Presidente da Epagri entra na lista da Forbes das 100 mulheres poderosas do agro - Digital Balde Branco

CURTAS

Presidente da Epagri entra na lista da Forbes das 100 mulheres poderosas do agro

A pre­si­den­te da Epa­gri-SC, Edi­le­ne Steinwand­ter, é uma das 100 mulhe­res pode­ro­sas do agro bra­si­lei­ro. Ela foi inclu­sa na lis­ta da For­bes, que des­ta­ca mulhe­res na pro­du­ção de ali­men­tos, pes­qui­sa, empre­sas, food­te­chs, con­sul­to­ri­as, ins­ti­tui­ções finan­cei­ras, polí­ti­ca, enti­da­des, gru­pos e influ­en­ci­a­do­ras digi­tais. A lis­ta foi divul­ga­da no dia 15 de outu­bro, por oca­sião da pas­sa­gem do Dia Inter­na­ci­o­nal da Mulher Rural. Edi­le­ne é natu­ral de Tre­ze Tíli­as, no meio-oes­te cata­ri­nen­se. Enge­nhei­ra agrô­no­ma gra­du­a­da pela Uni­ver­si­da­de do Esta­do de San­ta Cata­ri­na (Udesc), come­çou a atu­ar na Epa­gri em 2002 como exten­si­o­nis­ta rural no muni­cí­pio de Pon­te Serrada.

Confirmada data para retorno da Fenasul Expoleite em 2022 

Depois de dois anos sem ser rea­li­za­da por cau­sa da pan­de­mia de covid-19, a Asso­ci­a­ção dos Cri­a­do­res de Gado Holan­dês do Rio Gran­de do Sul (Gado­lan­do) defi­niu a data para o retor­no da Fena­sul Expo­lei­te. O even­to, que che­ga à 43ª edi­ção da Expo­lei­te e à 16ª edi­ção da Fena­sul, será rea­li­za­do de 18 a 22 de maio de 2022, no Par­que de Expo­si­ções Assis Bra­sil, em Esteio (RS). “O setor lei­tei­ro tem uma gran­de refe­rên­cia nes­ta expo­si­ção. Ela ocor­re em uma épo­ca mais inte­res­san­te para a comer­ci­a­li­za­ção de matri­zes do que a Expoin­ter, pois é uma épo­ca de gran­de expec­ta­ti­va pelas pas­ta­gens, então se tem gran­de pro­cu­ra por novi­lhas pre­nhas e vacas jovens”, des­ta­ca o pre­si­den­te da Gado­lan­do, Mar­cos Tang.

Câmara dos deputados homenageia o pesquisador Paulo Martins, da Embrapa Gado de Leite 

O pes­qui­sa­dor Pau­lo do Car­mo Mar­tins, da Embra­pa Gado de Lei­te, rece­beu, no dia 27 de outu­bro, no Ple­ná­rio VI da Câma­ra dos Depu­ta­dos, o Prê­mio Méri­to Agro­pe­cuá­rio Home­ro Perei­ra, na cate­go­ria Méri­to Cien­tí­fi­co. O even­to teve trans­mis­são ao vivo pelo canal da Câma­ra no You­Tu­be. O prê­mio é con­ce­di­do anu­al­men­te pela Comis­são de Agri­cul­tu­ra, Pecuá­ria, Abas­te­ci­men­to e Desen­vol­vi­men­to Rural, da Câma­ra dos Depu­ta­dos, a pes­so­as e/ou ins­ti­tui­ções públi­cas ou pri­va­das, que tenham se des­ta­ca­do nos cam­pos da ciên­cia, pes­qui­sa, desen­vol­vi­men­to, ino­va­ção e sus­ten­ta­bi­li­da­de na agri­cul­tu­ra, pecuá­ria, abas­te­ci­men­to e desen­vol­vi­men­to rural.
Pau­lo Mar­tins é dou­tor em Eco­no­mia pela Esalq/USP, pes­qui­sa­dor da Embra­pa e pro­fes­sor da Uni­ver­si­da­de Fede­ral de Juiz de Fora. Há 38 anos dedi­ca-se a estu­dos de efi­ci­ên­cia e com­pe­ti­ti­vi­da­de do setor lác­teo naci­o­nal. É um dos cri­a­do­res do Cen­tro de Inte­li­gên­cia do Lei­te e do Movi­men­to Ide­as For Milk, que resul­tou na cri­a­ção do pri­mei­ro ecos­sis­te­ma de ino­va­ção do agro­ne­gó­cio bra­si­lei­ro.
Nes­ta edi­ção, o prê­mio tam­bém foi con­ce­di­do à minis­tra da Agri­cul­tu­ra, Tere­za Cris­ti­na, per­so­na­li­da­de do agro­ne­gó­cio 2021, e às enti­da­des CNA e Embra­pa, além de impor­tan­tes per­so­na­li­da­des e enti­da­des liga­das às cadei­as da pro­du­ção de alimentos.

