CURTAS
Regularização ambiental em áreas rurais
O Programa de Regularização Ambiental (PRA) foi criado por meio da lei 12.651, de 2012, com o intuito de possibilitar a regularização ambiental em infrações cometidas em Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanente. “Essa é uma importante ferramenta de regularização ambiental, que tem por objetivo conciliar a necessidade de conservação de vegetação nativa na Reserva Legal, manutenção e recomposição de vegetação nativa, nas Áreas de Preservação Permanente”, explica Luíza de Araújo Furiatti (foto), mestre em Direito Ambiental e Sustentabilidade. Segundo ela, a não-adesão ao programa pode gerar manutenção das sanções existentes e irregularidade ambiental. Assim como, fazendo a adesão, o proprietário da área rural poderá ter suspensas as sanções referentes às infrações cometidas antes de 22 de julho de 2008, de acordo com o que está definido na lei. Por fim, é importante lembrar que, atualmente, o prazo para adesão ao PRA se encerra em 31 de dezembro deste ano, então é preciso correr para aproveitar os benefícios da lei.
TERAPIAS ALTERNATIVAS NA PRODUÇÃO E QUALIDADE DO LEITE SÃO ESTUDADAS NO IZ
O Instituto de Zootecnia (IZ-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, entregou ao produtor e à sociedade tecnologia que traz benefícios a toda cadeia produtiva do leite. O webinar dessa entrega tecnológica do IZ está disponível no canal da Fundag no Youtube. A abertura do webinar refere-se a “Terapias Alternativas para Melhoria da Produção e Qualidade do Leite” e contou com a participação do diretor-geral do IZ, Enilson Geraldo Ribeiro, e o pesquisador João José A. Demarchi, vice-diretor do Centro de Pesquisa de Bovinos Leiteiros. Luiz Carlos Roma Jr, diretor do Centro de Pesquisa do Desenvolvimento de Bovinos Leiteiros do IZ, iniciou as palestras apresentando princípios, ações e resultados da linha de pesquisa das terapias alternativas, além dos resultados do projeto Fapesp Fitoterapia e Controle de Mastite. Para Roma, “a busca por qualidade deve ser sempre o foco e, neste caso, é possível também com a terapia alternativa”.
NÉLSON EDUARDO ZIEHLSDORFF É O NOVO PRESIDENTE DA ASBIA
O empresário Nélson Eduardo Ziehlsdorff é o novo diretor- presidente da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia). Após ter atuado como diretor da entidade nos últimos três mandatos, o administrador de empresas assumiu a posse da presidência durante uma assembleia realizada de forma virtual. Pós-graduado em Logística do Transporte, Nelson também é membro da Associação dos Criadores das Raças Jersey e Holandês no Canadá, diretor internacional da Abraleite (Associação Brasileira dos Produtores de Leite) e diretor da Associação Catarinense de Criadores de Ovinos (ACCO). Além disso, o novo presidente da Asbia também é responsável por uma holding composta por três empresas de referência na pecuária nacional – Semex Brasil, Central Tairana e Cenatte Embriões –, além de ser proprietário da SRC Farms e SRC Cordeiros Premium.
Sumário de touros Girolando incorpora 15 novas características ao melhoramento genético da raça
O Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG) lançou o seu mais recente sumário de touros com base no resultado do teste de progênie. O documento incorpora ao Programa 15 novas características que auxiliam produtores de leite a escolher a melhor opção para promover o progresso genético dos rebanhos. Entre as novidades, está a tolerância ao estresse térmico (índice de eficiência tropical), o que torna a raça Girolando a única no País a contar com essa característica. O novo sumário, que apresenta a lista dos touros com a melhor genética da raça, incorpora os seguintes itens: — Índice de produção; — Índice de persistência na lactação; — Índice de reprodução: período de gestação; — Índice de facilidade de parto: peso ao nascer; — Composto do sistema mamário: inserção de úbere anterior, altura de úbere anterior, largura de úbere posterior, ligamento central, comprimento de tetos e colocação de tetos; — Composto de sistema locomotor: pernas vistas por trás, pernas vista lateral, ângulo de casco e membros anteriores. Desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (Girolando) em parceria com a Embrapa Gado de Leite, o sumário tem como objetivo facilitar a tomada de decisão dos criadores.