Presidente da Epagri entra na lista da Forbes das 100 mulheres poderosas do agro

CURTAS

Presidente da Epagri entra na lista da Forbes das 100 mulheres poderosas do agro

A presidente da Epagri-SC, Edilene Steinwandter, é uma das 100 mulheres poderosas do agro brasileiro. Ela foi inclusa na lista da Forbes, que destaca mulheres na produção de alimentos, pesquisa, empresas, foodtechs, consultorias, instituições financeiras, política, entidades, grupos e influenciadoras digitais. A lista foi divulgada no dia 15 de outubro, por ocasião da passagem do Dia Internacional da Mulher Rural. Edilene é natural de Treze Tílias, no meio-oeste catarinense. Engenheira agrônoma graduada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), começou a atuar na Epagri em 2002 como extensionista rural no município de Ponte Serrada.

Confirmada data para retorno da Fenasul Expoleite em 2022

Depois de dois anos sem ser realizada por causa da pandemia de covid-19, a Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) definiu a data para o retorno da Fenasul Expoleite. O evento, que chega à 43ª edição da Expoleite e à 16ª edição da Fenasul, será realizado de 18 a 22 de maio de 2022, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). “O setor leiteiro tem uma grande referência nesta exposição. Ela ocorre em uma época mais interessante para a comercialização de matrizes do que a Expointer, pois é uma época de grande expectativa pelas pastagens, então se tem grande procura por novilhas prenhas e vacas jovens”, destaca o presidente da Gadolando, Marcos Tang.

Câmara dos deputados homenageia o pesquisador Paulo Martins, da Embrapa Gado de Leite

O pesquisador Paulo do Carmo Martins, da Embrapa Gado de Leite, recebeu, no dia 27 de outubro, no Plenário VI da Câmara dos Deputados, o Prêmio Mérito Agropecuário Homero Pereira, na categoria Mérito Científico. O evento teve transmissão ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube. O prêmio é concedido anualmente pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados, a pessoas e/ou instituições públicas ou privadas, que tenham se destacado nos campos da ciência, pesquisa, desenvolvimento, inovação e sustentabilidade na agricultura, pecuária, abastecimento e desenvolvimento rural.
Paulo Martins é doutor em Economia pela Esalq/USP, pesquisador da Embrapa e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora. Há 38 anos dedica-se a estudos de eficiência e competitividade do setor lácteo nacional. É um dos criadores do Centro de Inteligência do Leite e do Movimento Ideas For Milk, que resultou na criação do primeiro ecossistema de inovação do agronegócio brasileiro.
Nesta edição, o prêmio também foi concedido à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, personalidade do agronegócio 2021, e às entidades CNA e Embrapa, além de importantes personalidades e entidades ligadas às cadeias da produção de alimentos.

Epamig tem laboratório de parasitologia para testes de eficácia carrapaticida

AEmpresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) possui um laboratório de parasitologia veterinária no Campo Experimental Santa Rita, localizado no município de Prudente de Morais (MG). Alguns serviços do laboratório da Epamig estão disponíveis de forma gratuita para produtores e pecuaristas, entre eles, o teste carrapaticida. O objetivo do teste é determinar a eficácia de produtos comerciais contra os carrapatos de uma propriedade específica, uma vez que não há garantias de que um produto que funciona em uma população vai funcionar em outra. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato pelo telefone (31) 97102-1541

Coopeavi premia vencedores do 1º Torneio de Silagem de Milho

Os vencedores do 1º Torneio de Silagem de Milho Coopeavi foram revelados no dia 1º de outubro, em cerimônia de premiação na Fazenda de Recria de Bovinos, em Nova Venécia, noroeste do Espírito Santo. O evento foi restrito à participação dos finalistas. Vinte e um produtores que fornecem leite para a cooperativa chegaram à final do concurso, mas só os três primeiros colocados receberam premiações. O campeão é Carlos Eduardo Delogo Lacerda, de Águia Branca, que bateu a melhor marca, com 97,2 pontos. Ele faturou uma TV 55 polegadas. Na segunda colocação (95,39 pontos) ficou Anderson Sian, de Nova Venécia, que faturou uma geladeira de 340 litros. Já o terceiro colocado (93,42 pontos) foi Geroni Rodrigues Toras, de Águia Branca, que ganhou uma churrasqueira elétrica. Para chegar aos vencedores, a equipe técnica da Coopeavi analisou cinco indicadores nas silagens dos participantes: matéria seca, teor de amido, digestibilidade do amido, digestibilidade fibra em detergente neutro (FDN) e quilo de leite por tonelada de matéria seca.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?