Nocarbon, primeiro leite fresco orgânico e carbono neutro do mercado brasileiro - Digital Balde Branco

CURTAS

NoCarbon, primeiro leite fresco orgânico e carbono neutro do mercado brasileiro

A Gua­ra­ci Agro­pas­to­ril, dos sóci­os Luis Fer­nan­do Laran­ja da Fon­se­ca, Osval­do Stel­la Mar­tins, Hen­ri­que de Aze­ve­do Fer­rei­ra Fran­ça e Val­mir Gabri­el Orte­ga, lan­çou no mer­ca­do naci­o­nal a mar­ca NoCar­bon, o pri­mei­ro lei­te orgâ­ni­co e car­bo­no neu­tro pro­du­zi­do no Bra­sil. O empre­en­di­men­to é uma par­ce­ria com a Fazen­da da Toca, loca­li­za­da no muni­cí­pio de Iti­ra­pi­na (SP). A garan­tia da neu­tra­li­da­de do car­bo­no é fei­ta por meio da acre­di­ta­ção do selo Car­bon Free, da ONG Ini­ci­a­ti­va Ver­de, pio­nei­ra na cer­ti­fi­ca­ção de pro­je­tos que visam à redu­ção do gás do efei­to estu­fa e que atua há mais de 15 anos no seg­men­to. Para obter a cer­ti­fi­ca­ção, a Gua­ra­ci sub­me­teu-se a um inven­tá­rio com­ple­to das emis­sões de todas as fases de pro­du­ção – des­de o meta­bo­lis­mo das vacas, ati­vi­da­des liga­das à pro­du­ção do lei­te, até logís­ti­ca, emba­la­gem etc. – e faz a com­pen­sa­ção volun­tá­ria de car­bo­no por meio do plan­tio de árvo­res nati­vas na pró­pria Fazen­da da Toca, que se encon­tra nos bio­mas da Mata Atlân­ti­ca e do Cerrado.

Incêndio na Embrapa Pecuária Sudeste 

O incên­dio que atin­giu a Embra­pa Pecuá­ria Sudes­te, de São Car­los (SP), no dia 8 de setem­bro, quei­mou mais de 800 hec­ta­res da área da fazen­da, incluin­do pas­ta­gem e reser­va flo­res­tal. Mais de mil ani­mais foram mane­ja­dos pela equi­pe que atu­ou no com­ba­te ao incên­dio para áre­as lon­ge do fogo. No entan­to, os bri­ga­dis­tas não con­se­gui­ram sal­var 32 ani­mais, bovi­nos da raça Can­chim. Dez estão em tra­ta­men­to com os vete­ri­ná­ri­os da Embra­pa. Expe­ri­men­tos de pes­qui­sas tam­bém foram atin­gi­dos pelo fogo.

Quer aprender mais sobre criar bem suas bezerras? 

Não per­ca essa opor­tu­ni­da­de de apri­mo­rar seus conhe­ci­men­tos. Sem­pre bus­can­do levar ao seg­men­to da pro­du­ção lei­tei­ra as melho­res prá­ti­cas, a revis­ta Bal­de Bran­co, em par­ce­ria com o Ins­ti­tu­to de Zoo­tec­nia de Nova Odes­sa (SP) e a Liga da Bezer­ra Lei­tei­ra, lan­çam o even­to onli­ne Noi­te com as Bezer­ras, que ocor­re­rá nos dias 25, 26 e 27 de outu­bro, às 19 horas. Serão 9 pales­tras de reno­ma­dos espe­ci­a­lis­tas no assun­to e tam­bém depoi­men­tos de pro­du­to­res de lei­te, que tra­rão, de for­ma aces­sí­vel, os prin­ci­pais aspec­tos sobre as melho­res prá­ti­cas na cri­a­ção das bezer­ras. Se você, pro­du­to­ra, você, pro­du­tor, bus­ca sem­pre novos conhe­ci­men­tos para obter o melhor desem­pe­nho em sua ati­vi­da­de, não per­ca este even­to e faça já sua Ins­cri­ção GRA­TUI­TA, em www.baldebranco.com.br. É só cli­car e pre­en­cher o for­mu­lá­rio. Espe­ra­mos você!

Livro do Senar mostra como a assistência muda a vida de produtores

O Ser­vi­ço Naci­o­nal de Apren­di­za­gem Rural (Senar) lan­çou o livro “ATeG – Cin­co Eta­pas da Trans­for­ma­ção Rural”, com alguns dos milha­res de casos de suces­so de pro­du­to­res de ali­men­tos que melho­ra­ram suas vidas e de suas famí­li­as a par­tir do momen­to em que rece­be­ram a Assis­tên­cia Téc­ni­ca e Geren­ci­al da ins­ti­tui­ção. Des­de que foi cri­a­da em 2013, a ATeG do Senar já aten­deu milha­res de pro­pri­e­da­des em todas as regiões do Bra­sil. A publi­ca­ção é divi­di­da em três capí­tu­los, que vão des­de o sur­gi­men­to da exten­são rural no Bra­sil, pas­san­do pela meto­do­lo­gia de ATeG do Senar até che­gar às his­tó­ri­as de tra­ba­lho, supe­ra­ção e resi­li­ên­cia de pro­du­to­res que, já no pri­mei­ro ano após a sua implan­ta­ção, colhe­ram bons resul­ta­dos téc­ni­cos e geren­ci­ais. Para visu­a­li­zar o livro e conhe­cer as his­tó­ri­as, cli­que: https://cnabrasil.org.br/assets/arquivos/Senar-ATeG-5-Etapas.pdf.

Grande campeã da raça Holandesa na Expointer é de Alegrete (RS)

A pis­ta do gado lei­tei­ro na Expoin­ter 2021 foi con­quis­ta­da pela vaca Kla­as Janie 1978 (foto), do expo­si­tor Mar­cí­rio Flo­res Alves, da Fazen­da San­to Izi­dro, de Ale­gre­te (RS). Esco­lhi­da como Gran­de Cam­peã, a exem­plar ven­ceu ain­da em outras duas cate­go­ri­as: Cam­peã Jovem e 3 Anos Sêni­or. O jul­ga­men­to mor­fo­ló­gi­co da raça Holan­de­sa foi rea­li­za­do no dia 9 de setem­bro, no Par­que de Expo­si­ções Assis Bra­sil, em Esteio (RS).

Rolar para cima