OnFarm Experts conecta produtores com experts em saúde do úbere - Digital Balde Branco
revista-balde-branco-simental-01-ed675

Mais recursos para o produtor obter orientação para o controle da mastite e melhoria da qualidade do leite 

CAPACITAÇÃO

ONFARM EXPERTS

Plataforma conecta produtores com

experts em saúde do úbere

Numa iniciativa pioneira, a empresa acaba de lançar uma rede em que produtores em busca de assistência técnica para controle da mastite e qualidade do leite podem acessar currículos de profissionais em sua região 

João Antônio dos Santos

Laerte Cassoli: “De forma totalmente gratuita e online, os produtores encontram técnicos regionalmente, por meio de filtros de pesquisa, como nome, Estado, cidade ou empresa”

Em sua per­ma­nen­te bus­ca pelo efi­ci­en­te con­tro­le da mas­ti­te e melho­ria da qua­li­da­de do lei­te, sem­pre mar­ca­da pela ino­va­ção em levar a pro­du­to­res e téc­ni­cos tec­no­lo­gi­as aces­sí­veis, a OnFarm dá mais um pas­so em seu pio­nei­ris­mo no mer­ca­do: aca­ba de lan­çar a pla­ta­for­ma OnFarm Expert. Tra­ta-se da pri­mei­ra rede de pro­fis­si­o­nais experts em Con­tro­le da Mas­ti­te e Qua­li­da­de do Lei­te, atra­vés da qual, de for­ma total­men­te gra­tui­ta e onli­ne, os pro­du­to­res encon­tram téc­ni­cos regi­o­nal­men­te, por meio de fil­tros de pes­qui­sa, como nome, Esta­do, cida­de ou empresa.

Segun­do expli­ca Laer­te Cas­so­li, CEO da OnFarm, essa ini­ci­a­ti­va é iné­di­ta, por­que pos­si­bi­li­ta ao pro­du­tor encon­trar experts alta­men­te qua­li­fi­ca­dos, de sua cida­de ou região, e ali ter aces­so ao his­tó­ri­co pro­fis­si­o­nal e os con­ta­tos dire­tos. “Assim, aces­san­do a pla­ta­for­ma, o pro­du­tor tem a segu­ran­ça de esco­lher um téc­ni­co capa­ci­ta­do por meio do Mas­ter Class, cur­so de apri­mo­ra­men­to sobre a saú­de do úbe­re e qua­li­da­de do lei­te, para aten­der às neces­si­da­des de sua pro­pri­e­da­de”, diz.

Ele des­ta­ca ain­da que o pro­du­tor con­se­gue iden­ti­fi­car se o téc­ni­co já é um usuá­rio da tec­no­lo­gia OnFarm, ou seja, se faz par­te da comu­ni­da­de de “onfar­mers” e, assim, tem conhe­ci­men­to prá­ti­co da roti­na de cul­tu­ra na fazen­da. “A ideia da cri­a­ção des­se ser­vi­ço veio da obser­va­ção do dia a dia dos pro­du­to­res, em que per­ce­be­mos que mui­tos não tinham aces­so a pro­fis­si­o­nais com foco em con­tro­le da mas­ti­te e qua­li­da­de do lei­te que pudes­sem aju­dá-los. A pla­ta­for­ma OnFarm Experts sur­ge com essa mis­são de conec­tar pro­du­to­res e téc­ni­cos”, diz.

Edu­ar­do Pinhei­ro, dire­tor téc­ni­co da OnFarm, lem­bra que essa comu­ni­da­de foi cons­truí­da para ser um pon­to de encon­tro do setor, de modo a faci­li­tar aos pro­du­to­res con­tra­tar téc­ni­cos com exper­ti­se na saú­de do úbe­re, e assim com segu­ran­ça alcan­çar na fazen­da o efe­ti­vo con­tro­le da mas­ti­te, na qua­li­da­de do lei­te e, por exten­são, o uso raci­o­nal de antibióticos.

Com um time robus­to e plu­ral, a pla­ta­for­ma reú­ne experts de diver­sas par­tes do País que têm como pro­pó­si­to auxi­li­ar os pro­du­to­res na cons­tru­ção de uma cadeia pro­du­ti­va mais efi­caz. Todos foram capa­ci­ta­dos em um cur­so de saú­de do úbe­re, minis­tra­do por 11 dos mai­o­res espe­ci­a­lis­tas do tema no mun­do (leia mais no box).

