balde branco

CRÔNICA

Paulo do Carmo Martins

Chefe geral da Embrapa Gado de Leite

MARÇO AINDA NÃO ACABOU

Março prometia ser um mês inesquecível. Daqueles que quebram a tendência e nos levam para novos rumos. E não era algo sem fundamento. Já no dia 9, em São Paulo, nós, da Embrapa Gado de Leite, fizemos um evento que fez história e já com vários pedidos de nova edição. Foi o Workshop: Tudo sobre a cadeia do leite para comunicadores, que visou explicar como ocorre o processo de produção de leite, do insumo ao supermercado. Foi o primeiro evento com o propósito de mostrar o que é a cadeia produtiva do leite, para jornalistas e influenciadores digitais. Numa parceria bem-sucedida com a Associação Brasileira de Marketing Rural e com a Texto Comunicação, reunimos 58 profissionais de 28 órgãos de imprensa e de oito empresas e instituições, de 11 estados da Federação. O evento contou com dez palestrantes, da Embrapa Gado de Leite e do ILCT/Epamig.

Dia 11, em Juiz de Fora – MG, outra experiência inesquecível. Na sede da Embrapa Gado de Leite lançamos o projeto Mulheres! Nos reunimos para conhecer a trajetória de mulheres de sucesso. Iniciamos com uma jovem jornalista e influenciadora digital, de 26 anos, a densa Júlia Horta, miss Brasil 2020, falando sobre sua trajetória e nos explicando o que é sororidade. Você sabe o que é isso? É a busca do fim da rivalidade entre mulheres, tão visível para nós, homens. E tivemos três narrativas de trajetórias de mulheres do leite: a Maria Thereza Rezende, a Jaqueline Ceretta e a Maria Antonieta Guazzeli. Mulheres admiráveis, inspiradoras para homens e mulheres. Cada uma com uma história de vida mais bonita que a outra, de superação e garra!

Já no dia 12 a Embrapa Gado de Leite entregou ao Brasil o Compost Barn Vacas e Pessoas Felizes, o primeiro instalado em ambiente de pesquisa em todos os países tropicais, estruturado em ambiente de Internet das Coisas. Construímos três compostos. Um pequeno, para recria de animais e, outro, que são dois, pois permite o uso como Compost Barn Tradicional ou na versão pouco conhecida de Cross Ventilation. 

A totalidade dos recursos investidos foi resultante da parceria com a Associação Gir Leiteiro e com empresas de equipamentos e serviços. Portanto, da elaboração do projeto ao término da obra, não houve nenhum comprometimento orçamentário. E também anunciamos, com a Associação Brasileira de Gado Holandês, o início dos trabalhos de genômica da raça, que se associa à Girolando e Gir Leiteiro, raças que já trabalhávamos genomicamente.

No dia 12 a Embrapa Gado de Leite entregou ao Brasil o Compost Barn Vacas e Pessoas Felizes, o primeiro instalado em ambiente de pesquisa em todos os países tropicais”

Nesta inauguração simples, mas que contou com mais de 500 pessoas vindas de seis estados, tivemos representantes de 74 empresas e 25 instituições, as principais do mundo do leite, além de representantes de 15 universidades.  O clímax do evento não foi o tradicional descerramento de placa, que não houve, mas a entrada das vacas no recinto, após romper uma cortina de Capiaçu, um capim que lançamos há dois anos, cujo sucesso pode ser medido de várias formas, até mesmo pelo site Mercado Livre, que tem 334 vendedores não credenciados que o comercializam. 

Na parte da tarde, anunciamos o lançamento do Edital DIA – Desafio de Inovação Aberta. Estamos colocando disponível para o setor privado R$ 532,00 mil, em dinheiro e até R$ 1 milhão em capital humano e infra-estrutura para parcerias com empresas e startups. Estamos convidando empresas a apresentarem suas dores. Vamos analisá-las, verificar se temos competência para resolvê-las, e que impacto as soluções podem trazer. Se passar pelo filtro, queremos ser sócios! Este projeto poderia se chamar Senhora Baratinha. Afinal, queremos casar com o setor produtivo, temos fita no cabelo e dinheiro na caixinha…

Outro evento emocionante foi a Entrega da Medalha Mário Luiz Martinez. O programa de melhoramento da raça Gir é liderado pela Embrapa Gado de Leite há 35 nos. O Gir Leiteiro é fruto da pesquisa e da audácia de criadores brasileiros. Dois lados de uma mesma moeda, que tem como referência o Dr. Martinez. Originário da Índia, o Gir Leiteiro neste momento é centro de negociação bilateral entre Índia e Brasil. De volta à origem… Mas feito no Brasil.

A Medalha é conferida anualmente a personalidades, em apenas três modalidades. Este ano, na modalidade Setor Produtivo, homenageamos Paulo Bernardes, presidente da Confederação Brasileira das Cooperativas de Leite – CBCL. Na categoria Instituições de P&D, a homenagem foi para o presidente da Fapemig e ex-reitor da UFV, o prof. Dr. Evaldo Vilela. Na categoria Embrapa, os homenageados foram os pesquisadores Maria Aparecida e Renaldi Brito, precursores dos trabalhos relacionados à qualidade do leite no Brasil.

Pois, tudo isso aconteceu em doze inimagináveis dias do mês de março. O mês podia acabar ali. Mas o que os outros dezenove dias nos reservou também foram inimagináveis. Muitos desencontros. Muita crença. Decisões extremadas. Ambiente de incerteza e conflitos. E imobilismo e tensão. Mas isso vou deixar para tratar no próximo mês. Por enquanto, cuidemos todos. Uns dos outros e cada um de si. Afinal, março ainda não acabou!

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?