Programa de avaliação genética para auxiliar seleção na raça holandesa - Digital Balde Branco

CURTAS

Programa de avaliação genética para auxiliar seleção na raça holandesa

O pro­gra­ma de geren­ci­a­men­to Web+Leite ganhou novas fun­ci­o­na­li­da­des. A par­tir de ago­ra o cri­a­dor da raça Holan­de­sa pode­rá fazer a ava­li­a­ção gené­ti­ca de seus exem­pla­res. Os ani­mais cadas­tra­dos são com­pa­ra­dos em uma base de 8 milhões de ani­mais cadas­tra­dos e regis­tra­dos em todo o Bra­sil. Entre os itens des­ta­ca­dos estão a pro­du­ção lei­tei­ra, pro­du­ção de pro­teí­na, mor­fo­lo­gia, entre outros pon­tos ava­li­a­dos. Con­for­me o supe­rin­ten­den­te téc­ni­co da Asso­ci­a­ção dos Cri­a­do­res de Gado Holan­dês do Rio Gran­de do Sul (Gado­lan­do), José Luiz Rigon, com esses dados o cri­a­dor pode gerar melhor infor­ma­ção sobre os pre­cei­tos gené­ti­cos de cada ani­mal na pro­pri­e­da­de. “Essa ava­li­a­ção gené­ti­ca veio para melho­rar a vida do pro­du­tor para que ele pos­sa fazer a sele­ção do seu reba­nho. O pro­gra­ma ava­lia 50% sobre pro­du­ção, 38% sobre mor­fo­lo­gia e 12% sobre saú­de ani­mal”, destaca.

Girolando envia carta em favor dos produtores de leite ao Mapa 

A Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra dos Cri­a­do­res de Giro­lan­do envi­ou, no dia 10 de novem­bro, car­ta à minis­tra da Agri­cul­tu­ra, Tere­za Cris­ti­na, soli­ci­tan­do medi­das con­tra a impor­ta­ção de lei­te, que­da do pre­ço do lei­te e alta nos cus­tos de pro­du­ção. Leia o mani­fes­to da enti­da­de: “Pre­o­cu­pa­da com a situ­a­ção pela qual come­ça a pas­sar os pro­du­to­res de lei­te do Bra­sil, den­tre eles nos­sos mais de 4 mil asso­ci­a­dos, a asso­ci­a­ção vem soli­ci­tar uma ação ime­di­a­ta do Mapa para solu­ci­o­nar o fato antes que a pecuá­ria lei­tei­ra sofra danos irre­pa­rá­veis. Como é sabi­do, 2020 foi um ano de mui­tos desa­fi­os, mas o pro­du­tor de lei­te não se ren­deu e con­ti­nu­ou pro­du­zin­do, mes­mo com as cres­cen­tes altas nos cus­tos de pro­du­ção. Nos últi­mos nove meses, o aumen­to nos pre­ços do con­cen­tra­do foi de 20,89%, o da suple­men­ta­ção mine­ral de 9,59%, con­for­me apon­tam dados do Cepea. Em outu­bro, o fare­lo de soja fechou aci­ma de R$ 3.000/t e a saca do milho já atin­giu R$ 80. Vale lem­brar que essas altas no cus­to foram mai­o­res nos Esta­dos gran­des pro­du­to­res, como MG, GO e RS”.

