Megaleite 2017 será aberta nesta quarta em BH - Digital Balde Branco

A aber­tu­ra ofi­ci­al da Mega­lei­te 2017 será rea­li­za­da nes­ta quar­ta-fei­ra, dia 28, no Par­que da Game­lei­ra, em Belo Horizonte/MG

A sole­ni­da­de acon­te­ce­rá a par­tir das 9h e terá a pre­sen­ça de diver­sas lide­ran­ças do setor e auto­ri­da­des polí­ti­cas. Agen­da­da para o perío­do de 28 de junho a 1º de julho, esta é a segun­da edi­ção da Mega­lei­te na capi­tal minei­ra. A expec­ta­ti­va é que a fei­ra movi­men­te cer­ca de R$ 10 milhões em negó­ci­os e rece­ba um públi­co supe­ri­or a 70 mil pes­so­as. Mais de 80 empre­sas de diver­sos seg­men­tos esta­rão expon­do pro­du­tos e ser­vi­ços na feira.

A fei­ra terá mais de 1700 ani­mais de seis raças lei­tei­ras Giro­lan­do, Gir Lei­tei­ro, Holan­dês, Jer­sey, Par­do-Suí­ço e Guze­rá Lei­tei­ro par­ti­ci­pan­do das com­pe­ti­ções e lei­lões. A pro­gra­ma­ção da fei­ra ain­da con­ta­rá com lei­lões, fei­ra de negó­ci­os, espa­ço kids (fazen­di­nha), pales­tras e fórum de deba­tes. O even­to con­ta­rá tam­bém com a Via Lác­tea Mini Usi­na de Lei­te, onde acon­te­ce­rão cur­sos de fabri­ca­ção de quei­jo fres­cal e degus­ta­ção comen­ta­da, e da Mini Fazen­da, que deve rece­ber 3 mil estu­dan­tes de Belo Horizonte.

Na par­te da tar­de, a par­tir das 14h, acon­te­ce­rá o Mega­lei­te Day, no Tater­sal 1 do Par­que da Game­lei­ra. O even­to con­ta­rá com uma pales­tra do médi­co Drau­zio Varel­la sobre saú­de, esti­lo de vida e bene­fí­ci­os do con­su­mo do lei­te e com uma recei­ta show ao vivo com um dos chefs mais famo­sos do Bra­sil, o fran­cês Oli­vi­er Anqui­er. O even­to é uma par­ce­ria da Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra dos Cri­a­do­res de Giro­lan­do e do #beba­mais­lei­te, ten­do como patro­ci­na­do­res Embaré/Camponesa e Tetra Pak.

Na pro­gra­ma­ção da Mega­lei­te 2017 estão pre­vis­tas as rea­li­za­ções de seis expo­si­ções de ani­mais: a 28ª Expo­si­ção e Tor­neio Lei­tei­ro Naci­o­nal de Giro­lan­do, a 9ª Expo­si­ção e Tor­neio Lei­tei­ro Inter­na­ci­o­nal do Gir Lei­tei­ro, o Cir­cui­to Naci­o­nal da Raça Holan­de­sa 2017 – Eta­pa Minei­ra, a Expo­si­ção Naci­o­nal da Raça Par­do-Suí­ça 2017, a 1ª Expo­si­ção Homo­lo­ga­da da Raça Jer­sey e de Jer­so­lan­do de Minas Gerais e o Con­cur­so Lei­tei­ro e Mos­tra de Guze­rá e Guzolando.

Duas raças bovi­nas já ini­ci­a­ram as com­pe­ti­ções na Mega­lei­te 2017. Des­de domin­go, as 26 fême­as da raça Gir Lei­tei­ro estão dis­pu­tan­do o Tor­nei­ro Lei­tei­ro e até quar­ta-fei­ra pas­sa­rão por 10 orde­nhas. Já a raça Giro­lan­do come­çou na segun­da-fei­ra (26) seu 28° Tor­nei­ro Lei­tei­ro com a par­ti­ci­pa­ção de 15 ani­mais. A Mega­lei­te 2017 tam­bém terá 11 lei­lões das raças Giro­lan­do e Gir Lei­tei­ro. Uma novi­da­de este ano na comer­ci­a­li­za­ção de ani­mais é o Fei­lão que con­sis­te na ofer­ta de ani­mais ins­cri­tos na expo­si­ção, para nego­ci­a­ção entre os criadores.

Já con­fir­ma­ram pre­sen­ça comi­ti­vas da Bolí­via, Cos­ta Rica, Colôm­bia, El Sal­va­dor, Gua­te­ma­la, Nica­rá­gua e Pana­má, que serão recep­ci­o­na­das na “Casa do Cri­a­dor” e pode­rão conhe­cer o novo pro­je­to inter­na­ci­o­nal da Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra dos Cri­a­do­res de Giro­lan­do, o Bra­zi­li­an Giro­lan­do, cujo obje­ti­vo é ofe­re­cer um paco­te tec­no­ló­gi­co pecuá­rio a outros países.

Cri­an­ças e ado­les­cen­tes de 8 a 15 anos pode­rão par­ti­ci­par do “Clu­bi­nho Giro­lan­do”. O cur­so será de 29 de junho a 1º de julho, no Par­que da Game­lei­ra, e inte­gra a pro­gra­ma­ção da Mega­lei­te 2017. O Clu­bi­nho Giro­lan­do tem como obje­ti­vo pro­mo­ver o conhe­ci­men­to e incen­ti­var cri­an­ças e ado­les­cen­tes na cri­a­ção e lida de ani­mais Girolando.

A Mega­lei­te 2017 é uma rea­li­za­ção da Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra dos Cri­a­do­res de Giro­lan­do e tem o apoio do Gover­no de Minas, via Code­mig e Secre­ta­ria de Agri­cul­tu­ra do Esta­do de Minas Gerais, MAPA e Embra­pa Gado de Lei­te, Ban­co do Bra­sil, FAEMG, Ema­ter-MG, IMA, Epamig.

Rolar para cima