CURTAS

São Paulo: recorde anual de vacinação contra brucelose

O Estado de São Paulo registrou novo recorde anual de cobertura vacinal com 95,71% das fêmeas bovídeas (bovinas e bubalinas), com idade entre 3 e 8 meses vacinadas contra a brucelose, superando o índice do ano anterior, que foi de 95,27%. Os dados são do sistema informatizado Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. Outra notícia importante é que, mesmo na pandemia, o Instituto Biológico (IB-Apta), também da secretaria, aumentou em 20% sua produção de imunobiológicos, antígenos usados para diagnóstico de brucelose e tuberculose em animais.

Show Rural é cancelado

Um dia após a organização da Expodireto Cotrijal cancelar a realização do evento, a diretoria do Show Rural Coopavel também optou pelo cancelamento, por causa do agravamento da pandemia de covid-19. Ainda em 2020, a organização do Show Rural já havia transferido a data para o período de 22 a 26 de março. Inicialmente estava previsto para ocorrer de 1º a 5 de fevereiro de 2021, em Cascavel, no oeste do Paraná. De acordo com o comunicado oficial, a feira deverá ocorrer entre os dias 7 e 11 de fevereiro de 2022.

Ijuí terá serviço para análise da qualidade do leite

Produtores de leite do noroeste gaúcho ganharão um reforço para qualificar a produção e equilibrar a dieta das vacas. É o projeto Suport D Leite, novo laboratório que atuará na análise de amostras a partir de fevereiro. A iniciativa, idealizada pela médica veterinária e professora da Unijuí, Denize Fraga, visa suprir a carência de análises que, apesar de não precisarem ser realizadas somente em laboratórios oficiais, podem ajudar no acompanhamento técnico das propriedades para a tomada de decisões gerenciais e, principalmente, apoiar na formulação de uma dieta alimentar mais equilibrada e muitas vezes econômica, com a substituição do milho e do farelo de soja, que estão valorizados e comprometem o resultado da atividade. O laboratório oferecerá aos produtores análise de composição (gordura, proteína, sólidos totais, extrato seco desengordurado) e contagem de células somáticas (CCS).

Produtor em MG triplica produção de leite com o FIP Paisagens Rurais

“Antes eu era um tirador de leite, agora estou virando um produtor rural.” É assim que Paulo Antônio da Rocha Guimarães, do município mineiro de Canápolis, se define. Aos 77 anos, ele não imaginava que a vida na propriedade pudesse ter tantas mudanças. Em 2020, ele viu a produção triplicar depois de integrar o programa FIP Paisagens Rurais, do Sistema Faemg/Senar/Inaes. O produtor foi orientado a utilizar a palhada in natura de abacaxi na alimentação do gado. Como parte da área é arrendada para uma plantação da fruta, o produtor tinha a palhada disponível. Também foi feita uma rotação de pastagem de capim mombaça, com o uso de piquetes. A mudança possibilitou um ganho substancial na propriedade, que passou de uma produção diária de 70 litros de leite em março para 230 litros no fim do último ano.

Silagem com milho reidratado traz vantagens para a dieta de vacas em lactação

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em parceria com o professor Marcos Neves Ferreira, da Universidade Federal de Lavras (Ufla), realiza uma série de estudos para tornar viáveis formas mais nutritivas e econômicas de processar e armazenar o milho nas fazendas. Nesse sentido, a silagem de milho reidratado surge como uma tecnologia inovadora de conservação do grão moído, por meio da ensilagem, para ser utilizado em dietas para vacas leiteiras. O processo consiste basicamente na reidratação do grão de milho moído, seguido por conservação na forma de silagem. Pesquisas com silagem de milho reidratado oferecida a animais especializados, como vacas holandesas geneticamente melhoradas para produção de leite, mostraram eficiência da dieta alimentar. O aumento da digestibilidade do milho que ocorre durante o processo permite a mesma produção de leite com o custo alimentar mais baixo.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?