Sem perder o ritmo e fazendo a coisa certa para atravessar a pandemia - Digital Balde Branco

CARTA AO LEITOR

Sem perder o ritmo e fazendo a coisa certa para

ATRAVESSAR A PANDEMIA

A pon­te mais segu­ra para os pro­du­to­res de lei­te ven­ce­rem essa tra­ves­sia é a ges­tão efi­ci­en­te da pro­pri­e­da­de, con­for­me já foi abor­da­do diver­sas vezes na Bal­de Bran­co. Esta é a fer­ra­men­ta mais pode­ro­sa para enfren­tar desa­fi­os e cri­ses, qual­quer que seja o por­te da pro­du­ção. E, mes­mo que a cri­se não afe­te dire­ta­men­te a pro­du­ção pri­má­ria, é fun­da­men­tal que a ges­tão este­ja bem ajus­ta­di­nha. Isso per­mi­te ter núme­ros e medi­das para o con­tro­le das des­pe­sas e do fatu­ra­men­to, de modo que se pos­sa cor­tar cus­tos aqui ou ali, sem com­pro­me­ter o desem­pe­nho do reba­nho. Veja mais sobre o assun­to na entre­vis­ta com Chris­ti­a­no Nas­cif, na TV Bal­de Bran­co – www.baldebranco.com.br.

Como as boas prá­ti­cas estão na base da efi­ci­ên­cia, tra­ze­mos a repor­ta­gem de capa com o tema Pro­to­co­lo de Vaci­na­ção, sem o qual nenhu­ma pro­pri­e­da­de tem a garan­tia de sani­da­de de seus ani­mais. Para tra­zer essa ori­en­ta­ção aos pro­du­to­res, a Bal­de Bran­co con­ver­sou com prof. Rodri­go Otá­vio Sil­vei­ra da Sil­va, da UFMG. Apro­vei­tan­do a dei­xa, assis­tam tam­bém à entre­vis­ta com ele na TV Bal­de Bran­co, em que as ori­en­ta­ções focam na vaci­na­ção da vaca ges­tan­te como for­ma de for­ta­le­cer a imu­ni­da­de da bezer­ra. Vale a pena conferir!

Outro assun­to de gran­de inte­res­se e impor­tân­cia, sobre­tu­do na for­mu­la­ção da die­ta das vacas em lac­ta­ção, é a aná­li­se do NUL (nitro­gê­nio urei­co no lei­te). Essa é uma fer­ra­men­ta indis­pen­sá­vel e de bai­xo cus­to para a fazen­da lei­tei­ra, mas ain­da pou­co utilizada.

Nes­sa tri­lha de boas prá­ti­cas, de fazer bem fei­tas as coi­sas na pro­du­ção de lei­te, vale a pena refor­çar mais uma vez o quan­to é impor­tan­te a manu­ten­ção pre­ven­ti­va da orde­nha­dei­ra. Na toa­da de sem­pre: evi­tar que a casa pegue fogo para só então cor­rer para apa­gar o incên­dio. O sur­ra­do bor­dão, sem­pre váli­do: antes pre­ve­nir do que reme­di­ar, pois a con­ta vem mui­to mai­or depois de apa­ga­do o incêndio.

Em nos­sa entre­vis­ta, con­vi­da­mos Van­der­lei Holz Ler­men, pro­du­tor, con­sul­tor téc­ni­co para fazen­das lei­tei­ras, pales­tran­te e “you­tu­ber”. Por meio de seu “Canal Empre­en­de­do­res do Cam­po”, mos­tra seu dia a dia na lida da pro­du­ção, divul­gan­do tec­no­lo­gi­as e idei­as para os pro­du­to­res de lei­te. Com visão téc­ni­ca apu­ra­da, ele toca em temas que vão da suces­são fami­li­ar até tec­no­lo­gi­as e a fal­ta de mobi­li­za­ção da clas­se pro­du­to­ra e sua rela­ção com a indús­tria lác­tea. Confira.

Boa lei­tu­ra!

revista-balde-branco-joao-antonio-edicao-660

João Antô­nio dos Santos

Edi­tor

Edi­tor
João Antô­nio dos San­tos
editor@baldebranco.com.br

Repór­ter
Erick Hen­ri­que
reporter@baldebranco.com.br

Edi­ção de Arte
Casa da Arte
cdadesign.com.br

Cola­bo­ra­do­res
Denis Tei­xei­ra Rocha
Glau­co Rodri­gues Car­va­lho
Ivan Jan­not­ti Wen­dling
João César de Resen­de
Leo­nil­do Stoc­kler
Luiz H. Pitom­bo
Natá­lia Gri­gol
Pau­lo do Car­mo Mar­tins
Pedro Arcu­ri
Rafa­el Ribeiro

Dire­to­ria Comer­ci­al
Mari­an­na Cor­rea
marianna.correa@terra.com.br
(11) 2081–2163 e (11) 9–9975-6429

Repre­sen­tan­te comer­ci­al
Vivi­a­ne Rosa
comercial@baldebranco.com.br
(11) 99953–6952

Assi­na­tu­ras
Ales­san­dra Melo
alessandra.melo@baldebranco.com.br
(11) 99480 8631 (what­sapp)

Escri­tó­rio cen­tral
baldebranco@baldebranco.com.br
www.baldebranco.com.br
(11) 2081–3045

Coor­de­na­ção Admi­nis­tra­ti­va
Cristhi­a­ne Melo
cristhiane.melo@baldebranco.com.br
(11) 2081–2579

 

Edi­ção: 19.000 exemplares

Assi­na­tu­ra anu­al: R$ 140,00
Exem­plar atra­sa­do: R$ 11,00

Auto­ri­za­mos a repro­du­ção total ou par­ci­al de nos­sos arti­gos, des­de que men­ci­o­na­da a fonte.

Os con­cei­tos emi­ti­dos nos arti­gos assi­na­dos ou nos anún­ci­os de publi­ci­da­de são intei­ra­men­te de res­pon­sa­bi­li­da­de de seus auto­res, não tra­du­zin­do neces­sa­ri­a­men­te a opi­nião da revista.

Bal­de Bran­co é uma publi­ca­ção regis­tra­da no INPI — Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Pro­pri­e­da­de Indus­tri­al sob nº 006333770 de 106/86 e na Lei de Impren­sa (6º Ofí­cio) sob nº 20963 de 12.01.90.

Rolar para cima