Livro sobre a raça Gir Leiteiro - Digital Balde Branco

O livro Gir Lei­tei­ro: A Nos­sa Raça é uma obra de 292 pági­nas, bilín­gue, em por­tu­guês e espa­nhol, com lin­gua­gem aces­sí­vel aos pro­du­to­res de lei­te, tam­bém dire­ci­o­na­do para pro­fis­si­o­nais e estu­dan­tes na área de ciên­ci­as agrá­ri­as, medi­ci­na vete­ri­ná­ria e zoo­tec­nia. O lan­ça­men­to acon­te­ceu no Museu do Zebu no dia 22 de setembro.

“Já faz algum tem­po que ini­ci­ei o pro­je­to, a par­tir de ras­cu­nhos, rela­tos de mui­tos cri­a­do­res e mui­tas pes­so­as expe­ri­en­tes que conhe­ci ao lon­go do cami­nho, expe­ri­ên­ci­as vivi­das a cam­po com os pro­du­to­res de lei­te, e mui­tas his­tó­ri­as ao lon­go des­ses mais de 15 anos apren­den­do com essa raça incrí­vel, dócil, que cati­va, encan­ta, que pro­duz um lei­te espe­ci­al, e que repro­duz facil­men­te, e que vive mui­to”, diz a auto­ra, Tati­a­ne A. Drum­mond Tetz­ner, que é jura­da e médi­ca veterinária.

Segun­do ela, a impor­tân­cia do Gir Lei­tei­ro e seus cru­za­men­tos para pro­du­ção de lei­te nos Tró­pi­cos está, além da gené­ti­ca como raça pura, na pro­du­ção de um lei­te sau­dá­vel, “da vaca que come capim”, e dife­ren­ci­a­do na sua com­po­si­ção, com ele­va­dos teo­res de pro­teí­na, gor­du­ra, e sóli­dos em com­pa­ra­ção com outras raças espe­ci­a­li­za­das leiteiras.

O livro está dis­po­ní­vel para ven­da na ABC­GIL e no Museu do Zebu — ABCZ, Par­que Fer­nan­do Cos­ta em Ube­ra­ba MG, mas tam­bém pode­rá ser adqui­ri­do atra­vés de depó­si­to ban­cá­rio e envi­a­do pelos Cor­rei­os, mais infor­ma­ções por e‑mail: girleiteiro.livro@gmail.com

Rolar para cima