O futuro do seu rebanho e do alimento volumoso a ser oferecido começa agora - Digital Balde Branco

TENDÊNCIAS

Pedro Braga Arcuri 

Pesquisador da Embrapa Gado de Leite

  Pla­ne­jar para garan­tir a pro­du­ção com ren­ta­bi­li­da­de no futu­ro é res­pon­der a algu­mas per­gun­tas hoje. Quais são os meus obje­ti­vos futu­ros? Como é o meu reba­nho hoje? Qual a vaca que que­ro orde­nhar no futu­ro? Com qual for­ra­gem vou ali­men­tá-la, de bai­xo custo?”

O futuro do seu rebanhoe do alimento volumoso a ser oferecido começa agora 

O lei­te atin­ge recor­des de pre­ços pagos ao pro­du­tor, mas os cus­tos dos insu­mos para pro­du­zi-lo estão igual­men­te ele­va­dos. É pos­sí­vel que seja uma ten­dên­cia dura­dou­ra, dizem os espe­ci­a­lis­tas. Por­tan­to, pla­ne­jar para garan­tir a pro­du­ção com ren­ta­bi­li­da­de no futu­ro é res­pon­der a algu­mas per­gun­tas hoje. Quais são os meus obje­ti­vos futu­ros? Como é o meu reba­nho hoje? Qual a vaca que que­ro orde­nhar no futu­ro? Com qual for­ra­gem vou ali­men­tá-la, de bai­xo cus­to?

Cada pro­pri­e­da­de pre­ci­sa ter um pla­no de melho­ra­men­to gené­ti­co, efe­ti­vo e espe­cí­fi­co. Para come­çar, o pro­du­tor deve iden­ti­fi­car as razões pelas quais ele des­car­ta vacas: repro­du­ção? Índi­ces de mas­ti­te? Bai­xa pro­du­ção? A par­tir daí, e de pre­fe­rên­cia com algum apoio téc­ni­co, será pos­sí­vel esta­be­le­cer suas pri­o­ri­da­des para a sele­ção dos ani­mais de mai­or poten­ci­al e para a esco­lha de tou­ros com as carac­te­rís­ti­cas dese­ja­das para seu reba­nho futu­ro.

Pla­ne­jar o ali­men­to volu­mo­so que o reba­nho con­su­mi­rá é tam­bém neces­sá­rio. Nós, da Embra­pa, esta­mos feli­zes e bem impres­si­o­na­dos com as notí­ci­as que che­gam, sobre a satis­fa­ção de vári­os pro­du­to­res, gran­des e peque­nos, de mui­tas regiões, com o desem­pe­nho do capim-ele­fan­te Capi­a­çu, como for­ra­gem pica­da ver­de ou como sila­gem. Seu irmão anão, Kuru­mi, desen­vol­vi­do para pas­te­jo, com alto valor nutri­ti­vo e alta diges­ti­bi­li­da­de, acom­pa­nha essa ten­dên­cia.

Além dos rela­tos vari­a­dos, dados de pes­qui­sa indi­cam a ver­sa­ti­li­da­de de ambos, des­de que bem mane­ja­dos. Mes­mo para a ali­men­ta­ção de vacas de alta pro­du­ção, o uso do Capi­a­çu é uma rea­li­da­de. Por exem­plo, asso­ci­a­do à sila­gem de milho, pode oti­mi­zar o fun­ci­o­na­men­to do rúmen. Assim, em vez de com­pe­tir, capim e milho se com­ple­men­tam e bara­tei­am o cus­to da ali­men­ta­ção.

Pro­du­zir for­ra­gem de qua­li­da­de requer tem­po e dinhei­ro. Come­çar com a gené­ti­ca cor­re­ta, como para os ani­mais, é fun­da­men­tal. Capi­a­çu e Kuru­mi são pro­pa­ga­dos vege­ta­ti­va­men­te, ter­mo téc­ni­co que sig­ni­fi­ca que sua mul­ti­pli­ca­ção se dá por mudas, e essas são obti­das plan­tan­do-se peda­ços do col­mo de plan­tas adul­tas. Por­tan­to, é fun­da­men­tal conhe­cer a ori­gem e a qua­li­da­de das mudas que serão mul­ti­pli­ca­das e for­ma­rão a área defi­ni­ti­va de pro­du­ção, para pro­du­zir duran­te vári­os anos. Pro­cu­re ven­de­dor cer­ti­fi­ca­do, regis­tra­do no Minis­té­rio da Agri­cul­tu­ra como vivei­ris­ta, ou ces­são de mudas de algum órgão públi­co de assis­tên­cia téc­ni­ca como Apta ou Ema­ter, ou, ain­da, de um pro­du­tor idô­neo. Con­sul­tan­do o site da Embra­pa, encon­tra­mos publi­ca­ções téc­ni­cas e o apli­ca­ti­vo BRS Capi­a­çu que podem ser bai­xa­dos gra­tui­ta­men­te e o ende­re­ço de pro­du­to­res de mudas cre­den­ci­a­dos para ven­de­rem mudas des­sas cul­ti­va­res, nos Esta­dos de SP, PR, MG e AL.

Porém, a faci­li­da­de, soma­da às pro­mes­sas de garan­tia de entre­ga e garan­tia de qua­li­da­de, e a neces­si­da­de de iso­la­men­to devi­do à pan­de­mia, aumen­ta­ram as ven­das de pro­du­tos pela inter­net. Num conhe­ci­do site de com­pras pela inter­net, a bus­ca pelo nome Capi­a­çu no fim de outu­bro retor­nou 821 resul­ta­dos! Cui­da­do para não ser enga­na­do! Não com­pre gato por lebre!

O reba­nho que que­ro orde­nhar no futu­ro, pen­san­do na ren­ta­bi­li­da­de da pro­pri­e­da­de, com entre­ga regu­lar de lei­te com alto teor de sóli­dos e de exce­len­te qua­li­da­de, con­su­min­do volu­mo­so de qua­li­da­de e em quan­ti­da­de sufi­ci­en­te, come­ça ago­ra. Pla­ne­je o futu­ro, e não com­pre gato por lebre.

Ain­da falan­do do futu­ro, que já che­gou: tere­mos em mais alguns dias a edi­ção 2020 do Ide­as for Milk, des­ta vez total­men­te digi­tal. Con­fi­ra a pro­gra­ma­ção no site www.ideasformilk.com.br e par­ti­ci­pe conos­co. Venha conhe­cer ino­va­ções para a pro­du­ção de lei­te com vacas e pes­so­as felizes!

Rolar para cima