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LEITE EM NÚMEROS

Kennya B. Siqueira

Pesquisadora da Embrapa Gado de Leite

O interesse dos consumidores brasileiros por leite e derivados

A indústria de alimentos tem buscado inovar a cada dia mais para atender aos novos padrões de demanda da população. Novos produtos com alegações funcionais, sabores exóticos, embalagens práticas, entre outros atributos, são lançados diariamente no mercado. Nesse ambiente extremamente competitivo, é importante se avaliar como anda o interesse dos consumidores brasileiros pelos alimentos, em especial os lácteos. Para isso, foram empregados dados do Observatório do Consumidor (OC), ferramenta desenvolvida pela Embrapa Gado de Leite, em parceria com a UFJF e o IFSudeste, para monitorar o perfil do consumidor e as tendências de consumo com base nas publicações sobre leite e derivados no Twitter. O gráfico apresenta a evolução das postagens sobre lácteos ao longo do tempo.

Pelo gráfico, pode-se observar que, ao longo do tempo, a quantidade de tweets sobre lácteos oscilou. Alguns picos são devidos a eventos que ocorreram no setor, ou seja, festivais e festas de queijos e outros derivados; divulgações de programas televisivos, entre outros fatos, como, por exemplo, a divulgação dos resultados das compras do governo em janeiro de 2021, que incluíam grande quantidade de leite condensado.

Mas o gráfico evidencia também 3 momentos distintos. O primeiro período é entre maio de 2020 e novembro do mesmo ano. Naquele período, a média de publicações sobre leite e derivados no Twitter ficou em torno de 173 mil postagens/semana. Esse período coincide com o período de maior demanda de lácteos no País durante a pandemia. O segundo período refere-se a dezembro de 2020 a setembro de 2021. Neste período, os brasileiros postaram cerca de 130 mil tweets/semana discutindo sobre leite e derivados. Isso representa uma queda de 24% em relação ao período anterior. Por fim, o último período corresponde a setembro de 2021 até agosto de 2022 e apresenta ampliação do número de tweets em relação ao período anterior. Esse aumento foi de 13%, chegando à média de 147 mil postagens/semana. No entanto, em média, o interesse dos brasileiros por lácteos está menor este ano do que no início da pandemia.

Como a maioria dos tweets apresenta conteúdo positivo sobre lácteos (71%), pode-se afirmar que as postagens representam o interesse dos consumidores sobre estes produtos, o que, consequentemente, tem relação com o consumo.

Nesse universo de tweets, os principais derivados citados no período analisado são: queijos (35%), sorvete (23%) e manteiga (15%). A Tabela 1 apresenta a variação nas postagens das categorias de produtos lácteos mais citadas no período de janeiro a agosto de 2021 e 2022.

Os resultados da tabela indicam que, nos primeiros oito meses de 2022, os consumidores brasileiros ampliaram significativamente seu interesse por creme de leite, manteiga e iogurte, em comparação com igual período do ano passado. As postagens sobre creme de leite aumentaram cerca de 3 vezes e as de manteiga 2 vezes, mostrando que realmente estes produtos estiveram em evidência este ano.

Por outro lado, as postagens sobre leite condensado e doce de leite se reduziram em comparação com o ano anterior. É interessante notar que estes dois produtos, considerados indulgentes, estavam no centro das atenções no início da pandemia, quando os consumidores buscavam alívio das tensões e pressões do dia na alimentação. Entretanto, com o aumento dos preços dos alimentos e o retorno às rotinas pré-pandemia, o interesse dos consumidores voltou-se para ingredientes de receitas e produtos considerados mais saudáveis.

Coautores: Thallys da Silva Nogueira (Doutorando em Modelagem Computacional da UFJF) e
Ygor Martins Guimarães – estudante de Ciências Econômicas da UFJF

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