Queijo serrano de SC é premiado no Chile - Digital Balde Branco

O quei­jo arte­sa­nal ser­ra­no de San­ta Cata­ri­na rece­beu a pri­mei­ra colo­ca­ção no II Con­cur­so de Bue­nas Prác­ti­cas en Agri­cul­tu­ra Familiar

A entre­ga do prê­mio acon­te­ceu no últi­mo dia 22 de junho, duran­te a Pri­mei­ra Con­fe­rên­cia da Agri­cul­tu­ra Fami­li­ar, rea­li­za­da em Olmué, no Chi­le. O pre­si­den­te da Epa­gri, Luiz Hes­s­mann, e a exten­si­o­nis­ta Andréia Mei­ra Sch­lick­mann, repre­sen­ta­ram a Empre­sa na premiação.

A Epa­gri con­cor­reu ao prê­mio na cate­go­ria Asso­ci­a­ti­vis­mo para Cres­cer. A Empre­sa rela­tou sua expe­ri­ên­cia na capa­ci­ta­ção e orga­ni­za­ção dos pro­du­to­res liga­dos à Asso­ci­a­ção de Quei­jo Arte­sa­nal Ser­ra­no da Ser­ra Cata­ri­nen­se, que desen­ca­de­ou o pro­ces­so de obten­ção de Indi­ca­ção Geo­grá­fi­ca (IG) para o pro­du­to. A expec­ta­ti­va da Epa­gri é de que até o final des­te ano o quei­jo arte­sa­nal ser­ra­no já con­te com sua IG, o que vai expan­dir a visi­bi­li­da­de e a comer­ci­a­li­za­ção do pro­du­to, além de garan­tir que sejam man­ti­das as prá­ti­cas tra­di­ci­o­nais de confecção.

A expe­ri­ên­cia da Epa­gri con­cor­reu com outras 100 con­cor­ren­tes, divi­di­das em qua­tro cate­go­ri­as. Somen­te oito foram pre­mi­a­das. Na cate­go­ria Asso­ci­a­ti­vis­mo Para Cres­cer, eram 23 tra­ba­lhos ins­cri­tos. Das expe­ri­ên­ci­as envi­a­das pelo Bra­sil, ape­nas três foram moti­vo de pre­mi­a­ção, todas de empre­sas públi­cas de exten­são rural. Par­ti­ci­pa­ram da dis­pu­ta paí­ses que com­põem o Mer­co­sul, entre eles Argen­ti­na, Bolí­via, Chi­le, Para­guai, Uru­guai, Vene­zu­e­la e Equador.

O quei­jo ser­ra­no faz par­te da tra­di­ção, da ali­men­ta­ção e da ren­da das famí­li­as da Ser­ra Cata­ri­nen­se e dos Cam­pos de Cima da Ser­ra do Rio Gran­de do Sul des­de 1700. É um peda­ço da his­tó­ria que reú­ne carac­te­rís­ti­cas úni­cas, como o “saber-fazer” que cru­zou o Atlân­ti­co com os por­tu­gue­ses, o cli­ma frio dos cam­pos de arau­cá­ri­as e o lei­te das vacas de cor­te ali­men­ta­das com pas­ta­gem nativa.

Rolar para cima