O leite 4.0 chegou pra ficar - Digital Balde Branco

CAR­TA AO LEITOR

O LEITE 4.0 CHEGOU PRA FICAR

E os pri­mei­ros resul­ta­dos des­sa trans­for­ma­ção digi­tal já se evi­den­ci­am sob diver­sos aspec­tos. Não só no âmbi­to tec­no­ló­gi­co e pro­du­ti­vo, ao agi­li­zar e faci­li­tar os tra­ba­lhos na fazen­da lei­tei­ra, tor­nan­do mais rápi­das e segu­ras as toma­das de deci­são, que resul­tam em mais pro­du­ti­vi­da­de, redu­ção de cus­tos e qualidade.

O “não só” aci­ma refe­re-se às mudan­ças tam­bém obser­va­das no com­por­ta­men­to e nas rela­ções entre pro­du­to­res, cujas vozes se ampli­a­ram como nun­ca na blo­gos­fe­ra. São diver­sos os gru­pos de pecu­a­ris­tas que, mes­mo sepa­ra­dos pelas dis­tân­ci­as, se apro­xi­mam e falam a mes­ma lín­gua pelas redes soci­ais, em que dia­lo­gam, recla­mam, mos­tram o seu dia a dia na fazen­da, tro­cam idei­as, com­par­ti­lhan­do suas vidas e inte­res­ses do seg­men­to. É o embrião de uma mobi­li­za­ção da clas­se pro­du­to­ra, que ten­de a se con­so­li­dar mais e mais. E, assim, os pro­du­to­res vão se auto­a­fir­man­do, divul­gan­do seus plei­tos, como cida­dãos e agen­tes de gran­de impor­tân­cia na eco­no­mia do País. 

A Bal­de Bran­co tem esta­do jun­to nes­te pro­ces­so de trans­for­ma­ção digi­tal, divul­gan­do o que está acon­te­cen­do para que nos­sos milha­res e milha­res de lei­to­res se man­te­nham infor­ma­dos e pos­sam até mes­mo esco­lher seus cami­nhos com mais segu­ran­ça.
Por este tra­ba­lho, tive­mos a gran­de hon­ra de rece­ber, duran­te o Desa­fi­os de Startups/Ide­as for Milk, o Cer­ti­fi­ca­do de Méri­to, como reco­nhe­ci­men­to do apoio da Bal­de Bran­co ao desen­vol­vi­men­to tec­no­ló­gi­co do setor. E, para o lei­tor se infor­mar mais, tra­ze­mos a cober­tu­ra da fase final do Ide­as for Milk, divul­gan­do os ven­ce­do­res e outros fatos do evento. 

Seguin­do com nos­sos des­ta­ques, no que­si­to sani­da­de abor­da­mos duas ques­tões mui­to impor­tan­tes: seca­gem – hora cer­ta de tra­tar e pre­ve­nir a mas­ti­te, e mor­te embri­o­ná­ria pro­vo­ca­da por doen­ças infecciosas.

Em nos­sa repor­ta­gem de capa, foca­mos o tra­ba­lho da pro­du­to­ra Nati­e­li e de seu mari­do, Van­der­ley Sch­le­der, do Para­ná, que avan­ça­ram bas­tan­te na pro­du­ção de lei­te, pau­ta­dos pelo pro­fis­si­o­na­lis­mo sob ori­en­ta­ção téc­ni­ca espe­ci­a­li­za­da. E, para arre­ma­tar os des­ta­ques, uma repor­ta­gem mos­tra os avan­ços da pecuá­ria lei­tei­ra no Rio Gran­de do Sul, em meio a mui­tos desafios.

Na entre­vis­ta, fechan­do com o tema Lei­te 4.0, que já come­çou a mudar a face da pecuá­ria lei­tei­ra, nos­so entre­vis­ta­do é Edson Bar­bo­sa, enge­nhei­ro de com­pu­ta­ção e infor­má­ti­ca, hoje envol­vi­do com as trans­for­ma­ções digi­tais na cadeia pro­du­ti­va do leite. 

Boa lei­tu­ra!

revista-balde-branco-joao-antonio-edicao-660

João Antô­nio dos Santos

Edi­tor

Capa: Casa da Arte
Foto: Arq. Nati­e­li, Fazen­da Sch­le­der, em Chopinzinho-PR

Edi­tor
João Antô­nio dos San­tos

editor@digital.baldebranco.com.br

Repór­ter
Erick Hen­ri­que
reporter@digital.baldebranco.com.br

Edi­ção de Arte
Casa da Arte
cdadesign.com.br

Cola­bo­ra­do­res
Denis Tei­xei­ra Rocha, Edson Lemos, Luiz H. Pitom­bo, Gise­le Dela Ric­ci, Glau­co Rodri­gues Car­va­lho, Gus­ta­vo Ribei­ro, Lui­za Mahia, João Car­los de Faria, João César de Resen­de, José Zam­bra­no,  José Luiz Tejon Megi­do, Mar­cos Vei­ga, Natá­lia Gri­gol, Pau­lo do Car­mo Mar­tins, Pedro Arcu­ri, Rafa­el Ribei­ro, Rubens Nei­va, Thally­son Thal­les, Teo­do­ro de Oliveira

Dire­to­ria Comer­ci­al
Mari­an­na Cor­rea
marianna.correa@terra.com.br
(11) 2081–2163 e (11) 9–9975-6429

Repre­sen­tan­te comer­ci­al
Vivi­a­ne Rosa
comercial@digital.baldebranco.com.br
(11) 99953–6952

Assi­na­tu­ras
Ales­san­dra Melo
alessandra.melo@digital.baldebranco.com.br
(11) 98366.0595 (what­sapp)

Escri­tó­rio cen­tral
baldebranco@digital.baldebranco.com.br
www.baldebranco.com.br
(11) 2081–3045 — 0800–7715181
Fax (11) 2081- 3144

Coor­de­na­ção Admi­nis­tra­ti­va
Cristhi­a­ne Melo
cristhiane.melo@digital.baldebranco.com.br
(11) 2081–2579

Assis­ten­te Admi­nis­tra­ti­va
Pau­la Nocet­ti
paula.nocetti@digital.baldebranco.com.br

Edi­ção: 21.000 exem­pla­res
Assi­na­tu­ra anu­al: R$ 110,00
Exem­plar atra­sa­do: R$ 11,00

Auto­ri­za­mos a repro­du­ção total ou par­ci­al de nos­sos arti­gos, des­de que men­ci­o­na­da a fon­te. Os con­cei­tos emi­ti­dos nos arti­gos assi­na­dos ou nos anún­ci­os de publi­ci­da­de são intei­ra­men­te de res­pon­sa­bi­li­da­de de seus auto­res, não tra­du­zin­do neces­sa­ri­a­men­te a opi­nião da revista. 

Bal­de Bran­co é uma publi­ca­ção regis­tra­da no INPI — Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Pro­pri­e­da­de Indus­tri­al sob nº 006333770 de 106/86 e na Lei de Impren­sa (6º Ofí­cio) sob nº 20963 de 12.01.90.

revista-balde-branco-leite-circulo-balde-edicao-660
Rolar para cima