balde branco

CARTA AO LEITOR

O segredo para se andar sobre as águas é saber

onde estão as pedras

Este ditado chinês se encaixa bem no momento que estamos vivenciando. Passado o susto e a apreensão dos primeiros momentos da pandemia, os produtores de leite comemoram um patamar de preços da matéria-prima que é o maior da história, conforme atestam os analistas. Vale dizer uma fase de recuperação de preços, num mercado que continua aquecido. Porém – sempre tem um porém –, a experiência do setor produtivo sabe que o mercado tem lá suas leis que de repente surpreendem a todos. Então, a prudência, sábia conselheira, recomenda cautela. Devem ser evitados investimentos e endividamentos. O melhor é torcer para que esse patamar de preços se mantenha e se consolide, e que também os preços dos insumos se elevem até o necessário equilíbrio dos custos para os produtores.

No mais, é continuar fazendo a coisa certa: gestão afinada do negócio, não perder o foco na redução dos custos, sanidade do rebanho, bem-estar dos animais e todo o rigor para garantir a qualidade do leite. Assim, se o atual patamar se consolidar será ótimo, mas se esse cenário se turvar, o produtor estará preparado para enfrentar o que vier pela frente.

Com ou sem pandemia, continuamos trazendo as informações que podem ajudar na melhoria da atividade leiteira. Nesta edição, vários temas de grande relevância são abordados, como “Aditivos para garantir a qualidade da silagem”, com informações sobre como essa ferramenta pode ajudar a preservar todos os nutrientes do alimento.

Compost barn – efeitos sobre produção, bem-estar das vacas e qualidade do leite”; Mão de obra: fator decisivo no sucesso do negócio leite; Descarte zero – importância dos protocolos no controle da mastite; Mosca-dos-chifres: estratégias para controle, entre outras reportagens.

Em face de tantas mudanças que estão ocorrendo na sociedade, em todas as suas esferas, trazemos a nossos leitores uma visão sobre a importância do Cooperativismo, particularmente no segmento da cadeia produtiva do leite. E as contribuições que as cooperativas podem trazer para as pessoas, nas considerações de Márcio Lopes de Freitas, presidente da OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras.

Boa leitura!

João Antônio dos Santos

Editor

Editor
João Antônio dos Santos
editor@baldebranco.com.br

Repórter
Erick Henrique
reporter@baldebranco.com.br

Edição de Arte
Casa da Arte
cdadesign.com.br

Colaboradores
Denis Teixeira Rocha
Glauco Rodrigues Carvalho
Kennya B. Siqueira
João César de Resende
Leonildo Stockler
Natália Grigol
Paulo do Carmo Martins
Pedro Arcuri
Rafaela Oliveira Neto
Rafael Ribeiro

Diretoria Comercial
Marianna Correa
marianna.correa@terra.com.br
(11) 2081-2163 e (11) 9-9975-6429

Representante comercial
Viviane Rosa
comercial@baldebranco.com.br
(11) 99953-6952

Assinaturas
Alessandra Melo
alessandra.melo@baldebranco.com.br
(11) 99480 8631 (whatsapp)

Escritório central
baldebranco@baldebranco.com.br
www.baldebranco.com.br
(11) 2081-3045

Coordenação Administrativa
Cristhiane Melo
cristhiane.melo@baldebranco.com.br
(11) 2081-2579

Edição: 19.000 exemplares

Assinatura anual: R$ 140,00
Exemplar atrasado: R$ 11,00

Autorizamos a reprodução total ou parcial de nossos artigos, desde que mencionada a fonte.

Os conceitos emitidos nos artigos assinados ou nos anúncios de publicidade são inteiramente de responsabilidade de seus autores, não traduzindo necessariamente a opinião da revista.

Balde Branco é uma publicação registrada no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial sob nº 006333770 de 106/86 e na Lei de Imprensa (6º Ofício) sob nº 20963 de 12.01.90.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?