Liberada a importação de leite do Uruguai - Digital Balde Branco

Após sus­pen­der as impor­ta­ções de lei­te em pó do Uru­guai por qua­se um mês, o Minis­té­rio da Agri­cul­tu­ra deci­diu reti­rar a restrição

De acor­do com o secre­tá­rio de Defe­sa Agro­pe­cuá­ria do Minis­té­rio da Agri­cul­tu­ra, Luís Edu­ar­do Ran­gel, des­de 8 de novem­bro estão sus­pen­sas as res­tri­ções que envol­vi­am as impor­ta­ções de lei­te em pó do Uru­guai. A deci­são foi auto­ri­za­da pelo pre­si­den­te Michel Temer e foi toma­da após uma audi­to­ria in loco no Uru­guai, fei­ta por fis­cais do Mapa, que não encon­tra­ram indí­ci­os de tri­an­gu­la­ção entre o lei­te do vizi­nho sul-ame­ri­ca­no com outros paí­ses, como a Argen­ti­na ou Nova Zelân­dia, como sus­pei­ta­vam pro­du­to­res brasileiros.

A sus­pen­são a emis­são de toda e qual­quer guia de impor­ta­ção do lei­te pro­ve­ni­en­te do país vizi­nho foi anun­ci­a­da por Blai­ro Mag­gi após inten­sa pres­são da ban­ca­da rura­lis­ta do Con­gres­so e de vári­as enti­da­des de pro­du­to­res como a CNA-Con­fe­de­ra­ção da Agri­cul­tu­ra e Pecuá­ria do Bra­sil, a OCB-Orga­ni­za­ção das Coo­pe­ra­ti­vas do Bra­sil e da Abra­lei­te, que ale­ga­vam da fal­ta de con­tro­le na entra­da do lei­te uru­guaio nos por­tos brasileiros.

O epi­só­dio, no entan­to, che­gou a cau­sar mal-estar com o Ita­ma­raty, após o pre­si­den­te do Uru­guai, Taba­ré Vás­quez, ter se quei­xan­do com Temer por tele­fo­ne. Temer tam­bém ficou cons­tran­gi­do com a situ­a­ção, já que o Bra­sil é o atu­al pre­si­den­te do Mer­co­sul, como decla­rou o pró­prio minis­tro Blai­ro Mag­gi há algu­mas sema­nas. “O pre­si­den­te Michel Temer já auto­ri­zou a reto­ma­da. Vamos comu­ni­car o Uru­guai ofi­ci­al­men­te ama­nhã”, dis­se Ran­gel ao jor­nal Valor Econô­mi­co.

O secre­tá­rio tam­bém infor­mou que a expec­ta­ti­va é que as impor­ta­ções sejam res­ta­be­le­ci­das ao lon­go des­ta sema­na. E acres­cen­tou que o “bai­xo flu­xo de impor­ta­ção” de lei­te uru­guaio nos últi­mos meses tam­bém deter­mi­nou para que o Minis­té­rio da Agri­cul­tu­ra deci­dis­se pela reto­ma­da das com­pras do pro­du­to. As expor­ta­ções de lei­te do Uru­guai ao Bra­sil ultra­pas­sa­ram as 40 mil ts no pri­mei­ro semes­tre des­te ano, segun­do jornal.

Rolar para cima