balde branco
revista-balde-branco-bezerras-01-ed682

Com a pesquisa, será possível enfrentar um grande problema da pecuária leiteira nacional, que é a perda de produção acarretada pelas condições locais de alta temperatura e umidade

BEZERRAS

Por que é preciso

criar muito bem as bezerras?

"Noites com as bezerras”, em três episódios, foi produzido para mostrar as melhores práticas e orientações para criar uma bezerra saudável e que se tornará uma vaca produtiva e longeva

Esse evento online é constituído por nove temas, abordados pelos mais renomados especialistas em bezerras, além do depoimento de cinco produtores que primam pela criação de suas bezerras. A produção do evento é uma parceria entre a revista Balde Branco, do Instituto de Zootecnia-SP e da Liga da Bezerra Leiteira, grupo da FZMV-USP, de Pirassununga (SP). O material está disponível, com acesso gratuito, na TV Balde Branco.

Essa iniciativa da revista Balde Branco (www.baldebranco.com.br) e seus parceiros se deu em função da grande relevância do tema “como criar bem as bezerras”, a fim de que elas se tornem, no futuro, as melhores vacas produtivas do rebanho. E, para isso, não importa o porte do produtor: pequeno, médio ou grande. O fundamental é fazer bem feito, com zelo, critérios e o compromisso com as boas práticas na criação das bezerras, acessíveis a qualquer produtor. Isso é um dos pilares para a profissionalização da produção leiteira, que é o caminho mais seguro para se alcançar um patamar elevado na atividade: gestão eficiente, produtividade, ótimo desempenho, qualidade do leite e rentabilidade.

Por que o produtor de leite deve criar muito bem suas bezerras? Por mais que se tenha falado e divulgado esse tema, sempre recorrente na Balde Branco, o que se vê em muitas propriedades é que isso nem sempre é feito com o cuidado que merece. Sempre há uma falha aqui, outra acolá, seja por desconhecimento, capacitação do tratador, seja até mesmo por negligência. Resultado: custos maiores (devido a diversas doenças), desenvolvimento insatisfatório do animal em seus primeiros meses de vida, o que vai gerar uma novilha com atraso na reprodução e uma vaca menos produtiva. Essa somatória de fatores resulta em baixa eficiência.

Qualquer produtor de leite, compromissado com o melhor desempenho e rentabilidade de sua atividade, sabe o quanto é importante um manejo reprodutivo bem feito de suas vacas, desde o momento certo da inseminação até a chegada ao parto. Só que esse processo não para aí: continua e se consolida no acasalamento da novilha na idade e no peso certos, para que ela se torne uma matriz produtiva e longeva em seu rebanho.

Abaixo, veja o programa de “Noite com as bezerras”, que está disponível na TV Balde Branco, no Canal Balde Branco no Youtube.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?