balde branco

A abertura oficial da Megaleite 2017 será realizada nesta quarta-feira, dia 28, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte/MG

A solenidade acontecerá a partir das 9h e terá a presença de diversas lideranças do setor e autoridades políticas. Agendada para o período de 28 de junho a 1º de julho, esta é a segunda edição da Megaleite na capital mineira. A expectativa é que a feira movimente cerca de R$ 10 milhões em negócios e receba um público superior a 70 mil pessoas. Mais de 80 empresas de diversos segmentos estarão expondo produtos e serviços na feira.

A feira terá mais de 1700 animais de seis raças leiteiras Girolando, Gir Leiteiro, Holandês, Jersey, Pardo-Suíço e Guzerá Leiteiro participando das competições e leilões. A programação da feira ainda contará com leilões, feira de negócios, espaço kids (fazendinha), palestras e fórum de debates. O evento contará também com a Via Láctea Mini Usina de Leite, onde acontecerão cursos de fabricação de queijo frescal e degustação comentada, e da Mini Fazenda, que deve receber 3 mil estudantes de Belo Horizonte.

Na parte da tarde, a partir das 14h, acontecerá o Megaleite Day, no Tatersal 1 do Parque da Gameleira. O evento contará com uma palestra do médico Drauzio Varella sobre saúde, estilo de vida e benefícios do consumo do leite e com uma receita show ao vivo com um dos chefs mais famosos do Brasil, o francês Olivier Anquier. O evento é uma parceria da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e do #bebamaisleite, tendo como patrocinadores Embaré/Camponesa e Tetra Pak.

Na programação da Megaleite 2017 estão previstas as realizações de seis exposições de animais: a 28ª Exposição e Torneio Leiteiro Nacional de Girolando, a 9ª Exposição e Torneio Leiteiro Internacional do Gir Leiteiro, o Circuito Nacional da Raça Holandesa 2017 – Etapa Mineira, a Exposição Nacional da Raça Pardo-Suíça 2017, a 1ª Exposição Homologada da Raça Jersey e de Jersolando de Minas Gerais e o Concurso Leiteiro e Mostra de Guzerá e Guzolando.

Duas raças bovinas já iniciaram as competições na Megaleite 2017. Desde domingo, as 26 fêmeas da raça Gir Leiteiro estão disputando o Torneiro Leiteiro e até quarta-feira passarão por 10 ordenhas. Já a raça Girolando começou na segunda-feira (26) seu 28° Torneiro Leiteiro com a participação de 15 animais. A Megaleite 2017 também terá 11 leilões das raças Girolando e Gir Leiteiro. Uma novidade este ano na comercialização de animais é o Feilão que consiste na oferta de animais inscritos na exposição, para negociação entre os criadores.

Já confirmaram presença comitivas da Bolívia, Costa Rica, Colômbia, El Salvador, Guatemala, Nicarágua e Panamá, que serão recepcionadas na “Casa do Criador” e poderão conhecer o novo projeto internacional da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, o Brazilian Girolando, cujo objetivo é oferecer um pacote tecnológico pecuário a outros países.

Crianças e adolescentes de 8 a 15 anos poderão participar do “Clubinho Girolando”. O curso será de 29 de junho a 1º de julho, no Parque da Gameleira, e integra a programação da Megaleite 2017. O Clubinho Girolando tem como objetivo promover o conhecimento e incentivar crianças e adolescentes na criação e lida de animais Girolando.

A Megaleite 2017 é uma realização da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e tem o apoio do Governo de Minas, via Codemig e Secretaria de Agricultura do Estado de Minas Gerais, MAPA e Embrapa Gado de Leite, Banco do Brasil, FAEMG, Emater-MG, IMA, Epamig.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?