Mais uma vez: só unida a classe produtora será capaz de defender seus interesses - Digital Balde Branco

CARTA AO LEITOR

Mais uma vez:

só unida a classe produtora será capaz de defender seus interesses 

“Éim­por­tan­te fri­sar que, ape­sar de o pre­ço do lei­te avan­çar, isso não sig­ni­fi­ca lucro para o pro­du­tor.” Toman­do empres­ta­da esta fra­se do rela­tó­rio de mar­ço da Colu­na do Cepea, escri­ta pela pes­qui­sa­do­ra Natá­lia Gri­gol, cons­ta­ta­mos que a situ­a­ção do pro­du­tor de lei­te ain­da está lon­ge de ser satis­fa­tó­ria. Nos últi­mos tem­pos, sobe o pre­ço do lei­te, porém sobem mais os pre­ços dos insu­mos… Ain­da pati­nan­do nes­se cír­cu­lo vici­o­so, mais um pro­ble­ma sur­ge para pre­ju­di­car o setor lei­tei­ro: a reti­ra­da da alí­quo­ta de impor­ta­ção de quei­jos pelo Minis­té­rio da Eco­no­mia e pela Camex. 

A Abra­lei­te está à fren­te des­sa luta e já enca­mi­nhou ofí­cio às auto­ri­da­des com­pe­ten­tes plei­te­an­do, com sóli­dos argu­men­tos, que essa deci­são equi­vo­ca­da seja anu­la­da, segun­do des­ta­cou Geral­do Bor­ges, pre­si­den­te da enti­da­de. Mais uma vez, con­for­me a Bal­de Bran­co tem defen­di­do em qua­se todas as suas edi­ções: só a mobi­li­za­ção e a união dos pro­du­to­res em suas enti­da­des repre­sen­ta­ti­vas será capaz de for­ta­le­cer a clas­se pro­du­to­ra de leite.

Ago­ra, falan­do des­ta edi­ção, o des­ta­que é a água. Apro­vei­tan­do o Dia Mun­di­al da Água, come­mo­ra­do no mês pas­sa­do, tra­ze­mos o exem­plo de uma vali­o­sa ini­ci­a­ti­va, que se cons­ti­tui na prá­ti­ca de pro­te­ção des­se recur­so ines­ti­má­vel. Tra­ta-se do pro­gra­ma Pro­du­tor de Água, com exem­plos de fazen­das lei­tei­ras do Vale do Paraíba.

Tema tam­bém supe­rim­por­tan­te são as pes­qui­sas sobre melho­ra­men­to gené­ti­co dos bovi­nos lei­tei­ros. E aqui dois exem­plos de pes­qui­sas: mar­ca­dor mole­cu­lar, o DPR, que é um indi­ca­dor da fer­ti­li­da­de da matriz, que vai con­tri­buir para a efi­ci­ên­cia repro­du­ti­va do reba­nho. A outra pes­qui­sa traz o índi­ce de tole­rân­cia ao estres­se tér­mi­co de ani­mais Giro­lan­dos. Os resul­ta­dos da pes­qui­sa serão apre­sen­ta­dos pela asso­ci­a­ção da raça duran­te a Mega­lei­te 2022.

A nos­sa entre­vis­ta­da da edi­ção é Débo­ra Perei­ra, jor­na­lis­ta bra­si­lei­ra que vive na Fran­ça, onde se tor­nou mes­tra quei­jei­ra de reno­me inter­na­ci­o­nal. Pro­fun­da conhe­ce­do­ra do uni­ver­so dos quei­jos arte­sa­nais, ela fala sobre esse seg­men­to que cres­ce no Bra­sil.
Boa lei­tu­ra!

João Antô­nio dos Santos

Edi­tor

EXPE­DI­EN­TE

Edi­tor

João Antô­nio dos San­tos
editor@baldebranco.com.br

Repór­ter

Erick Hen­ri­que
reporter@baldebranco.com.br

Edi­ção de Arte

Casa da Arte
cdadesign@outlook.com

Cola­bo­ra­do­res

Denis Tei­xei­ra Rocha
Gise­le Dela Ric­ci
Glau­co Rodri­gues Car­va­lho
Jés­si­ca Oli­vi­er
João Car­los de Faria
Kennya B. Siquei­ra
Luiz H. Pitom­bo
Natá­lia Gri­gol
Pau­lo do Car­mo Mar­tins
Pedro Arcu­ri
Sophia Honig­mann
Wili­am Tabchoury

Dire­to­ria Comercial

Mari­an­na Cor­rea
marianna.correa@terra.com.br
(11) 9–9975-6429

Repre­sen­tan­te comercial

Vivi­a­ne Rosa
comercial@baldebranco.com.br
(11) 99953–6952

Assi­na­tu­ras

Ales­san­dra Melo
alessandra.melo@baldebranco.com.br
(11) 99480 8631 (what­sapp)

Escri­tó­rio cen­tral
(11) 99480–8631 wattsapp

Coor­de­na­ção Administrativa

Cristhi­a­ne Melo
(11) 99480–8631
(11) 97028–5684

Edi­ção: 19.000 exemplares

Assi­na­tu­ra anu­al: R$ 140,00
Exem­plar atra­sa­do: R$ 14,00

Auto­ri­za­mos a repro­du­ção total ou par­ci­al de nos­sos arti­gos, des­de que men­ci­o­na­da a fonte.

Os con­cei­tos emi­ti­dos nos arti­gos assi­na­dos ou nos anún­ci­os de publi­ci­da­de são intei­ra­men­te de res­pon­sa­bi­li­da­de de seus auto­res, não tra­du­zin­do neces­sa­ri­a­men­te a opi­nião da revista.

Bal­de Bran­co é uma publi­ca­ção regis­tra­da no INPI — Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Pro­pri­e­da­de Indus­tri­al sob nº 006333770 de 106/86 e na Lei de Impren­sa (6º Ofí­cio) sob nº 20963 de 12.01.90.