CURTAS

Programa de avaliação genética para auxiliar seleção na raça holandesa

O programa de gerenciamento Web+Leite ganhou novas funcionalidades. A partir de agora o criador da raça Holandesa poderá fazer a avaliação genética de seus exemplares. Os animais cadastrados são comparados em uma base de 8 milhões de animais cadastrados e registrados em todo o Brasil. Entre os itens destacados estão a produção leiteira, produção de proteína, morfologia, entre outros pontos avaliados. Conforme o superintendente técnico da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), José Luiz Rigon, com esses dados o criador pode gerar melhor informação sobre os preceitos genéticos de cada animal na propriedade. “Essa avaliação genética veio para melhorar a vida do produtor para que ele possa fazer a seleção do seu rebanho. O programa avalia 50% sobre produção, 38% sobre morfologia e 12% sobre saúde animal”, destaca.

Girolando envia carta em favor dos produtores de leite ao Mapa

A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando enviou, no dia 10 de novembro, carta à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, solicitando medidas contra a importação de leite, queda do preço do leite e alta nos custos de produção. Leia o manifesto da entidade: “Preocupada com a situação pela qual começa a passar os produtores de leite do Brasil, dentre eles nossos mais de 4 mil associados, a associação vem solicitar uma ação imediata do Mapa para solucionar o fato antes que a pecuária leiteira sofra danos irreparáveis. Como é sabido, 2020 foi um ano de muitos desafios, mas o produtor de leite não se rendeu e continuou produzindo, mesmo com as crescentes altas nos custos de produção. Nos últimos nove meses, o aumento nos preços do concentrado foi de 20,89%, o da suplementação mineral de 9,59%, conforme apontam dados do Cepea. Em outubro, o farelo de soja fechou acima de R$ 3.000/t e a saca do milho já atingiu R$ 80. Vale lembrar que essas altas no custo foram maiores nos Estados grandes produtores, como MG, GO e RS”.

Med Vaca Leite: aplicativo que ajuda o produtor no manejo do rebanho

Esse aplicativo gratuito foi desenvolvido pelo médico veterinário Fábio Damasceno com o objetivo de auxiliar o produtor e técnicos que atuam na atividade leiteira, levando informações sobre os mais diversos aspectos e problemas no manejo do rebanho. Nele, o usuário encontra assuntos relacionados a algumas das principais doenças, como mastite, retenção de placenta, problemas de casco, dentre outras. “Também tem informações gratuitas sobre a previsão do tempo atualizada, cotações agrícolas de leite, soja, milho, trigo, entre outras. E sobre as principais commodities úteis para produtores fazerem sua ração ou vender seu animal de descarte dentre tantas decisões que poderá tomar tendo em mãos as informações”, informa Damasceno, acrescentando que há ainda informações relacionadas à educação continuada, com vídeos de cursos gratuitos e vídeos sobre os assuntos da atividade leiteira. Para baixar o APP, acesse: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.medvacaapp

Abraleite cria canal de convênios para oferecer produtos exclusivos

A Associação Brasileira de Produtores de Leite expande seu portfólio de serviços, oferecendo a seus associados uma rede de descontos exclusivos com empresas parceiras diretamente ligadas ao setor lácteo. Para o presidente da instituição, Geraldo Borges, esta é mais uma conquista que beneficiará diretamente todos os produtores de leite do País. “Temos buscado sempre alternativas e formas de atender às necessidades da cadeia produtiva do leite. Esta é mais uma modalidade de benefícios aos produtores, buscamos envolver empresas que se relacionam diretamente com o nosso setor. Já temos agências de publicidade, assessorias/consultorias, certificadoras, cursos, empresas de tecnologia, de insumos e outros segmentos.” Para conhecer as empresas que fazem parte deste convênio acesse: https://www.abraleite.org.br/abraleiteabraleite-org-br-before-import/

Aplicativo vai ajudar no Combate à cigarrinha-do-milho

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) lançou um aplicativo de celular para o monitoramento das doenças do milho. O aplicativo MonitoraMilho ajuda a identificar onde há presença do milho tiguera e de cigarrinhas no Estado. As informações do levantamento vão subsidiar ações de pesquisa dos órgãos estaduais. A praga era uma velha conhecida das lavouras de milho, mas, até então, sem causar danos econômicos graves à cultura, que é de suma importância para alimentação de bovinos leiteiros por meio da silagem. De lá para cá, o inseto vem causando prejuízos significativos, levando produtores e órgãos de segurança fitossanitária a buscarem novas formas de controle. Segundo relatos de produtores, em alguns casos, as perdas chegam a mais de 70% na produção. Por enquanto, o aplicativo só está disponível para a versão Android. Para baixar gratuitamente, basta procurar MonitoraMilho na Play Store.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?