Med Vaca Leite: aplicativo que ajuda o produtor no manejo do rebanho 

Esse apli­ca­ti­vo gra­tui­to foi desen­vol­vi­do pelo médi­co vete­ri­ná­rio Fábio Damas­ce­no com o obje­ti­vo de auxi­li­ar o pro­du­tor e téc­ni­cos que atu­am na ati­vi­da­de lei­tei­ra, levan­do infor­ma­ções sobre os mais diver­sos aspec­tos e pro­ble­mas no mane­jo do reba­nho. Nele, o usuá­rio encon­tra assun­tos rela­ci­o­na­dos a algu­mas das prin­ci­pais doen­ças, como mas­ti­te, reten­ção de pla­cen­ta, pro­ble­mas de cas­co, den­tre outras. “Tam­bém tem infor­ma­ções gra­tui­tas sobre a pre­vi­são do tem­po atu­a­li­za­da, cota­ções agrí­co­las de lei­te, soja, milho, tri­go, entre outras. E sobre as prin­ci­pais com­mo­di­ti­es úteis para pro­du­to­res faze­rem sua ração ou ven­der seu ani­mal de des­car­te den­tre tan­tas deci­sões que pode­rá tomar ten­do em mãos as infor­ma­ções”, infor­ma Damas­ce­no, acres­cen­tan­do que há ain­da infor­ma­ções rela­ci­o­na­das à edu­ca­ção con­ti­nu­a­da, com víde­os de cur­sos gra­tui­tos e víde­os sobre os assun­tos da ati­vi­da­de lei­tei­ra. Para bai­xar o APP, aces­se: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.medvacaapp

Abraleite cria canal de convênios para oferecer produtos exclusivos

A Asso­ci­a­ção Bra­si­lei­ra de Pro­du­to­res de Lei­te expan­de seu port­fó­lio de ser­vi­ços, ofe­re­cen­do a seus asso­ci­a­dos uma rede de des­con­tos exclu­si­vos com empre­sas par­cei­ras dire­ta­men­te liga­das ao setor lác­teo. Para o pre­si­den­te da ins­ti­tui­ção, Geral­do Bor­ges, esta é mais uma con­quis­ta que bene­fi­ci­a­rá dire­ta­men­te todos os pro­du­to­res de lei­te do País. “Temos bus­ca­do sem­pre alter­na­ti­vas e for­mas de aten­der às neces­si­da­des da cadeia pro­du­ti­va do lei­te. Esta é mais uma moda­li­da­de de bene­fí­ci­os aos pro­du­to­res, bus­ca­mos envol­ver empre­sas que se rela­ci­o­nam dire­ta­men­te com o nos­so setor. Já temos agên­ci­as de publi­ci­da­de, assessorias/consultorias, cer­ti­fi­ca­do­ras, cur­sos, empre­sas de tec­no­lo­gia, de insu­mos e outros seg­men­tos.” Para conhe­cer as empre­sas que fazem par­te des­te con­vê­nio aces­se: https://www.abraleite.org.br/abraleiteabraleite-org-br-before-import/

Aplicativo vai ajudar no Combate à cigarrinha-do-milho

A Agên­cia de Defe­sa Agro­pe­cuá­ria do Para­ná (Ada­par) lan­çou um apli­ca­ti­vo de celu­lar para o moni­to­ra­men­to das doen­ças do milho. O apli­ca­ti­vo Moni­to­ra­Mi­lho aju­da a iden­ti­fi­car onde há pre­sen­ça do milho tigue­ra e de cigar­ri­nhas no Esta­do. As infor­ma­ções do levan­ta­men­to vão sub­si­di­ar ações de pes­qui­sa dos órgãos esta­du­ais. A pra­ga era uma velha conhe­ci­da das lavou­ras de milho, mas, até então, sem cau­sar danos econô­mi­cos gra­ves à cul­tu­ra, que é de suma impor­tân­cia para ali­men­ta­ção de bovi­nos lei­tei­ros por meio da sila­gem. De lá para cá, o inse­to vem cau­san­do pre­juí­zos sig­ni­fi­ca­ti­vos, levan­do pro­du­to­res e órgãos de segu­ran­ça fitos­sa­ni­tá­ria a bus­ca­rem novas for­mas de con­tro­le. Segun­do rela­tos de pro­du­to­res, em alguns casos, as per­das che­gam a mais de 70% na pro­du­ção. Por enquan­to, o apli­ca­ti­vo só está dis­po­ní­vel para a ver­são Android. Para bai­xar gra­tui­ta­men­te, bas­ta pro­cu­rar Moni­to­ra­Mi­lho na Play Store.

Rolar para cima