­en­de­do­res, estu­dan­tes, pes­qui­sa­do­res e outros pro­fis­si­o­nais inte­res­sa­dos em encon­trar solu­ções tec­no­ló­gi­cas para o mer­ca­do lác­teo estão con­vi­da­dos a par­ti­ci­par do desa­fio de star­tups Ide­as for Milk, que está com ins­cri­ções aber­tas, até 12 de outu­bro. A Embra­pa Infor­má­ti­ca Agro­pe­cuá­ria (Cam­pi­nas, SP) é uma das Uni­da­des da Empre­sa par­ti­ci­pan­tes da ini­ci­a­ti­va, lide­ra­da pela Embra­pa Gado de Lei­te (Juiz de Fora, MG), em par­ce­ria com dez uni­ver­si­da­des e outras ins­ti­tui­ções públi­cas e privadas.

O obje­ti­vo da com­pe­ti­ção é esti­mu­lar pro­je­tos capa­zes de aumen­tar a efi­ci­ên­cia da cadeia pro­du­ti­va do lei­te no Bra­sil, além de ofe­re­cer às star­tups a opor­tu­ni­da­de de ala­van­car um negó­cio lucra­ti­vo. Os par­ti­ci­pan­tes, que podem ser equi­pes infor­mais ou star­tups já cons­ti­tuí­das, devem sub­me­ter idei­as de solu­ções web, mobi­le ou hard­ware que apre­sen­tem ino­va­ções em mode­los de negó­cio, pro­du­tos, pro­ces­sos, ser­vi­ços e tec­no­lo­gi­as. As pro­pos­tas devem ter foco nas gran­des áre­as temá­ti­cas do agro­ne­gó­cio do lei­te, como insu­mos agro­pe­cuá­ri­os, cap­ta­ção e dis­tri­bui­ção, indús­tria de lati­cí­ni­os, mer­ca­do e con­su­mi­do­res finais.

Com o desa­fio, os orga­ni­za­do­res bus­cam impul­si­o­nar e valo­ri­zar o mer­ca­do lác­teo. O setor está em cres­ci­men­to e requer cada vez mais ini­ci­a­ti­vas capa­zes de oti­mi­zar os pro­ces­sos de pro­du­ção e melho­rar a ren­da dos pro­du­to­res. Atu­al­men­te, os auto­res da ini­ci­a­ti­va con­si­de­ram o o lei­te como novi­da­de no con­tex­to das star­tups. E ape­nas 23 das 4.180 star­tups bra­si­lei­ras, cer­ca de 0,5% estão rela­ci­o­na­das ao agro­ne­gó­cio de modo geral. De acor­do com o che­fe de Trans­fe­rên­cia de Tec­no­lo­gia da Embra­pa Infor­má­ti­ca Agro­pe­cuá­ria, Car­los Alber­to Mei­ra, o Ide­as for Milk pode tra­zer avan­ços para esse cam­po, com diver­sas solu­ções tec­no­ló­gi­cas vol­ta­das à cadeia pro­du­ti­va do leite.

A com­pe­ti­ção terá três eta­pas: sele­ção das cin­co melho­res idei­as ins­cri­tas em cada uma das oito cida­des-sede do even­to; esco­lha da melhor pro­pos­ta de cada cida­de-sede; e par­ti­ci­pa­ção das oito ganha­do­ras locais na Final Naci­o­nal, que será rea­li­za­da em 14 de dezem­bro, em Bra­sí­lia. As cida­des-sede são Belo Hori­zon­te, Juiz de Fora, Lavras e Viço­sa, em Minas Gerais; Cam­pi­nas, Pira­ci­ca­ba e São Car­los, no esta­do de São Pau­lo, além de Por­to Ale­gre (RS). Mais infor­ma­ções: www.ideasformilk.com.br

Rolar para cima