 

Tro­ca de expe­ri­ên­ci­as – A rede OnFarm Experts será um espa­ço para os téc­ni­cos tro­ca­rem expe­ri­ên­ci­as, pro­mo­ve­rem dis­cus­sões e se conec­ta­rem uns aos outros. “Nós, da OnFarm, den­tro de nos­so pro­pó­si­to, ao colo­car o pro­du­tor em pri­mei­ro lugar sem­pre, não pode­ría­mos dei­xar de incluí-lo nes­se con­tex­to cons­tru­ti­vo. A pla­ta­for­ma OnFarm Experts tam­bém vai conec­tar os experts, no caso, téc­ni­cos, com os pro­du­to­res de suas res­pec­ti­vas regiões”, assi­na­la Laer­te Cassoli.

Além da cone­xão com os pro­du­to­res, os Experts terão aces­so a uma série de ações exclu­si­vas, foca­das no desen­vol­vi­men­to pro­fis­si­o­nal, na tro­ca de expe­ri­ên­ci­as e networ­king. Entre elas, estão:
• Experts Mee­ting – Even­to anu­al que terá como foco dis­cus­sões téc­ni­cas base­a­das em dados cole­ta­dos pelo OnFarm App, para esti­mu­lar o con­cei­to de data dri­ve nas deci­sões na fazen­da;
• Experts Talks – Serão encon­tros com foco na for­ma­ção pro­fis­si­o­nal e deba­te­rão temas como ges­tão de negó­ci­os, ges­tão de pes­so­as, mar­ke­ting, entre outros. “No Experts Talks fala­re­mos de tudo, menos de vaca e mas­ti­te. Con­ta­re­mos com a par­ti­ci­pa­ção de gran­des nomes para tro­ca de expe­ri­ên­ci­as rela­ci­o­na­das a outros temas fun­da­men­tais para o desen­vol­vi­men­to pes­so­al e pro­fis­si­o­nal dos Experts”, des­ta­ca Laer­te Cassoli.

Eduardo Pinheiro: “Essa conexão permite suprir uma necessidade dos criadores, que passarão a ter o apoio de um expert para lidar com os desafios na propriedade”

Pala­vras dos experts – A rede vai incen­ti­var a capa­ci­ta­ção téc­ni­ca dos par­ti­ci­pan­tes e esti­mu­lar o deba­te sobre melho­res prá­ti­cas no cam­po. “A par­ti­ci­pa­ção na pla­ta­for­ma é uma opor­tu­ni­da­de que esti­mu­la o cres­ci­men­to téc­ni­co-cien­tí­fi­co dos experts e per­mi­te levar esse conhe­ci­men­to de for­ma apli­ca­da para os pro­du­to­res. Além dis­so, o ambi­en­te esti­mu­la­rá o deba­te sobre a saú­de das vacas e seu impac­to na pro­du­ção de um lei­te de qua­li­da­de”, deta­lha Feli­pe Zan­for­lin, da Evo­luir Saú­de do Lei­te, expert cadas­tra­do na ferramenta.

Outro pon­to posi­ti­vo é que o OnFarm Experts vai faci­li­tar o tra­ba­lho dos pro­du­to­res e a toma­da de deci­são para os casos de mas­ti­te na fazen­da. “Para nós, téc­ni­cos, tam­bém é mui­to bom ter essa visi­bi­li­da­de e esse aces­so faci­li­ta­do aos cri­a­do­res”, decla­ra a expert e pro­fis­si­o­nal da Mais Lei­te, Mari­a­na Brant.

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM SAÚDE DO ÚBERE

A cons­tru­ção do OnFarm Experts se ini­ci­ou em 2020, quan­do foi lan­ça­do o pro­je­to OnFarm Aca­demy, pro­gra­ma de capa­ci­ta­ção pro­fis­si­o­nal da empre­sa, com foco em auxi­li­ar no desen­vol­vi­men­to téc­ni­co de zoo­tec­nis­tas, médi­cos vete­ri­ná­ri­os, enge­nhei­ros agrô­no­mos, téc­ni­cos agro­pe­cuá­ri­os e produtores.

