balde branco
revista-balde-branco-simental-01-ed675

Mais recursos para o produtor obter orientação para o controle da mastite e melhoria da qualidade do leite

CAPACITAÇÃO

ONFARM EXPERTS

Plataforma conecta produtores com

experts em saúde do úbere

Numa iniciativa pioneira, a empresa acaba de lançar uma rede em que produtores em busca de assistência técnica para controle da mastite e qualidade do leite podem acessar currículos de profissionais em sua região

João Antônio dos Santos

Laerte Cassoli: “De forma totalmente gratuita e online, os produtores encontram técnicos regionalmente, por meio de filtros de pesquisa, como nome, Estado, cidade ou empresa”

Em sua permanente busca pelo eficiente controle da mastite e melhoria da qualidade do leite, sempre marcada pela inovação em levar a produtores e técnicos tecnologias acessíveis, a OnFarm dá mais um passo em seu pioneirismo no mercado: acaba de lançar a plataforma OnFarm Expert. Trata-se da primeira rede de profissionais experts em Controle da Mastite e Qualidade do Leite, através da qual, de forma totalmente gratuita e online, os produtores encontram técnicos regionalmente, por meio de filtros de pesquisa, como nome, Estado, cidade ou empresa.

Segundo explica Laerte Cassoli, CEO da OnFarm, essa iniciativa é inédita, porque possibilita ao produtor encontrar experts altamente qualificados, de sua cidade ou região, e ali ter acesso ao histórico profissional e os contatos diretos. “Assim, acessando a plataforma, o produtor tem a segurança de escolher um técnico capacitado por meio do Master Class, curso de aprimoramento sobre a saúde do úbere e qualidade do leite, para atender às necessidades de sua propriedade”, diz.

Ele destaca ainda que o produtor consegue identificar se o técnico já é um usuário da tecnologia OnFarm, ou seja, se faz parte da comunidade de “onfarmers” e, assim, tem conhecimento prático da rotina de cultura na fazenda. “A ideia da criação desse serviço veio da observação do dia a dia dos produtores, em que percebemos que muitos não tinham acesso a profissionais com foco em controle da mastite e qualidade do leite que pudessem ajudá-los. A plataforma OnFarm Experts surge com essa missão de conectar produtores e técnicos”, diz.

Eduardo Pinheiro, diretor técnico da OnFarm, lembra que essa comunidade foi construída para ser um ponto de encontro do setor, de modo a facilitar aos produtores contratar técnicos com expertise na saúde do úbere, e assim com segurança alcançar na fazenda o efetivo controle da mastite, na qualidade do leite e, por extensão, o uso racional de antibióticos.

Com um time robusto e plural, a plataforma reúne experts de diversas partes do País que têm como propósito auxiliar os produtores na construção de uma cadeia produtiva mais eficaz. Todos foram capacitados em um curso de saúde do úbere, ministrado por 11 dos maiores especialistas do tema no mundo (leia mais no box).

 

Troca de experiências – A rede OnFarm Experts será um espaço para os técnicos trocarem experiências, promoverem discussões e se conectarem uns aos outros. “Nós, da OnFarm, dentro de nosso propósito, ao colocar o produtor em primeiro lugar sempre, não poderíamos deixar de incluí-lo nesse contexto construtivo. A plataforma OnFarm Experts também vai conectar os experts, no caso, técnicos, com os produtores de suas respectivas regiões”, assinala Laerte Cassoli.

Além da conexão com os produtores, os Experts terão acesso a uma série de ações exclusivas, focadas no desenvolvimento profissional, na troca de experiências e networking. Entre elas, estão:
• Experts Meeting – Evento anual que terá como foco discussões técnicas baseadas em dados coletados pelo OnFarm App, para estimular o conceito de data drive nas decisões na fazenda;
• Experts Talks – Serão encontros com foco na formação profissional e debaterão temas como gestão de negócios, gestão de pessoas, marketing, entre outros. “No Experts Talks falaremos de tudo, menos de vaca e mastite. Contaremos com a participação de grandes nomes para troca de experiências relacionadas a outros temas fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional dos Experts”, destaca Laerte Cassoli.

