balde branco

CURTAS

Manifesto contrário às denominações “leite” e “carne” pelos produtos integralmente vegetais

A Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) divulgou comunicado em agosto esclarecendo sua posição contrária ao que chama de “apropriação indevida das denominações ‘carne’ e ‘leite’ (destinadas a produtos de origem exclusivamente animal) pelos produtos integralmente vegetais, denominados ‘plant-based’”. A manifestação pública da entidade responde à convocação do Ministério da Agricultura, que busca colher a percepção da sociedade sobre tal assunto. Desta forma, o posicionamento contrário da ABCZ representa, segundo a entidade, “respeito e defesa ao trabalho dos mais de 23 mil associados, cujo fomento e produção atingem mais de 80% do rebanho bovino nacional, com produção estimada em 2020 de 10,5 milhões de toneladas de carne bovina e 24,5 milhões de toneladas de leite”.

Escassez hídrica afeta a pecuária leiteira

Para o pesquisador Julio Palhares, especialista em recursos hídricos da Embrapa Pecuária Sudeste, algumas medidas podem contribuir para minimizar os impactos das produções animais no consumo de água. Para ele, o pecuarista deve agir para ser mais eficiente no uso da água. Algumas medidas têm custo zero, pois envolvem apenas mudanças comportamentais, como, por exemplo, fazer a raspagem do piso da sala de ordenha. Em outras medidas, o investimento é baixo: substituição de mangueira de fluxo contínuo por modelo de fluxo controlado, manutenção do piso e programa de detecção de vazamentos. O pecuarista deve fazer o manejo nutricional de forma precisa para os animais. A instalação de hidrômetros na propriedade para medir o consumo de água e de cisternas para captação da água da chuva são práticas que auxiliam para se conhecerem os fluxos hídricos do sistema de produção e ter uma fonte alternativa de água.

Roberta Züge participa de livro sobre boas práticas no uso de produtos veterinários

Tendo como objetivo compartilhar informação e auxiliar o pecuarista, com foco em saúde animal e seguindo as boas práticas agropecuárias, a Comissão de Educação Sanitária da Superintendência Federal de Agricultura no Estado de São Paulo acaba de lançar o livro “Diálogos para boas práticas no uo de produtos veterinários na produção animal”. O projeto, que conta com a participação de diversos autores, também teve a cooperação da Conselheira do CCAS (Conselho Científico Agro Sustentável) e mestre e doutora em Reprodução Animal pela Universidade de São Paulo (USP), Roberta Züge (foto). A obra está disponível no site do CCAS em formato PDF.

Evento de negócios em pecuária de leite e corte abre inscrições

Com a permissão do funcionamento de encontros sociais e feiras corporativas divulgada pelo governo do Estado de São Paulo, o Pecuária 360º – Summit 2021, conferência de negócios de pecuária de corte e leite, está com as suas inscrições abertas a partir de agosto com desconto, e podem ser feitas pelo site do evento, no link: https://bit.ly/3zA4Edv O Summit 2021 será presencial nos dias 23 e 24 de novembro, no Hotel Pullman Vila Olímpia, em São Paulo, com vagas limitadas, e terá também a versão online. Serão oferecidos 350 lugares para os participantes presenciais, com acesso somente para vacinados contra a covid-19 e 2 mil acessos para o formato virtual do evento.

Pecuarista triplica produção de leite graças à assistência técnica do Senar-TO

O produtor Raimundo Nonato Feitosa (foto), do município de Augustinópolis, no Tocantins, encontrou na assistência técnica e gerencial (ATeG) do Senar-TO a oportunidade e o apoio necessários para o aperfeiçoamento e o crescimento de produção leiteira na fazenda Terra Nova. Hoje o produtor colhe frutos do progresso na atividade. Com investimento baixo e pequenas mudanças no manejo dos animais, ele conseguiu quase triplicar a produção de leite com um rebanho menor do que tinha. Em poucos meses, o rebanho selecionado pelo produtor rural e a adoção das técnicas fizeram a produção diária de leite saltar de 120 litros para mais de 300 litros.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?