Na bonança ou na tempestade, o produtor precisa manter o controle do rumo de seu negócio - Digital Balde Branco

CARTA AO LEITOR

NA BONANÇA OU NA TEMPESTADE, 

o produtor precisa manter o controle do rumo de seu negócio

Ape­sar dos trans­tor­nos cau­sa­dos pela pan­de­mia de covid-19 Bra­sil afo­ra (e no mun­do), o mer­ca­do tem, de modo geral, se mos­tra­do favo­rá­vel ao pro­du­tor de lei­te. Haja vis­ta os dados levan­ta­dos pelas con­sul­to­ri­as de pes­qui­sa de mer­ca­do, que apon­tam ele­va­ção ou pelo menos esta­bi­li­da­de do pre­ço pago pela maté­ria-pri­ma – cla­ro que com vari­a­ção de uma região para outra. Tam­bém o con­su­mo de lác­te­os se mos­tra aquecido.

Porém, vale aler­tar sobre algo mui­to impor­tan­te, sobre­tu­do num ambi­en­te sem­pre mar­ca­do pelas osci­la­ções de pre­ço: em qual­quer cir­cuns­tân­cia é fun­da­men­tal man­ter os cus­tos no cabres­to e mui­to bem ajus­ta­da a ges­tão da pro­pri­e­da­de. Isso por­que, seja na bonan­ça, seja na tem­pes­ta­de, o pro­du­tor terá sem­pre as réde­as na mão, ou, con­so­an­te os tem­pos atu­ais, a mão na dire­ção, pilo­tan­do com segu­ran­ça seu negócio.

E, na toa­di­nha de sem­pre, a Bal­de Bran­co traz conhe­ci­men­tos e infor­ma­ções sobre as melho­res prá­ti­cas na pro­du­ção lei­tei­ra, para que os pro­du­to­res con­du­zam com efi­ci­ên­cia a ati­vi­da­de no seu dia a dia, toman­do as deci­sões cer­tas, nos momen­tos cer­tos. Esse é o segre­do da sobre­vi­vên­cia e do suces­so na ati­vi­da­de leiteira.

Por isso, tra­ze­mos uma repor­ta­gem espe­ci­al sobre os 115 anos do Ins­ti­tu­to de Zootecnia/Apta, da Secre­ta­ria da Agri­cul­tu­ra e Abas­te­ci­men­to do Esta­do de São Pau­lo. Uma lon­ga tra­di­ção de pes­qui­sas cien­tí­fi­cas e ino­va­ções tec­no­ló­gi­cas a ser­vi­ço do agro. Nes­sa repor­ta­gem, des­ta­ca­mos algu­mas, den­tre mui­tas, dire­ta­men­te vol­ta­das à pro­du­ção lei­tei­ra, que têm con­tri­buí­do para mai­or efi­ci­ên­cia, pro­du­ti­vi­da­de e qua­li­da­de da matéria-prima.

Man­ten­do a sequên­cia sobre como explo­rar com com­pe­tên­cia a orde­nha­dei­ra, o tema nes­ta edi­ção é a ori­en­ta­ção sobre como com­prar bem um equi­pa­men­to de orde­nha ade­qua­do às con­di­ções da pro­pri­e­da­de. Confira.

E, ain­da falan­do em efi­ci­ên­cia, é mui­to impor­tan­te o pro­du­tor man­ter o mane­jo repro­du­ti­vo do reba­nho nos “trin­ques”, para que as vacas este­jam pre­nhes no tem­po cer­to. Atra­so na repro­du­ção, foco da repor­ta­gem, sig­ni­fi­ca pre­juí­zos na atividade. 

Para fina­li­zar, con­vi­da­mos o lei­tor a conhe­cer, na entre­vis­ta, um pou­co da visão e expe­ri­ên­cia do pro­du­tor pau­lis­ta Wan­der Bas­tos, quin­ta gera­ção de uma famí­lia de pro­du­to­res de lei­te, que tem uma sig­ni­fi­ca­ti­va atu­a­ção como repre­sen­tan­te da clas­se produtora.

Boa lei­tu­ra

João Antô­nio dos Santos

Edi­tor

Edi­tor
João Antô­nio dos San­tos
editor@baldebranco.com.br

Repór­ter
Erick Hen­ri­que
reporter@baldebranco.com.br

Edi­ção de Arte
Casa da Arte
cdadesign.com.br

Cola­bo­ra­do­res
Denis Tei­xei­ra Rocha
Glau­co Rodri­gues Car­va­lho
João César de Resen­de
Leo­nil­do Stoc­kler
Natá­lia Gri­gol
Pau­lo do Car­mo Mar­tins
Pedro Arcu­ri
Rafa­el Ribeiro

Dire­to­ria Comer­ci­al
Mari­an­na Cor­rea
marianna.correa@terra.com.br
(11) 2081–2163 e (11) 9–9975-6429

Repre­sen­tan­te comer­ci­al
Vivi­a­ne Rosa
comercial@baldebranco.com.br
(11) 99953–6952

Assi­na­tu­ras
Ales­san­dra Melo
alessandra.melo@baldebranco.com.br
(11) 99480 8631 (what­sapp)

Escri­tó­rio cen­tral
baldebranco@baldebranco.com.br
www.baldebranco.com.br
(11) 2081–3045

Coor­de­na­ção Admi­nis­tra­ti­va
Cristhi­a­ne Melo
cristhiane.melo@baldebranco.com.br
(11) 2081–2579

Edi­ção: 19.000 exemplares

Assi­na­tu­ra anu­al: R$ 140,00
Exem­plar atra­sa­do: R$ 11,00

Auto­ri­za­mos a repro­du­ção total ou par­ci­al de nos­sos arti­gos, des­de que men­ci­o­na­da a fonte.

Os con­cei­tos emi­ti­dos nos arti­gos assi­na­dos ou nos anún­ci­os de publi­ci­da­de são intei­ra­men­te de res­pon­sa­bi­li­da­de de seus auto­res, não tra­du­zin­do neces­sa­ri­a­men­te a opi­nião da revista.

Bal­de Bran­co é uma publi­ca­ção regis­tra­da no INPI — Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Pro­pri­e­da­de Indus­tri­al sob nº 006333770 de 106/86 e na Lei de Impren­sa (6º Ofí­cio) sob nº 20963 de 12.01.90.

Rolar para cima