balde branco

CARTA AO LEITOR

Nordeste dá show

de modernização e profissionalismo no leite

A notícia do mês é o lançamento do Plano Safra 2023/2024, que destinou ao setor agropecuário cerca de R$ 400 bilhões, com a pretensão de estimular a produção de alimentos com baixa emissão de carbono e incentivar o fortalecimento dos sistemas de produção ambientalmente sustentáveis. À agricultura familiar, onde se inserem boa parte dos produtores de leite e de outros alimentos de pequeno e médio porte, foram destinados R$ 77, 7 bilhões, com redução da taxa de juros de 5% para 4% ao ano.

Duas coberturas merecidamente destacadas nessa edição da Balde Branco são a Megaleite 2023, que mais uma vez bateu recordes e trouxe boas novas para a cadeia do leite, e a visita guiada ao Núcleo de Tecnologia e Inovação da Agroceres, em Minas Gerais, destinada a comunicadores especializados, que teve a participação de nossos repórteres para constatar, in loco, todo o esforço e a eficiência dos trabalhos de pesquisa e validação de soluções para a nutrição animal, desenvolvidos pela empresa.

Também fomos ao Nordeste para buscar duas boas histórias – uma em Alagoas e outra no Sudoeste baiano – que demonstram o quanto a região tem avançado em termos de tecnologia, modernização e profissionalização da atividade leiteira, o que justifica seu desempenho cada vez melhor nos últimos cinco anos, em volume e produtividade de leite.

Em São Paulo, a biossegurança nas fazendas de leite é destacada como uma prática inerente à pecuária moderna e profissional, tendo como exemplo a Fazenda Colorado, que investe, sobretudo na otimização sanitária dos animais, com cuidados e melhorias no ambiente, mas também para que as pessoas possam se integrar nessa solução aliando o animal, os colaboradores e o produto final que chega ao consumidor.

De certa forma, esse assunto tem muito a ver também com a manutenção de equipamentos de ordenha, dos quais depende em alta conta a qualidade e segurança do produto final, como destacam os especialistas na reportagem que apresentamos nessa edição.

Na entrevista do mês ouvimos o advogado especialista em agronegócio e cooperativismo Ricardo Costa Bruno, que fala sobre vários aspectos do direito relacionados à atividade agropecuária, que precisam ser conhecidos e também respeitados.

Boa leitura.

João Carlos de Faria

Editor

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?