balde branco

Durante o evento, o conhecido médico fará palestra sobre consumo de lácteos, enquanto o chef francês apresentará uma receita show

Para o público em geral, a Megaleite 2017, principal exposição da pecuária leiteira do país, trará muita informação sobre a cadeia produtiva do leite. Uma grande atração será o Megaleite Day, agendado para o dia 28 de junho, a partir das 14h, no Tatersal 1 do Parque da Gameleira, em Belo Horizonte-MG.

O evento contará com uma palestra do médico Drauzio Varella sobre saúde, estilo de vida e benefícios do consumo do leite como parte de uma dieta saudável. Segundo ele, o leite é considerado um alimento de alto valor nutricional. “O leite é importante porque tem sais minerais, vitaminas e, especificamente, o cálcio, que é um componente essencial da dieta e existe em quantidades muito pequenas em outros alimentos”, informa.

A quantidade recomendada a ser consumida são quatro porções de lácteos por dia, desde a infância. Segundo o médico, o consumo do leite é fundamental na infância e adolescência, quando o esqueleto está sendo construído. “O organismo não sintetiza cálcio. Ele deve ser adquirido pela alimentação, e para formar um esqueleto robusto, quando o ser humano está crescendo, é preciso ter cálcio”.

Na fase adulta e terceira idade, o alimento continua sendo importante. “À medida que a gente envelhece, o seu consumo se torna importantíssimo. A queda dos hormônios sexuais nas mulheres, na menopausa, implica em perda da proteção óssea, e os ossos começam a ficar mais rarefeitos. Essa diminuição da densidade óssea aumenta à medida que a mulher envelhece. Portanto, nessa fase, é preciso que haja uma ingestão adequada de cálcio para tentar manter o esqueleto”, esclarece.

Já o chef de cozinha Olivier Anquier, será responsável por uma receita show ao vivo, com ingredientes à base de produtos lácteos. Ele comanda no Canal GNT o programa “Diário do Olivier”, onde faz uma expedição pelo mundo em busca de novos sabores, de tradições e de personagens marcantes e apresenta, sempre ao final, uma receita inspirada na viagem.

Toda a renda proveniente da venda dos ingressos do Megaleite Day será revertida em compra de leite e doada para instituições assistenciais da capital mineira. O evento é uma parceria da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e do #bebamaisleite, tendo o patrocínio da Camponesa e Tetra Pak.

Sobre a Megaleite 2017 – O evento ocorrerá de 28 de junho a 1º de julho e reunirá animais das principais raças leiteiras do Brasil em competições de julgamento e concurso leiteiro. A programação da feira, além do Megaleite Day, ainda contará com leilões, feira de negócios, espaço kids (fazendinha), dentre outros eventos.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?