Eduardo Pinheiro: “Essa conexão permite suprir uma necessidade dos criadores, que passarão a ter o apoio de um expert para lidar com os desafios na propriedade”

Palavras dos experts – A rede vai incentivar a capacitação técnica dos participantes e estimular o debate sobre melhores práticas no campo. “A participação na plataforma é uma oportunidade que estimula o crescimento técnico-científico dos experts e permite levar esse conhecimento de forma aplicada para os produtores. Além disso, o ambiente estimulará o debate sobre a saúde das vacas e seu impacto na produção de um leite de qualidade”, detalha Felipe Zanforlin, da Evoluir Saúde do Leite, expert cadastrado na ferramenta.

Outro ponto positivo é que o OnFarm Experts vai facilitar o trabalho dos produtores e a tomada de decisão para os casos de mastite na fazenda. “Para nós, técnicos, também é muito bom ter essa visibilidade e esse acesso facilitado aos criadores”, declara a expert e profissional da Mais Leite, Mariana Brant.

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM SAÚDE DO ÚBERE

A construção do OnFarm Experts se iniciou em 2020, quando foi lançado o projeto OnFarm Academy, programa de capacitação profissional da empresa, com foco em auxiliar no desenvolvimento técnico de zootecnistas, médicos veterinários, engenheiros agrônomos, técnicos agropecuários e produtores.

Segundo explica Eduardo Pinheiro, a primeira iniciativa do programa foi a Master Class em Saúde do Úbere. O curso, totalmente digital, mesclando aulas gravadas e ao vivo, foi ministrado por 11 renomados professores, com ampla experiência e reconhecimento internacional. Foram 12 módulos, com seis meses de duração. Dos 350 que participaram do curso, 153 foram aprovados e obtiveram a certificação OnFarm Expert. “Os interessados em ingressar na rede de profissionais realizaram uma prova com alto nível técnico, desenvolvida pelo curador de conteúdo do curso, o professor Marcos Veiga. Os aprovados foram convidados a fazer parte do OnFarm Experts”, diz Eduardo Pinheiro.

Segundo o professor Marcos Veiga, o Master Class foi uma excelente oportunidade de capacitação. A iniciativa é inédita, nunca tinha sido feito algo neste formato, com esse volume de informação e com essa diversidade de especialistas internacionais. “Os participantes tiveram a oportunidade de se atualizar sobre as ferramentas e estratégias que têm sido utilizadas com sucesso para o controle da mastite. A capacitação permitiu que esses profissionais se tornassem mais bem preparados para resolver os problemas que os produtores enfrentam no campo.” Ele destaca ainda a importância da conexão entre esses profissionais e os produtores que será realizada por meio do OnFarm Experts. “O OnFarm Experts permite que os profissionais qualificados com atuação focada em mastite e qualidade do leite fiquem visíveis para os produtores que buscam por apoio para solucionar esses desafios na fazenda.”

Marcos Veiga: “A capacitação permitiu que esses profissionais se tornassem mais bem preparados para resolver os problemas que os produtores enfrentam no campo”

Controle da mastite – A OnFarm traz uma solução simples, inovadora e única, que permite a identificação da causa da mastite em 24 horas, na própria fazenda, através da cultura microbiológica. “Conhecer o agente de forma rápida é indispensável para o sucesso de qualquer programa de controle da mastite. A tecnologia acredita no empoderamento dos produtores, para que tomem decisões cada vez mais assertivas”, ressalta Pinheiro.

Ele informa que a empresa já instalou mais de 1.200 Smart Labs em propriedades de várias regiões do País, sendo que em diversos casos o equipamento de uma fazenda atende a vários produtores. No total são mais de 1.500 produtores que utilizam a tecnologia OnFarm, o que permite o monitoramento de mais de 100 mil vacas leiteiras. Com essa ferramenta consegue-se reduzir em cerca de 40% o uso de antibiótico no tratamento da mastite clínica.

 

Mais informações: www.onfarm.com.br

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?