balde branco

Novo equipamento para analisar a qualidade do leite foi instalado no laboratório da APCBRH. Sua capacidade é de 600 amostras/hora

O controle de qualidade do leite produzido no Paraná ganha mais capacidade e agilidade com a recente aquisição de uma analisadora eletrônica de leite pela Associação Paranaense de Criadores de Bovinos de Raça Holandesa. Segundo o secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado, Norberto Ortigara, o monitoramento da matéria-prima é fundamental para dar maior garantia ao processamento dos produtos lácteos, assim como também para o leite in natura.

“A máquina agora instalada vai tornar mais acessível a análise do leite aos produtores, ampliando o controle do produto no Paraná”, comentou. Para José Augusto Horst, gerente do Programa de Análise de Rebanho Leiteiro do Paraná, o equipamento é um dos mais modernos do mundo na função e identifica de uma só vez vários índices da composição do leite. O investimento foi de R$ 1,5 milhão, e a Secretaria do Estado participou com R$ 490 mil.

A nova máquina tem capacidade para fazer 600 análises de leite por hora e identifica os índices de gordura, proteína, lactose, ureia, caseína, além contagem de células somáticas. Segundo Horst, os exames são feitos tanto em amostras de animais individuais como amostras de leite em conjunto. O laboratório atende produtores de leite de todo o Paraná, fazendo mensalmente 200 mil exames, sendo 60 mil de análise de leite individual e o restante de amostra de tanque.

A produção de leite segue em constante expansão no Estado, que é o segundo maior produtor do País, ultrapassando o Rio Grande do Sul, que ocupava essa posição até 2014. No período de 2005 a 2014, o acréscimo em volume captado foi de 76%. A região sudoeste do Estado cresceu muito também em produtividade nos últimos anos. Dos 20 maiores produtores nacionais, cinco são paranaenses, ficando o município de Castro em primeiro lugar com aproximadamente 240 milhões de litros produzidos.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?