Segun­do expli­ca Edu­ar­do Pinhei­ro, a pri­mei­ra ini­ci­a­ti­va do pro­gra­ma foi a Mas­ter Class em Saú­de do Úbe­re. O cur­so, total­men­te digi­tal, mes­clan­do aulas gra­va­das e ao vivo, foi minis­tra­do por 11 reno­ma­dos pro­fes­so­res, com ampla expe­ri­ên­cia e reco­nhe­ci­men­to inter­na­ci­o­nal. Foram 12 módu­los, com seis meses de dura­ção. Dos 350 que par­ti­ci­pa­ram do cur­so, 153 foram apro­va­dos e obti­ve­ram a cer­ti­fi­ca­ção OnFarm Expert. “Os inte­res­sa­dos em ingres­sar na rede de pro­fis­si­o­nais rea­li­za­ram uma pro­va com alto nível téc­ni­co, desen­vol­vi­da pelo cura­dor de con­teú­do do cur­so, o pro­fes­sor Mar­cos Vei­ga. Os apro­va­dos foram con­vi­da­dos a fazer par­te do OnFarm Experts”, diz Edu­ar­do Pinheiro.

Segun­do o pro­fes­sor Mar­cos Vei­ga, o Mas­ter Class foi uma exce­len­te opor­tu­ni­da­de de capa­ci­ta­ção. A ini­ci­a­ti­va é iné­di­ta, nun­ca tinha sido fei­to algo nes­te for­ma­to, com esse volu­me de infor­ma­ção e com essa diver­si­da­de de espe­ci­a­lis­tas inter­na­ci­o­nais. “Os par­ti­ci­pan­tes tive­ram a opor­tu­ni­da­de de se atu­a­li­zar sobre as fer­ra­men­tas e estra­té­gi­as que têm sido uti­li­za­das com suces­so para o con­tro­le da mas­ti­te. A capa­ci­ta­ção per­mi­tiu que esses pro­fis­si­o­nais se tor­nas­sem mais bem pre­pa­ra­dos para resol­ver os pro­ble­mas que os pro­du­to­res enfren­tam no cam­po.” Ele des­ta­ca ain­da a impor­tân­cia da cone­xão entre esses pro­fis­si­o­nais e os pro­du­to­res que será rea­li­za­da por meio do OnFarm Experts. “O OnFarm Experts per­mi­te que os pro­fis­si­o­nais qua­li­fi­ca­dos com atu­a­ção foca­da em mas­ti­te e qua­li­da­de do lei­te fiquem visí­veis para os pro­du­to­res que bus­cam por apoio para solu­ci­o­nar esses desa­fi­os na fazenda.”

Marcos Veiga: “A capacitação permitiu que esses profissionais se tornassem mais bem preparados para resolver os problemas que os produtores enfrentam no campo”

Con­tro­le da mas­ti­te – A OnFarm traz uma solu­ção sim­ples, ino­va­do­ra e úni­ca, que per­mi­te a iden­ti­fi­ca­ção da cau­sa da mas­ti­te em 24 horas, na pró­pria fazen­da, atra­vés da cul­tu­ra micro­bi­o­ló­gi­ca. “Conhe­cer o agen­te de for­ma rápi­da é indis­pen­sá­vel para o suces­so de qual­quer pro­gra­ma de con­tro­le da mas­ti­te. A tec­no­lo­gia acre­di­ta no empo­de­ra­men­to dos pro­du­to­res, para que tomem deci­sões cada vez mais asser­ti­vas”, res­sal­ta Pinheiro.

Ele infor­ma que a empre­sa já ins­ta­lou mais de 1.200 Smart Labs em pro­pri­e­da­des de vári­as regiões do País, sen­do que em diver­sos casos o equi­pa­men­to de uma fazen­da aten­de a vári­os pro­du­to­res. No total são mais de 1.500 pro­du­to­res que uti­li­zam a tec­no­lo­gia OnFarm, o que per­mi­te o moni­to­ra­men­to de mais de 100 mil vacas lei­tei­ras. Com essa fer­ra­men­ta con­se­gue-se redu­zir em cer­ca de 40% o uso de anti­bió­ti­co no tra­ta­men­to da mas­ti­te clínica.

 

Mais infor­ma­ções: www.onfarm.com.br

Rolar para cima