Preço ao produtor acumula alta de 10,9% desde o início do ano - Digital Balde Branco

COLUNA DO CEPEA

Natália Grigol

Pesquisadora do Cepea

 O avan­ço do pre­ço do lei­te ao pro­du­tor é con­sequên­cia da dimi­nui­ção da pro­du­ção no cam­po, o que, por sua vez, está atre­la­da ao aumen­to nos cus­tos de pro­du­ção e ao perío­do
de entres­sa­fra”

Preço ao produtor acumula alta de 10,9% desde o início do ano

O pre­ço do lei­te cap­ta­do em março/22 e pago aos pro­du­to­res em abril/22 subiu 9,8% fren­te ao mês ante­ri­or, che­gan­do a R$ 2,4269/litro na “Média Bra­sil” líqui­da do Cepea (Cen­tro de Estu­dos Avan­ça­dos em Eco­no­mia Apli­ca­da), da Esalq/USP. Em rela­ção ao mes­mo perío­do do ano pas­sa­do, hou­ve aumen­to de 10,3%, em ter­mos reais. Des­se modo, des­de janei­ro, o lei­te no cam­po acu­mu­la valo­ri­za­ção de 10,9% (valo­res defla­ci­o­na­dos pelo IPCA de março/22).

O avan­ço do pre­ço do lei­te ao pro­du­tor é con­sequên­cia da dimi­nui­ção da pro­du­ção no cam­po, o que, por sua vez, está atre­la­da ao aumen­to nos cus­tos de pro­du­ção e ao perío­do de entres­sa­fra. O Índi­ce de Cap­ta­ção Lei­tei­ra (ICAP‑L) do Cepea caiu 0,5% de feve­rei­ro para mar­ço e já acu­mu­la recuo de 4,5% des­de março/21.

De um lado, a menor dis­po­ni­bi­li­da­de de pas­ta­gens, devi­do à esta­ção do ano, ele­va os cus­tos da ali­men­ta­ção do reba­nho, o que pro­vo­ca a alta sazo­nal dos pre­ços do lei­te no cam­po. Con­tu­do, nes­te ano, o enca­re­ci­men­to dos insu­mos pro­du­ti­vos tem cor­roí­do as mar­gens do pecu­a­ris­ta lei­tei­ro, limi­tan­do os inves­ti­men­tos na ati­vi­da­de e dimi­nuin­do o poten­ci­al de ofer­ta. De acor­do com pes­qui­sa do Cepea, o Cus­to Ope­ra­ci­o­nal Efe­ti­vo (COE) da pro­du­ção lei­tei­ra acu­mu­lou alta de 4,07% no pri­mei­ro tri­mes­tre de 2022. 

Duran­te mar­ço, a menor ofer­ta no cam­po man­te­ve acir­ra­da a dis­pu­ta entre os lati­cí­ni­os pela com­pra de lei­te cru, uma vez que os esto­ques de lác­te­os esti­ve­ram limi­ta­dos. Essa com­pe­ti­ção sus­ten­tou o movi­men­to altis­ta para o lei­te cru naque­le mês.

O acom­pa­nha­men­to do Cepea do mer­ca­do do lei­te spot (lei­te nego­ci­a­do entre indús­tri­as) evi­den­ci­ou esse con­tex­to de mai­or con­cor­rên­cia. O pre­ço médio do lei­te spot em Minas Gerais avan­çou 15,4% entre a pri­mei­ra e a segun­da quin­ze­na de mar­ço, che­gan­do a R$ 2,95/litro. E os pre­ços con­ti­nu­a­ram subin­do em abril. Na pri­mei­ra quin­ze­na des­te mês, a média foi de R$ 3,01/litro e, na segun­da quin­ze­na, de R$ 3,02/litro.

Con­se­quen­te­men­te, a pro­du­ção dos lác­te­os seguiu enca­re­ci­da em mar­ço, for­çan­do novos rea­jus­tes posi­ti­vos nos pre­ços dos pro­du­tos nego­ci­a­dos entre as indús­tri­as e os canais de dis­tri­bui­ção. Pes­qui­sa do Cepea, rea­li­za­da com o apoio da OCB (Orga­ni­za­ção das Coo­pe­ra­ti­vas Bra­si­lei­ras), mos­tra que os valo­res médi­os dos lei­tes UHT e em pó em São Pau­lo subi­ram mais de 13% entre feve­rei­ro e mar­ço, e a cota­ção da muça­re­la se ele­vou em 7,5%.