CARTA AO LEITOR

Sem perder o ritmo e fazendo a coisa certa para

ATRAVESSAR A PANDEMIA

A ponte mais segura para os produtores de leite vencerem essa travessia é a gestão eficiente da propriedade, conforme já foi abordado diversas vezes na Balde Branco. Esta é a ferramenta mais poderosa para enfrentar desafios e crises, qualquer que seja o porte da produção. E, mesmo que a crise não afete diretamente a produção primária, é fundamental que a gestão esteja bem ajustadinha. Isso permite ter números e medidas para o controle das despesas e do faturamento, de modo que se possa cortar custos aqui ou ali, sem comprometer o desempenho do rebanho. Veja mais sobre o assunto na entrevista com Christiano Nascif, na TV Balde Branco – www.baldebranco.com.br.

Como as boas práticas estão na base da eficiência, trazemos a reportagem de capa com o tema Protocolo de Vacinação, sem o qual nenhuma propriedade tem a garantia de sanidade de seus animais. Para trazer essa orientação aos produtores, a Balde Branco conversou com prof. Rodrigo Otávio Silveira da Silva, da UFMG. Aproveitando a deixa, assistam também à entrevista com ele na TV Balde Branco, em que as orientações focam na vacinação da vaca gestante como forma de fortalecer a imunidade da bezerra. Vale a pena conferir!

Outro assunto de grande interesse e importância, sobretudo na formulação da dieta das vacas em lactação, é a análise do NUL (nitrogênio ureico no leite). Essa é uma ferramenta indispensável e de baixo custo para a fazenda leiteira, mas ainda pouco utilizada.

Nessa trilha de boas práticas, de fazer bem feitas as coisas na produção de leite, vale a pena reforçar mais uma vez o quanto é importante a manutenção preventiva da ordenhadeira. Na toada de sempre: evitar que a casa pegue fogo para só então correr para apagar o incêndio. O surrado bordão, sempre válido: antes prevenir do que remediar, pois a conta vem muito maior depois de apagado o incêndio.

Em nossa entrevista, convidamos Vanderlei Holz Lermen, produtor, consultor técnico para fazendas leiteiras, palestrante e “youtuber”. Por meio de seu “Canal Empreendedores do Campo”, mostra seu dia a dia na lida da produção, divulgando tecnologias e ideias para os produtores de leite. Com visão técnica apurada, ele toca em temas que vão da sucessão familiar até tecnologias e a falta de mobilização da classe produtora e sua relação com a indústria láctea. Confira.

Boa leitura!

revista-balde-branco-joao-antonio-edicao-660

João Antônio dos Santos

Editor

Editor
João Antônio dos Santos
editor@baldebranco.com.br

Repórter
Erick Henrique
reporter@baldebranco.com.br

Edição de Arte
Casa da Arte
cdadesign.com.br

Colaboradores
Denis Teixeira Rocha
Glauco Rodrigues Carvalho
Ivan Jannotti Wendling
João César de Resende
Leonildo Stockler
Luiz H. Pitombo
Natália Grigol
Paulo do Carmo Martins
Pedro Arcuri
Rafael Ribeiro

Diretoria Comercial
Marianna Correa
marianna.correa@terra.com.br
(11) 2081-2163 e (11) 9-9975-6429

Representante comercial
Viviane Rosa
comercial@baldebranco.com.br
(11) 99953-6952

Assinaturas
Alessandra Melo
alessandra.melo@baldebranco.com.br
(11) 99480 8631 (whatsapp)

Escritório central
baldebranco@baldebranco.com.br
www.baldebranco.com.br
(11) 2081-3045

Coordenação Administrativa
Cristhiane Melo
cristhiane.melo@baldebranco.com.br
(11) 2081-2579

 

Edição: 19.000 exemplares

Assinatura anual: R$ 140,00
Exemplar atrasado: R$ 11,00

Autorizamos a reprodução total ou parcial de nossos artigos, desde que mencionada a fonte.

Os conceitos emitidos nos artigos assinados ou nos anúncios de publicidade são inteiramente de responsabilidade de seus autores, não traduzindo necessariamente a opinião da revista.

Balde Branco é uma publicação registrada no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial sob nº 006333770 de 106/86 e na Lei de Imprensa (6º Ofício) sob nº 20963 de 12.01.90.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?