balde branco

VITRINE

Riscos da ingestão de objetos metálicos pelos animais

Quem faz esse alerta é a técnica Giana Hirose, da Agrozootec. Trata-se de um problema silencioso, mas ao qual nenhuma propriedade está imune: a ingestão de objetos pontiagudos metálicos, como pedaços de arame, parafusos, grampos ou pregos. “O estrago está feito internamente nos órgãos do animal, podendo levá-lo até a morte no prazo de dias ou meses”, explica Giana Hirose, médica veterinária e gerente nacional de vendas da Agrozootec. Ela explica que este problema pode ser evitado por meio de um imã intra-ruminal. “Esse equipamento é um imã cilíndrico que mede aproximadamente 10 cm. A peça vai se alojar no retículo dos estômagos do bovino, e passa a atrair os pedaços de metal que o animal ingerir”, detalha.

Bimeda anuncia investimentos para ampliação de fábrica

Na comemoração de seus dez anos de atuação no mercado brasileiro, a Bimeda, indústria veterinária, destaca que seu faturamento aumentou cinco vezes e anuncia investimentos de R$ 10 milhões em ampliação da fábrica em Monte Mor (SP). Fundada na Irlanda em 1960, a Bimeda iniciou suas atividades no Brasil em 2011 e, com a aquisição da Mogivet, hoje conta com uma linha de produtos focada nas áreas de produção animal, equinos e pequenos animais. “Começamos pequenos, fomos crescendo, e hoje o Brasil é o segundo mercado mais importante para a empresa no mundo, considerado um dos principais vetores de crescimento da companhia. E agora faremos investimentos para ampliar nossa planta e a capacidade de produção por aqui”, conta o médico veterinário e diretor comercial da Bimeda Brasil, José Mauro Bertolini (foto).

DSM lança um serviço inteligente de sustentabilidade

A DSM lançou, em maio, o Sustell, um serviço inteligente de sustentabilidade para mensurar a pegada ambiental e impulsionar a lucratividade da produção de proteína animal. Desenvolvido em parceria com a Blonk, consultoria internacional independente e líder em Análise de Ciclo de Vida (ACV) e desempenho de sustentabilidade nos campos de alimentos e agricultura, o serviço combina dados reais da fazenda, por meio de uma ferramenta de cálculo avançado de sustentabilidade, com o conhecimento especializado de soluções práticas e personalizadas da DSM. Utilizando inteligência de dados, soluções precisas, simples e acionáveis, o Sustell tem o objetivo de ajudar a indústria de proteína animal a medir o impacto de sua produção e, desse modo, tomar decisões eficientes e precisas rumo a uma cadeia de produção mais sustentável.

Cura no tratamento de mastite bovina

Relatório realizado pela OnFarm, startup que desenvolve um sistema completo para monitoramento e controle da mastite, aponta que o medicamento Ubrolexin, desenvolvido pela Boehringer Ingelheim Saúde Animal, composto pela combinação de cefalexina monoidratada + monosulfato de canamicina, tem alta chance de cura no tratamento de mastite bovina. A pesquisa analisada pelo Banco de Dados da Comunidade OnFarmers (OnFarmAPP), apontou 1.441 casos da doença, encontrados nas regiões do Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Nos animais que passaram pela avaliação, foi constatado que a cefalexina + canamicina (Ubrolexin) tem 83% de chance de cura da mastite clínica no tratamento de até quatro dias, porcentual de cura maior em comparação aos outros sete princípios ativos de antibiótico intramamário utilizados na análise de dados.

Mercado de sêmen cresce 39% no primeiro trimestre de 2021

A Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) apresentou ao mercado, em maio, o novo Relatório Index Asbia, que contabiliza as estatísticas do setor de inseminação artificial brasileiro referentes ao primeiro trimestre do ano de 2021. Os dados apontam utilização da IA em 64,7% dos municípios brasileiros, o que representa um crescimento de 12,9% em relação a igual período no ano passado. O levantamento revela que 5.021.074 doses de sêmen foram comercializadas nos três primeiros meses do ano, atingindo um crescimento de 39% em vista de 2020. “Me parece que a perspectiva de chegarmos a 30 milhões de doses totais em 2021 vai ser ultrapassada. Refaço minha previsão de que há uma grande possibilidade de superarmos 32 milhões de doses este ano”, comenta Márcio Nery, presidente da Asbia.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?