Epamig tem laboratório de parasitologia para testes de eficácia carrapaticida 

AEm­pre­sa de Pes­qui­sa Agro­pe­cuá­ria de Minas Gerais (Epa­mig) pos­sui um labo­ra­tó­rio de para­si­to­lo­gia vete­ri­ná­ria no Cam­po Expe­ri­men­tal San­ta Rita, loca­li­za­do no muni­cí­pio de Pru­den­te de Morais (MG). Alguns ser­vi­ços do labo­ra­tó­rio da Epa­mig estão dis­po­ní­veis de for­ma gra­tui­ta para pro­du­to­res e pecu­a­ris­tas, entre eles, o tes­te car­ra­pa­ti­ci­da. O obje­ti­vo do tes­te é deter­mi­nar a efi­cá­cia de pro­du­tos comer­ci­ais con­tra os car­ra­pa­tos de uma pro­pri­e­da­de espe­cí­fi­ca, uma vez que não há garan­ti­as de que um pro­du­to que fun­ci­o­na em uma popu­la­ção vai fun­ci­o­nar em outra. Para mais infor­ma­ções, os inte­res­sa­dos devem entrar em con­ta­to pelo tele­fo­ne (31) 97102–1541

Coopeavi premia vencedores do 1º Torneio de Silagem de Milho 

Os ven­ce­do­res do 1º Tor­neio de Sila­gem de Milho Coo­pe­a­vi foram reve­la­dos no dia 1º de outu­bro, em cerimô­nia de pre­mi­a­ção na Fazen­da de Recria de Bovi­nos, em Nova Vené­cia, noro­es­te do Espí­ri­to San­to. O even­to foi res­tri­to à par­ti­ci­pa­ção dos fina­lis­tas. Vin­te e um pro­du­to­res que for­ne­cem lei­te para a coo­pe­ra­ti­va che­ga­ram à final do con­cur­so, mas só os três pri­mei­ros colo­ca­dos rece­be­ram pre­mi­a­ções. O cam­peão é Car­los Edu­ar­do Delo­go Lacer­da, de Águia Bran­ca, que bateu a melhor mar­ca, com 97,2 pon­tos. Ele fatu­rou uma TV 55 pole­ga­das. Na segun­da colo­ca­ção (95,39 pon­tos) ficou Ander­son Sian, de Nova Vené­cia, que fatu­rou uma gela­dei­ra de 340 litros. Já o ter­cei­ro colo­ca­do (93,42 pon­tos) foi Gero­ni Rodri­gues Toras, de Águia Bran­ca, que ganhou uma chur­ras­quei­ra elé­tri­ca. Para che­gar aos ven­ce­do­res, a equi­pe téc­ni­ca da Coo­pe­a­vi ana­li­sou cin­co indi­ca­do­res nas sila­gens dos par­ti­ci­pan­tes: maté­ria seca, teor de ami­do, diges­ti­bi­li­da­de do ami­do, diges­ti­bi­li­da­de fibra em deter­gen­te neu­tro (FDN) e qui­lo de lei­te por tone­la­da de maté­ria seca.