Pé no presente e visão no futuro - Digital Balde Branco

CARTA AO LEITOR

Pé no presente e 

visão no futuro

Embo­ra este títu­lo seja uma fra­se um tan­to quan­to sur­ra­da, ela é váli­da e se encai­xa para qual­quer ramo de negó­cio, par­ti­cu­lar­men­te para a pro­du­ção de lei­te, já que seu suces­so depen­de de boa assis­tên­cia téc­ni­ca, ges­tão efi­ci­en­te da pro­pri­e­da­de no pre­sen­te, e tam­bém de olhar aten­to do pro­du­tor sobre o que ocor­re fora da por­tei­ra, para vis­lum­brar o futu­ro de seu negó­cio. Ati­vi­da­de com­ple­xa e sen­sí­vel, está sujei­ta a cons­tan­tes cri­ses, seja de mer­ca­do, seja cli­má­ti­ca, o que tor­na neces­sá­rio con­tar com polí­ti­cas públi­cas para apoi­ar os pro­du­to­res em tais cir­cuns­tân­ci­as. É o caso, por exem­plo, dos pro­ble­mas cli­má­ti­cos que vêm ocor­ren­do no Rio Gran­de do Sul, asso­ci­a­dos ao alto cus­to da pro­du­ção lei­tei­ra. Isso tem acar­re­ta­do gra­ves pre­juí­zos aos pro­du­to­res, que lutam para sobre­vi­ver no negó­cio lei­te. Mui­tos têm, inclu­si­ve, desis­ti­do da atividade. 

Por essa razão, des­ta­ca­mos a repor­ta­gem sobre o Fórum do Lei­te, rea­li­za­do nos dias 12 e 13 de julho, orga­ni­za­do pela Abra­lei­te, em come­mo­ra­ção a seus cin­co anos de ati­vi­da­de, jun­ta­men­te com Sebrae, pelos seus 50 anos de ser­vi­ços pres­ta­dos ao País. No even­to, espe­ci­a­lis­tas deba­te­ram polí­ti­cas públi­cas em prol da valo­ri­za­ção da pro­du­ção lei­tei­ra e de apoio aos pro­du­to­res bra­si­lei­ros, den­tre outros temas.

Já nos­sa repor­ta­gem de capa segue na tri­lha de cri­ar o futu­ro no pró­prio pre­sen­te, com o exem­plo de um casal de pro­du­to­res de San­ta Cata­ri­na, que tra­ba­lha com tec­no­lo­gi­as ade­qua­das às con­di­ções da pro­pri­e­da­de e ino­va ao uti­li­zar um mane­jo repro­du­ti­vo dos ani­mais. Assim, a pro­du­ção sazo­nal de lei­te lhe per­mi­te tirar alguns dias de féri­as no ano, sem que pre­ju­di­que o desem­pe­nho da ati­vi­da­de. E feliz via­ja, encon­tra paren­tes, enquan­to uma pes­soa trei­na­da cui­da das vacas em des­can­so da orde­nha e das novilhas.

Con­tro­le da mas­ti­te, tema de fun­da­men­tal impor­tân­cia na pro­du­ção lei­tei­ra, é abor­da­da na seção “Atu­a­li­zan­do”, com as con­si­de­ra­ções do pro­fes­sor Mar­cos Vei­ga, espe­ci­a­lis­ta no assunto.

Em nos­sa entre­vis­ta, o con­vi­da­do é Wil­lem Berend Bouw­man, pre­si­den­te da Cas­tro­lan­da, que fala sobre suces­so des­ta que é uma da mai­o­res e prin­ci­pais coo­pe­ra­ti­vas do Brasil.

Boa lei­tu­ra!

João Antô­nio dos Santos

Edi­tor

EXPE­DI­EN­TE

Edi­tor

João Antô­nio dos San­tos
editor@baldebranco.com.br

Repór­ter

Erick Hen­ri­que
reporter@baldebranco.com.br

Edi­ção de Arte

Casa da Arte
cdadesign@outlook.com

Cola­bo­ra­do­res

Bru­no Mari­nho M. Gui­ma­rães
Denis Tei­xei­ra Rocha
Gise­le Dela Ric­ci
Glau­co Rodri­gues Car­va­lho
Jés­si­ca Oli­vi­er
João Car­los de Faria
Lor­rai­ne Nóbre­ga
Kennya B. Siquei­ra
Luiz H. Pitom­bo
Natá­lia Gri­gol
Pau­lo do Car­mo Mar­tins
Pedro Arcu­ri
Sophia Honig­mann

Dire­to­ria Comercial

Mari­an­na Cor­rea
marianna.correa@terra.com.br
(11) 9–9975-6429

Repre­sen­tan­te comercial

Vivi­a­ne Rosa
comercial@baldebranco.com.br
(11) 99953–6952

Assi­na­tu­ras

Ales­san­dra Melo
alessandra.melo@baldebranco.com.br
(11) 99480 8631 (what­sapp)

Escri­tó­rio cen­tral
(11) 99480–8631 wattsapp

Coor­de­na­ção Administrativa

Cristhi­a­ne Melo
(11) 99480–8631
(11) 97028–5684

Edi­ção: 19.000 exemplares

Assi­na­tu­ra anu­al: R$ 140,00
Exem­plar atra­sa­do: R$ 14,00

Auto­ri­za­mos a repro­du­ção total ou par­ci­al de nos­sos arti­gos, des­de que men­ci­o­na­da a fonte.

Os con­cei­tos emi­ti­dos nos arti­gos assi­na­dos ou nos anún­ci­os de publi­ci­da­de são intei­ra­men­te de res­pon­sa­bi­li­da­de de seus auto­res, não tra­du­zin­do neces­sa­ri­a­men­te a opi­nião da revista.

Bal­de Bran­co é uma publi­ca­ção da Edi­to­ra Lac­te Ltda., regis­tra­da no INPI — Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Pro­pri­e­da­de Indus­tri­al sob nº 006333770 de 10/06/2016 e na Lei de Impren­sa (6º Ofí­cio)
sob nº 20963 de 12.01.90.