balde branco

CARTA AO LEITOR

Porque nossa edição nº 700 é tão especial

Em outubro, a Balde Branco vai completar 59 anos, período em que, mês a mês, sem interrupção, vem retratando fielmente a realidade e a evolução do leite no nosso país. Mas esta edição de n.º 700 é igualmente um marco importante, pois é um número significativo da nossa trajetória e contribuição à difusão da ciência, da tecnologia e das boas práticas, levando ao leitor a melhor informação e se alinhando às principais causas dessa importante cadeia.

Uma dessas causas, tema de capa de nossa edição anterior, a importação desenfreada de leite do Mercosul, continua na ordem do dia e foi muito bem lembrada durante o Agroleite 2023, quando o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que esteve na Capital Nacional do Leite, foi cobrado e instado a assumir o compromisso de reverter a situação. Ademais, a feira mais uma vez se reafirmou como oportunidade de negócios e importante vitrine da tecnologia do agro brasileiro.

Na mesma sintonia, ocorreu no início de agosto, em Goiânia, a Interleite Brasil 2023, que colocou em pauta assuntos de grande interesse para o segmento.

Essa edição especial fala também de alimentos alternativos ao milho e da tecnologia do pasto sobre pasto, uma solução para os chamados vazios forrageiros, e, da região Centro-Oeste, traz a história da Estância K, que apostou em animais de alta genética e na gestão empresarial para construir sua trajetória de sucesso.

Voltados a essa visão empresarial e à importância de preparar as instalações de uma propriedade para produzir leite sem o perigo de cometer erros, também falamos com especialistas, que recomendam cautela e planejamento tanto na hora de começar um novo projeto ou na hipótese de revitalização ou reciclagem do sistema produtivo.

Para finalizar, vale destacar que a sustentabilidade tem futuro, conforme nos conta o entrevistado do mês, Luiz Gustavo Pereira, pesquisador da Embrapa Gado de Leite, que trata o leite baixo carbono como uma tecnologia a serviço do meio ambiente sem perder o foco da produtividade.

Boa leitura.

João Carlos de Faria

Editor

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?