balde branco

CARTA AO LEITOR

Para enfrentar 2021, as palavras de ordem ainda são:

gestão, produtividade e qualidade

São muitas as análises e projeções dos especialistas quanto ao mercado do leite neste ano que se inicia, após um tumultuado 2020. Em sua maior parte, elas destacam como as oscilações do ano passado causaram grande susto nos produtores num no primeiro momento, mas depois veio aquela série de aumentos no preço, elevando seu valor ao maior patamar histórico. Algo que não durou muito, pois começaram alguns recuos e também o forte aumento dos ingredientes do concentrado e de outros insumos para pecuária leiteira. No fim das contas, o ano fechou, apesar de tudo, com ganhos reais para os produtores, com leve melhoria em sua margem. Vale a ressalva de que alguns agentes da cadeia produtiva mais afetados pelo clima ou pela ruptura em seus canais de venda certamente foram prejudicados, conforme mostra análise no Leite em Números.

Nesta edição, a Balde Branco traz algumas importantes análises da cadeia produtiva do leite, como o Balanço da CNA, as considerações sobre o mercado de lácteos feitas pelos especialistas nacionais e internacionais que participaram do Dairy Vision (virtual). E também, na seção Leite em Números, especialistas da Embrapa Gado de Leite fazem um balanço sobre o mercado do leite e algumas projeções para este ano.

De tudo o que se disse sobre o segmento do leite, o que se conclui é aquilo que a Balde sempre reforça: o único caminho para o produtor enfrentar e sobreviver às crises é fazer bem feito. Ou seja, gestão otimizada e um trabalho eficiente em seu sistema de produção, sempre de olho na produtividade, redução de custos e qualidade da matéria-prima.

E é isso que mostramos na matéria de capa, em que um casal de produtores do Rio Grande do Sul, com planejamento e boa gestão, incrementou significativamente seu negócio leite. E esse fazer bem feito também passa pela reportagem sobre melhoramento genético do Gir Leiteiro e dos cuidados com as vacas no Período de Transição. E finalmente o excelente exemplo dos produtores de queijo artesanal da Serra da Canastra, que aprenderam muito com a crise da pandemia, conforme conta nosso entrevistado João Carlos Leite, presidente da Aprocan.

Boa Leitura!

João Antônio dos Santos

Editor

 

EXPEDIENTE

 

Editor

João Antônio dos Santos
editor@baldebranco.com.br

Repórter

Erick Henrique
reporter@baldebranco.com.br

Edição de Arte

Casa da Arte
cdadesign.com.br

Colaboradores

Denis Teixeira Rocha
Glauco Rodrigues Carvalho
João César de Resende
Leonildo Stockler
Luiza Mahia
Natália Grigol
Paulo do Carmo Martins
Pedro Arcuri
Rafael Ribeiro
Vivian Fischer

Diretoria Comercial

Marianna Correa
marianna.correa@terra.com.br
(11) 9-9975-6429

Representante comercial

Viviane Rosa
comercial@baldebranco.com.br
(11) 99953-6952

Assinaturas

Alessandra Melo
alessandra.melo@baldebranco.com.br
(11) 99480 8631 (whatsapp)

Escritório central
11 – 9.9480-8631 wattsapp

Coordenação Administrativa

Cristhiane Melo
11- 9.9480-8631
11- 9.7028-5684

 

Edição: 19.000 exemplares

Assinatura anual: R$ 140,00
Exemplar atrasado: R$ 14,00

Autorizamos a reprodução total ou parcial de nossos artigos, desde que mencionada a fonte.

Os conceitos emitidos nos artigos assinados ou nos anúncios de publicidade são inteiramente de responsabilidade de seus autores, não traduzindo necessariamente a opinião da revista.

Balde Branco é uma publicação registrada no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial sob nº 006333770 de 106/86 e na Lei de Imprensa (6º Ofício) sob nº 20963 de 12.01.90.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?