balde branco

CRÔNICA

Paulo do Carmo Martins

Economista e pesquisador da Embrapa Gado de Leite

 A Cotrijal percebeu, prematuramente, que
os jovens das startups poderiam ser o vetor da disseminação da lógica deste novo mundo que estamos vivendo, o do Leite 4.0”

Não-Me-Toque

Este é o nome do jovem município do Rio Grande do Sul, fundado após a Segunda Grande Guerra, com a chegada de descendentes de alemães, italianos e holandeses, que se juntaram aos portugueses. Com pouco mais de 17 mil habitantes, tem o dobro do PIB per capita brasileiro e um Índice de Desenvolvimento Humano considerado alto pela Organização das Nações Unidas. Lá, emprego não falta.

Em Não-Me-Toque, todo ano ocorre a Expodireto, uma das feiras de negócios e tecnologia de importância internacional, e uma das mais destacadas do agronegócio. É realizada pela Cotrijal, uma cooperativa que trabalha fortemente com grãos, mas também com leite. Em 2021 faturou R$ 4,3 bilhões. O leite captado é processado e comercializado pela Cooperativa Central Gaúcha Ltda., a CCGL.

Ano passado o evento não foi realizado por causa da pandemia. Mas, este ano, voltou batendo todos os recordes. Em apenas cinco dias foram transacionados R$ 5 bilhões em aquisições de máquinas e equipamentos, sementes e animais, com a participação de 563 expositores, que foram visitados por 263 mil pessoas, em cerca de 100 hectares de feira. Vem gente de vários Eestados do Brasil e também do exterior. Os hotéis das cidades vizinhas, num raio de 100 km, ficam lotados.

A Expodireto é um conjunto de eventos para públicos distintos. Isso atrai produtores e profissionais de grãos e das cadeias de proteína animal. Pela segunda vez eu participei do Fórum do Leite e pude discutir com as lideranças e os profissionais do setor as novas tendências que começam a ficar evidentes no setor lácteo.

Também vivi outra experiência profissional muito interessante na Expodireto deste ano, ao fazer uma apresentação na Arena Digital. É um espaço que lembra uma estrutura circense e que abrigou 36 empresas de todos os segmentos, todas muito bem posicionadas no mercado. Elas decidiram adquirir estandes na arena digital porque buscam interação com um público ávido por informações sobre inovação no agronegócio. São jovens de todas as idades que buscam na Arena Digital o vínculo com as novidades que não param de chegar no setor.

Eu me vinculei à Expodireto exatamente por este tema: a inovação. Esse é um assunto que encanta os economistas, desde Adam Smith, o primeiro a entender a inovação que as máquinas estavam trazendo no modo de produção, ao ponto de ter criado o capitalismo. Em 2019, a Cotrijal nos convidou a levar para a feira as startups vencedoras do Ideas for Milk de 2018. A Cotrijal montou um estande de 64 m2 e custeou a ida dos jovens. As startups ganharam sua primeira vitrine e puderam interagir com um público imenso. E fecharam negócios! Essa experiência exitosa se repetiu em 2020.

Mas a motivação da Cotrijal em levar esses jovens foi muito além do que é perceptível num primeiro olhar. O que eles buscavam era mudar a maneira de pensar dos produtores e dos técnicos da própria cooperativa. A Cotrijal percebeu, prematuramente, que os jovens das startups poderiam ser o vetor da disseminação da lógica deste novo mundo que estamos vivendo, o do Leite 4.0. Em vez de discurso evangelizador, interagir com quem faz inovação na prática – eis o lema!

Todos nós utilizamos os aplicativos de celular várias vezes ao dia e o seu uso como telefone deixou de ser a principal função. Não vamos mais a bancos, não compramos jornal impresso e todos nós nos comunicamos pelos aplicativos de mensagens. Então, é preciso disseminar também os aplicativos específicos para os produtores de leite. É preciso apresentar aos produtores os aplicativos que monitoram animais e permitem saber o momento da inseminação, se alguma doença está se iniciando ou outro desconforto está interferindo no bem-estar dos animais.

Ao levar as startups do Ideas For Milk para a Expodireto, a Cotrijal popularizou esse novo conceito de gestão da propriedade juntos aos seus cooperados. São produtores familiares ávidos por incorporar soluções que sejam acessíveis, fáceis de ser manejadas. Nesses quesitos, as soluções criadas pelas startups são imbatíveis. Então, na Expodireto, os produtores e seus filhos visitaram o estande das startups e interagiram diretamente com elas. Além disso, o evento apoiou o uso dos aplicativos pelos produtores que quiseram aderir, cobrindo parte dos custos e prestando assistência técnica.

Passados apenas três anos, o que se vê hoje é uma verdadeira revolução. Os filhos dos produtores perceberam que a propriedade cabe num celular e que é estimulante cuidar do negócio da família. Os ganhos de eficiência técnica e econômica são visíveis. A Cotrijal está fazendo transformação digital em propriedades familiares de leite e seduzindo jovens.

Por trás de tudo isso tem um jovem idealista e sonhador. Renne Granato, superintendente de novos negócios e produção animal da Cotrijal, vislumbrou que é possível fidelizar produtores e torná-los empresários do seu próprio negócio. Essa experiência merece ser disseminada, pois contribuirá para que menos produtores deixem a atividade e mais jovens fiquem no campo.

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